Há 12 anos, o menino que na infância frequentava o aeroclube de Bauru (SP), para ficar mais perto dos aviões, entrava para a história. Em março de 2006, o filho da dona Zuleika e de seu Virgílio, Marcos Pontes, tornava-se o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço. Primeiro e único até hoje. Antes de voar tão alto, ele fez ensino fundamental no Serviço Social da Indústria (SESI) e curso técnico de Eletricista no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Para ajudar no orçamento de casa, Marcos conseguiu associar o curso do SENAI a um trabalho de aprendiz de eletricista na Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Era o primeiro emprego do jovem que sonhava em voar.
![](https://static.portaldaindustria.com.br/portaldaindustria/noticias/media/imagem_plugin/aspasastronautamarcospontes.jpg)
Em março, Marcos Pontes foi um dos palestrantes do Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO League, organizado pelo SESI, em Curitiba. Antes do bate-papo com quase 800 competidores de várias regiões do Brasil, ele falou com a Agência CNI de Notícias sobre a experiência no espaço, a vida dividida entre São Paulo e Houston (EUA), onde trabalha como engeheiro da NASA (agência espacial dos Estados Unidos), e ainda deu dicas para a próxima temporada do Torneio de Robótica que tem como tema o espaço. Veja o vídeo: