SENAI inaugura unidade em Sorriso (MT) com capacidade para mais de 1.400 alunos

A 11ª unidade do SENAI em Mato Grosso conta com diversos laboratórios, além de biblioteca, salas de aula e áreas administrativas

Robson Brada de Andrade recebe homenagem do presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, durante inauguração do SENAI - Sorriso

A cidade de Sorriso recebeu, nessa quinta-feira (27), uma obra importante para o desenvolvimento econômico e social da região: a nova unidade do SENAI. Construída em uma área de 20 mil metros quadrados, a estrutura tem capacidade para receber 476 alunos por turno ou 1.428 no total. O investimento de R$ 18 milhões, vindo do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, vai atender também aos municípios de Vera, Nova Ubiratã, Itanhangá e Ipiranga do Norte.

A inauguração contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que foi o homenageado da noite: a unidade tem o nome dele, por conta dos serviços prestados à frente da Confederação. “Esta foi uma surpresa fantástica e que muito me emociona. Temos feito um trabalho voluntário que é quase um sonho, um ideal que nos move. Um tempo que dedicamos em favor do Brasil e da indústria brasileira”, pontuou.

Em seu discurso, Robson Andrade ainda destacou a importância da educação para o desenvolvimento regional. “A única alternativa que pode melhorar o emprego e a renda, no futuro, é a educação. Principalmente em municípios como Sorriso, com um potencial fantástico. E temos que deixar de ser exportadores de commodities e lutar para que nossa região tenha uma infraestrutura adequada.“

O presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, destacou a relevância da implantação das novas unidades do SENAI no interior do estado. “O SENAI é uma instituição de vanguarda e está trabalhando para agregar valor aos processos produtivos, melhorar a produtividade e garantir a sustentabilidade do Estado”, pontuou.

Para a diretora do SENAI-MT, Lélia Brun, a unidade de Sorriso é estratégica para a região e tem papel fundamental no desenvolvimento da indústria. “O SENAI-MT atua tanto na Educação Profissional como na geração de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI), ou seja, tudo que a indústria precisa para se manter competitiva no mercado. A partir de agora, Sorriso poderá usufruir de todos esses serviços”.

ESTRUTURA - A 11ª unidade do SENAI em Mato Grosso conta com laboratórios de manutenção de microcomputadores, segurança e saúde do trabalho, panificação, instalações elétricas, eletrotécnica, comandos elétricos, automação e construção civil, além de biblioteca, salas de aula, áreas administrativas e estacionamento com 135 vagas. Também existe um pátio com espaço para a instalação de unidades móveis, sempre que necessário.

O prédio segue o padrão SENAI em acessibilidade, sustentabilidade e design. Tem modelo diferenciado de construção que favorece o uso racional de energia e água. Entre os diferenciais da construção está a fachada em chapas de alumínio composto, que reduzem a necessidade de manutenção e cobertura termoacústica, que permite o isolamento térmico e acústico, reduz o uso de ar-condicionado e proporciona menor consumo de energia.

O SENAI-Sorriso conta ainda com um sistema automatizado de reaproveitamento da água da chuva para alimentação dos sanitários e irrigação do jardim, evitando desperdício.

PRÓXIMAS UNIDADES - Até o fim de 2018, serão inauguradas as unidades de Barra do Bugres, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, a nova unidade de Sinop, as novas instalações do SENAI Cuiabá, na Avenida 15 de Novembro e, também, o Instituto SENAI de Tecnologia (IST-MT), na Avenida Getúlio Vargas, na capital. 

SOBRE O SENAI - Desde que foi criado, o SENAI já formou mais de 71 milhões de pessoas em 28 áreas da indústria brasileira, passando pela iniciação profissional até a pós-graduação tecnológica. A instituição também é a maior rede de apoio à capacitação tecnológica e à inovação da indústria. Hoje, conta com 556 unidades fixas e 442 unidades móveis espalhada pelo país.

Relacionadas

Leia mais

11 cursos do SENAI direcionados à Indústria 4.0
5 cursos online e grátis do SESI para você se capacitar sem pagar nada
5 cursos do SENAI que podem turbinar a sua carreira

Comentários