SENAI do Mato Grosso do Sul oferece cursos personalizados para indústrias

Levantamento mostrou a necessidade de treinamento para melhorar a produtividade das empresas locais
Aula da primeira turma do curso oferecido pelo SENAI

Com o objetivo de atender a demanda das indústrias, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Três Lagoas (MS) oferece um programa personalizado de cursos de aperfeiçoamento. Trata-se de um mapeamento feito nas empresas para avaliar as principais lacunas de desempenho e produtividade e, a partir daí, levantar as reais necessidades de treinamentos para os colaboradores.

A primeira empresa a contratar os serviços foi a JSL – Júlio Simões Logística, que oferecerá aos trabalhadores, por meio do SENAI, os cursos de metrologia, ferramentas manuais, introdução à manutenção, elementos de máquinas, lubrificantes e filtros, 5ª roda, sistema pneumático, suspensão e freios, motor diesel, segurança na operação de soldagem, soldagem eletrodo revestido e oxicorte, borracharia, almoxarifado, sistemas e medidas elétricas, eletroeletrônica, hidráulica básica e hidráulica proporcional.

Local onde são realizados os cursos de aperfeiçoamento em Três Lagoas (MS)

De acordo com o gerente do SENAI de Três Lagoas, Antônio Carlos de Campos Faria, serão cerca de 1.300 matrículas para aproximadamente 160 trabalhadores, que poderão fazer mais de um curso nos containers do Senai instalados no pátio da empresa. “Esse programa de cursos de aperfeiçoamento foi detalhadamente customizado de acordo com as necessidades da empresa. As equipes da JSL e do SENAI estiveram reunidas por várias vezes para que pudessem descrever cada competência para cada curso”, explicou.

Ele ainda reforçou que já existem outras empresas interessadas no serviço, que deverá trazer grandes benefícios nas atividades desempenhadas pelos trabalhadores, aumentando a produtividade e, consequentemente, a competitividade. “Percebemos essa demanda das indústrias da região em ter um programa mais personalizado de qualificação profissional de seus trabalhadores. É o SENAI atendendo as necessidades das empresas por meio de um mapeamento feito com elas”, destacou.

Na avaliação do gerente da JSL em Três Lagoas, Lucas Scheit da Rosa, os novos cursos deverão melhorar o desempenho dos colaboradores. “Percebemos que havia algumas lacunas com relação à qualificação profissional que estavam prejudicando o andamento da empresa, por isso buscamos o SENAI e apresentamos nosso problema. Estamos muito satisfeitos e motivados com a solução apresentada, que foi um planejamento específico para a nossa empresa. Além disso, os containers instalados no pátio da empresa trazem mais comodidade a nossos colaboradores”, finalizou.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Tem vaga! Novo programa do SENAI fala de cursos e mercado de trabalho
Os 10 cursos do SENAI mais procurados em 2018
Aluno do SENAI conquista 5º lugar em competição na Alemanha

Comentários