SENAI de Tocantins terá 14 estudantes na disputa da Olimpíada do Conhecimento

A competição avaliará os conhecimentos técnicos e teóricos dos estudantes

O grupo de 14 competidores das cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi integram a delegação que representa o Tocantins e o departamento regional do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) na Olimpíada do Conhecimento 2012, maior torneio de educação profissional das Américas, que ocorrerá em São Paulo, de 12 a 18 de novembro. O evento está em sua 7ª edição e reunirá 638 estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes no Anhembi.

Na competição são avaliados os conhecimentos técnicos e teóricos dos estudantes em ocupações (categorias) correspondentes às áreas de ofertas de cursos e atuação do SENAI. Os participantes nas 54 ocupações oferecidas este ano conquistaram suas vagas na fase nacional após vencerem as etapas municipais e estaduais realizadas desde o inicio deste ano pelos departamentos regionais do SENAI.

"A Olimpíada do Conhecimento é o reconhecimento do talento dos jovens e uma mostra do alto nível da educação profissional oferecido nas escolas do SENAI", afirmou o presidente da Confederação Nacional da Indústria - CNI, Robson Andrade, durante o lançamento do evento realizado na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), no final de setembro.

O Tocantins levará representantes nas seguintes ocupações: Soldagem, Refrigeração e Climatização, Tornearia Mecânica, Eletricidade Industrial, Revestimento Cerâmico, Designer Gráfico, Web Designer, Eletricidade Predial, Mecânica de Automóveis, Instalação de Redes de Computadores, Confecção de Roupas, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Construção em Alvenaria.

O representante tocantinense da ocupação Web Design, José Elias Júnior, 18 anos, garante que nem mesmo os sábados e feriados estão sendo poupados em sua preparação para a Olimpíada. Elias Júnior, que é aluno do SENAI Gurupi, afirma que se sente mais preparado para ingressar no mercado de trabalho após a conclusão do curso no SENAI e acredita que, ao final, o resultado será "recompensador".

"Não é só fazer um ‘cursinho' pra ter um diploma bonito na parede, é buscar crescer profissionalmente pra adquirir mais oportunidades e ter o seu trabalho reconhecido por isso", observa o competidor acerca de seus objetivos ao participar do curso e da Olimpíada.

Relacionadas

Leia mais

SENAI e FIERN apoiam evento sobre Indústria 4.0
SENAI inaugura novos Institutos de Inovação
Tem vaga! SENAI está com inscrições abertas para cursos em todo o Brasil

Comentários