SENAI CETIQT vai oferecer cursos em Design de Produtos de Moda no Mato Grosso do Sul

Com o novo polo da instituição, cuja sede fica no Rio de Janeiro, estado poderá ofertar às indústrias sul-mato-grossenses todo o portfólio de produtos e serviços do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil

"O CETIQT é um braço muito importante do SENAI, que atua no segmento da indústria do vestuário e confecção" - Sérgio Longen

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Mato Grosso do Sul foi credenciado para ser polo educacional do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), do Rio de Janeiro, que é referência em educação, tecnologia e inovação para a indústria têxtil e do vestuário no Brasil. Com isso, o estado tem a possibilidade de oferecer às indústrias sul-mato-grossenses todo o portfólio de produtos e serviços do Centro de Tecnologia, como cursos e consultorias.

Segundo o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, o SENAI vem procurando atender a demanda de todas as empresas. “O CETIQT é um braço muito importante do SENAI, que atua no segmento da indústria do vestuário e confecção, e o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Fiação e Tecelagem do Estado (Sindivest/MS), José Francisco Veloso Ribeiro, que é muito atuante junto à unidade, articulou esse convênio para atendermos a indústria local. É um avanço significativo em um momento de dificuldade do segmento”, afirmou.

Na avaliação de José Francisco Veloso, que também é representante da Região Centro-Oeste no Conselho Técnico Consultivo do SENAI CETIQT, a indústria de Mato Grosso do Sul terá novas opções de cursos e capacitações que vão contribuir para melhoria da competitividade. “O CETIQT é referência nesse assunto e oferece uma série de cursos bastante interessantes, mas que exigem um custo de locomoção, porque eram realizados no Rio de Janeiro e nos outros sete polos do País. Agora as aulas presenciais também poderão ser realizadas em Campo Grande, sem a necessidade de deslocamento por parte dos profissionais daqui”, destacou. 

OPORTUNIDADE - O diretor-regional do SENAI de Mato Grosso do Sul, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacou que o grande objetivo é ter empresas cada vez maiores e melhores no Estado. “Acredito que devemos aportar todo tipo de oportunidade que a gente possa oferecer para as empresas sempre com um custo menor e condição diferenciada para, no fim disto tudo, crescer e desenvolver o segmento têxtil e do vestuário. O CETIQT é um polo de tecnologia e desenvolvimento muito grande do SENAI e nós temos de aproveitar isso”, salientou.

“O CETIQT não é apenas para o Rio de Janeiro, mas para o Brasil todo. Temos de utilizar cada vez mais as nossas redes e fazer com que os recursos aportados sejam menores para que possamos entregar sempre itens melhores para nossos parceiros e clientes, que são as indústrias”, afirma Rodolpho.

Segundo o gerente de educação do SENAI CETIQT, Robson Marcos Wanka, Mato Grosso do Sul é o 8º polo do CETIQT no País. “Vemos isso como uma oportunidade de levarmos novos cursos e soluções para todo o Brasil. A ideia é atuar de forma coordenada para atender as indústrias de segmento têxtil e do vestuário da melhor forma. O SENAI de Mato Grosso do Sul já tem que tem muita proximidade com o CETIQT e já desenvolvemos várias ações em conjunto. Além disso, é um Estado que tem uma participação significativa da indústria do vestuário, empresas que podem receber essas capacitações e consultorias para melhorar sua competitividade”, relatou.

O gerente de gestão de tecnologia do SENAI de Mato Grosso do Sul, Leandro Schneider, explicou que inicialmente será oferecido o curso de especialização, pós-graduação, lato sensu em Design de Produtos de Moda. “Mas podemos depois ampliar a nossa oferta com novos cursos. De qualquer forma, acredito que essa uma grande conquista para nosso Estado e para a indústria do segmento têxtil e do vestuário, que terá acesso a profissionais altamente capacitados e tudo o que há de mais moderno na área”, finalizou.

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT oferece cursos gratuitos a distância
VÍDEO: Tem vaga! Novo programa do SENAI fala de cursos e mercado de trabalho
SENAI inaugura maior unidade do país, em Cuiabá

Comentários