SENAI inaugura maior unidade do país, em Cuiabá

São 50 salas de aula e 26 laboratórios numa área de 37 mil metros quadrados destinada à educação profissional e à inovação para a indústria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Mato Grosso inaugurou, na última sexta-feira (28), o novo SENAI Cuiabá Robson Braga de Andrade. Após as reformas na unidade, em funcionamento desde 2001, ela passa a ser a maior do país, com 37 mil metros quadrados e tem capacidade para atender 3.319 estudantes por turno. Foram investidos R$ 59 milhões em 78 ambientes de ensino, sendo 50 salas de aula, 26 laboratórios de ponta e um auditório para até 1.000 pessoas.

O SENAI Cuiabá foi idealizado para o desenvolvimento da criatividade e da inovação, com ambientes como o SENAI LAB, voltado à prototipagem e concepção de novas startups, espaço Leitura e uma ampla biblioteca, com ambientes de pesquisa e de estudos. Também estão disponíveis salas de aulas com mobiliário executivo para realização de oficinas, seminários e workshops.

“Inúmeras tecnologias surgem a todo momento enquanto a educação do Brasil está a um ou dois séculos atrasada. O carro não é fabricado da mesma maneira, nem a soja colhida da mesma forma e a educação precisa acompanhar. Está na hora de potencializarmos instituições como o SENAI”, disse o ministro da Educação, Rossieli Soares, durante a cerimônia de inauguração.

“Sabemos como são grandes os desafios da indústria do Século XXI e esse é um legado imensurável. A educação profissional é fator crítico para a produtividade e competitividade da indústria e é muito bom ver as verbas do Sistema S serem tão bem aplicadas”, afirmou Antonio Carlos da Silva, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Antonio Silva, vice-presidente da CNI: "A educação profissional é fator crítico para a produtividade e competitividade da indústria e é muito bom ver as verbas do Sistema S serem tão bem aplicadas”

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - O foco principal da unidade está no atendimento aos setores de Alimentos e Bebidas, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário, com modalidades de curta, média e longa duração, incluindo cursos superiores de graduação tecnológica e MBA, disponíveis pela Faculdade de Tecnologia SENAI Mato Grosso.

Entre os laboratórios disponíveis estão: Tecnologia da Informação, Segurança e Saúde do Trabalho, Panificação, Confeitaria, Processamento de Carnes, Microbiologia, Análise Sensorial e Laticínios.

A partir desta segunda-feira (1º), a unidade abre cerca de 300 vagas em cursos técnicos de Modelagem do Vestuário, Logística, Manutenção e Suporte de Informática, cursos de qualificação em Design Gráfico, Assistente Administrativo com Informática e Manutenção de Hardware e Software e aperfeiçoamento para Líderes Lean e Auditores Internos, entre outros. Os interessados podem fazer a matrícula das 8h às 22h, na recepção da unidade.

Entre os laboratórios disponíveis estão: Tecnologia da Informação, Segurança e Saúde do Trabalho, Panificação, Confeitaria, Processamento de Carnes, Microbiologia, Análise Sensorial e Laticínios

SUSTENTABILIDADE - O SENAI Cuiabá, assim como as demais unidades da instituição no estado, foi construído dentro do padrão de sustentabilidade e acessibilidade, com corredores que utilizam a iluminação natural, a fim de reduzir o uso da energia elétrica. As salas de aula receberam forro especial e telhas termoacústicas, que garantem o isolamento térmico e acústico dos ambientes e dão mais conforto aos estudantes.

O sistema de ar condicionado é central, sendo um dos mais modernos que existe. As luminárias receberam lâmpadas de LED e o revestimento das fachadas é com ACM (Alumínio Composto), proporcionando resistência, beleza, protegendo as paredes de poluição e excluindo a necessidade de pintura de manutenção permanente das fachadas, além de oferecer boa relação térmica e economia de ar condicionado.

Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema FIEMT), Jandir Milan, a inauguração da unidade é um marco na história da educação profissional e da indústria mato-grossense. “Esta unidade atenderá 19 municípios e mais de quatro mil indústrias. Estamos entregando uma escola modelo, moderna e tecnológica. Tenho certeza de que daqui sairão os jovens que vão renovar o modelo de produção e alavancar a indústria no estado”, destacou.

Relacionadas

Leia mais

SESI e SENAI de Mato Grosso recebem homenagem por 10 anos de Certificado de Responsabilidade Social
Três ouros colocam o SENAI de Mato Grosso no pódio da educação profissional
Brasil terá o maior complexo de inovação em sistemas elétricos da América Latina

Comentários