SENAI Brasil Fashion tem noite de glamour em Brasília

Transformação foi o tema do desfile realizado por estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no SENAI Brasil Fashion

Cada aluno do SENAI desenvolveu uma mini-coleção de três peças a partir do tema Transformação

Na passarela, o poder transformador da água, da música, do artesanato e do tempo. Transformação foi o tema do desfile realizado por estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na sexta-feira (11), em Brasília, no SENAI Brasil Fashion. Os estudantes selecionados pelo projeto tiveram poucos meses para preparar uma mini-coleção com três peças. Se o tempo foi pouco, a ajuda foi além da conta. É que para chegar ao resultado da passarela, os alunos foram orientados pelos ícones da moda Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Lenny Niemeyer.

Foi uma noite memorável num lugar bem moderno: o Museu Nacional de Brasília. E claro, na passarela, top models como Isabeli Fontana, Lea T, Carol Trentini, Gianne Albertoni, Brbara Berger, entre outras. Lea T, que já desfilou grandes marcas, adorou a iniciativa de desfilar os trabalhos de jovens promissores. “Curti bastante. Eu sempre gostei, sempre trabalhei com jovens e gosto de apoiar. Sempre achei essa parte muito interessante. A adrenalina do estilista é diferente, tudo é muito mais intenso”, avalia.

Ao final do desfile, a estudante mineira Isis Oliveira, um dos estilistas que apresentaram seu trabalho, resumiu a noite como indescritível. “Eu imaginava que seria maravilhoso, mas foi muito melhor. É muito bom entrar no final do desfile e ver que deu tudo certo. Agora quero estudar mais, trabalhar mais e viver da moda”, diz.

Para a goiana Elda Ribeiro, foi tudo muito trabalhoso, mas igualmente divertido. No encerramento, ela estava em lágrimas. “É o alívio de ter conseguido. Estou muito feliz. O que está acontecendo comigo é maravilhoso porque fazer moda é muito prazeroso”, conta.

Também participaram desta edição, os estudantes Bruno da Silva (SENAI/RJ), Jonhson Cavalcante (SENAI/SP), Pétala Soares (SENAI/PB), Caroline Contador e Maria Fernanda Nunes Dánzicourt (SENAI/PR), Gabriel Gil da Costa e Roberto Pereira Júnior (SENAI CETIQT/RJ), Hyago de Oliveira e Lucas de Paiva (SENAI/CE) Thiago Araujo e Silva (SENAI/MG).

ÍCONES - Além dos aplausos e do glamour da passarela, o projeto foi muito elogiado por quem entende do assunto. Para a estilista Lenny Niemeyer, que participa pela primeira vez do SENAI Brasil Fashion, a iniciativa é incrível. “É maravilhoso esses alunos vivenciarem todo o processo criativo até as passarelas. É altamente motivante e vai colocá-los no mercado de trabalho com mais experiência. É uma iniciativa, meu Deus, que eu não tive a chance de viver. Aprendi de uma forma muito mais difícil”, diz.

Já o estilista Ronaldo Fraga considera que o projeto representa um passo a frente para o ensino técnico, ao reunir profissionais que estão no mercado com quem está começando. “É um grande estímulo. E mais, o ensino técnico no Brasil sempre foi visto com outros olhos. Projetos como esse humaniza, traz poesia e valoriza o nosso ensino técnico”, afirma.

Desfile do SENAI Brasil Fashion 2016

SENAI BRASIL FASHION - O SENAI Brasil Fashion é um projeto do SENAI CETIQT que tem como objetivo revelar novos talentos, unindo estudantes do SENAI a grandes especialistas em moda. Após selecionar alunos de diferentes estados por meio de edital, eles recebem orientações de estilistas sobre todas as etapas de desenvolvimento de uma coleção – desde o conceito criativo até a confecção das roupas, passando pela concepção da trilha sonora do desfile, escolha do styling e definição da maquiagem e cabelo.

O diretor-executivo do SENAI CETIQT, Sérgio Motta, explica que a ideia é alavancar a indústria da confecção no Brasil. “Um fator importante para isso é ter o design como diferencial para a competitividade. Nós estamos, por meio desses alunos, trazendo esse diferencial. Com esses grandes estilistas dando orientações, nós vamos potencializar o conhecimento dos estudantes que vão contribuir futuramente com o setor de confecção”, destaca.

SENAI CETIQT - Com estratégias educacionais flexíveis e infraestrutura tecnológica de ponta, a Faculdade SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) oferece cursos de formação inicial e continuada, técnicos, de graduação, extensão e pós-graduação nas modalidades presencial e e-learning (a distância).

Há também programas especialmente formulados e direcionados às necessidades da indústria em todo o país.
A faculdade possui laboratórios que reproduzem o ambiente produtivo industrial e assim possibilita aos alunos o desenvolvimento de projetos educacionais integrados, unindo teoria à prática. O CETIQT é o maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil e de confecção.

Relacionadas

Leia mais

5 tecnologias de ponta da indústria para você conhecer na Olimpíada do Conhecimento
Conheça os destaques da programação da OC2016 neste domingo (13)
Olimpíada do conhecimento é destaque nos meios de comunicação do Brasil

Comentários