5 tecnologias de ponta da indústria para você conhecer na Olimpíada do Conhecimento

O futuro chegou à indústria e um produto desenvolvido no Brasil pode ser “impresso” do outro lado do planeta

A Internet conectou as pessoas nas partes mais distantes do mundo. Agora, imagine que o mesmo esteja acontecendo entre máquinas. Sim, o futuro chegou à indústria e um produto desenvolvido no Brasil pode, por exemplo, ser “impresso” do outro lado do planeta. Basta enviar um arquivo que uma linha de produção inteligente e robotizada entra em ação num processo que não encontra fronteiras. Quer conhecer essas e outras tecnologias? Então visite a Olimpíada do Conhecimento 2016 , a maior competição de educação profissional das Américas. O evento é realizado na área externa do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, até domingo.

1. Demonstração da Indústria 4.0

A quarta revolução industrial já começou. Isso quer dizer que as máquinas se comunicam entre si e um produto pode ser customizado de acordo com o gosto do cliente de forma rápida, não importa onde estiver. Na amostra da Indústria 4.0 da OC2016, você pode ver máquinas de última geração produzindo um objeto do jeito que o visitante desejar. Além disso, você pode encomendar e personalizar, numa tela sensível ao toque, um suporte de garrafa que será produzido por robôs diante dos seus olhos.

2. Drones revolucionam a arquitetura, o urbanismo e a construção 

Imagine planejar um bairro inteiro ou uma grande intervenção urbana a partir de imagens capturadas por drones. Pelo processamento em software de última geração, já é possível projetar o real para o virtual e imprimir em três dimensões a maquete do futuro empreendimento, com prédios e toda infraestrutura. São soluções de alta tecnologia capazes de proporcionar mais eficiência para os grandes projetos, reduzir desperdício de materiais e otimizar a aplicação de recursos.

3. Robô Eva

Uma das tecnologias expostas no evento também teve a maior parte das peças criadas em uma impressora 3D: o robô Eva, que simula o corpo humano. Devido aos seus sensores de movimento, motores nos braços e pescoço, o robô é capaz de imitar os movimentos que uma pessoa fizer na sua frente. Por meio de inteligência artificial, "ela" responde a perguntas, como famosos aplicativos de celular que usam processamento de linguagem e atuam como assistente pessoal.

4. Impressoras 3D

Já pensou em uma ponte de aço construída completamente por impressoras 3D? Essa tecnologia já está sendo desenvolvida por uma start-up holandesa, que vai colocar uma impressora de cada lado de um canal de Amsterdam, e elas vão materializar a ponte até se encontrarem no meio da construção. Na Olimpíada do Conhecimento, você pode conhecer alguns exemplares desse equipamento que trabalham com plástico. Inclusive, há uma impressora 3D, cujas peças foram criadas por outra máquina idêntica. Na indústria, esses equipamentos têm aplicação para criação de protótipos, moldes e maquetes.

5. Braços robóticos

Células robóticas já são uma realidade em indústrias de vários setores, como o automobilístico. Na Olimpíada do Conhecimento, robôs foram programados para fazer atividades lúdicas, com o objetivo de aproximar o público das tecnologias de ponta. No estande da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), o robô Maurício – em homenagem ao criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa – faz desenhos perfeitos dos personagens dos quadrinhos. É possível também jogar uma partida de jogo da velha contra o robô Nico, uma homenagem ao cientista Miguel Nicolelis.

Leia todas as notícias sobre a Olimpíada do Conhecimento. Clique aqui.

COMPETIÇÃO – A Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne 1.200 estudantes em uma estrutura montada ao lado do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Além da competição principal, que contempla sete desafios multidisciplinares, haverá outras provas: desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL.

Com provas que exigem habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho, a competição tem novos desafios que envolvem muita criatividade. Durante os quatro dias de torneio, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido.

Relacionadas

Leia mais

Ensino médio deve preparar jovens para o trabalho
Dia sem Imposto promovido pela federação de indústrias de Pernambuco conscientiza população
Projetos ligados à sustentabilidade e à inclusão social vencem Inova SENAI

Comentários