Rondônia ganha segundo ouro no desafio individual de Construção e Edificações

Velocidade execução do produto e a não geração de resíduos foram alguns dos critérios avaliados

Gabriel Gomes, 18 anos, de Rondônia, venceu a prova individual de marcenaria neste sábado (12)

Depois da vitoria de um contemporâneo no desafio individual de instalação hidráulica, hoje foi a vez do rondoniense Gabriel Gomes, 18 anos, chegar ao lugar mais alto do pódio da área de Construções e Edificações na Olimpíada do Conhecimento, na prova de marcenaria . Em uma hora e 20 minutos, ele e os outros cinco competidores tiveram de fabricar um rack para uma tevê de até 50 polegadas. Além da velocidade, foram considerados na avaliação a execução do produto conforme o projeto, a não geração de resíduos, o alinhamento de todas as partes do móvel e não ter qualquer danificação do material.

Gabriel, que técnico em Automação Industrial pela unidade do SENAI em Vilena (RO), adquiriu os conhecimentos de marcenaria ao trabalhar em uma empresa de amigo. No desafio por equipe, além dos móveis da casa inteligente, ele elaborou um sistema automatizado para controle do sistema elétrico e de equipamentos da moradia.

“O sistema informa no tablet, por exemplo, se todas as luzes e equipamentos estão desligados”, disse. O segundo lugar na prova individual de marcenaria foi Patrick Soares, 21 anos, do SENAI do Espírito Santo, e a terceira colocação ficou com o competidor do Distrito Federal João Vitor de Oliveira, 16 anos.

Rafael Ziliarski, 21 anos, de Santa Catarina, foi o vencedor na prova de eletricidade predial

ELETRICIDADE PREDIAL – Rafael Ziliarski, 21 anos, técnico em mecatrônica pelo SENAI Chapecó (SC), foi o vencedor na prova de eletricidade predial, cujo desafio era encontrar cinco erros num diagrama elétrico em uma hora e vinte minutos. De seis competidores, ele foi o único que conseguiu identificar os erros no prazo. O diagrama elétrico estava numa peça de automação predial da linha KNX da Schneider que Rafael não conhecia. Ele explica que só conseguiu encontrar os erros porque conhece muito bem os conceitos de eletricidade e eletrônica, que aprendeu no SENAI.

"No SENAI, você coloca em prática o que aprende na sala de aula." A medalha de prata ficou com o aluno do SENAI do Distrito Federal Jonatan Teles, 18 anos, e o bronze com Luiz Oscar, 18 anos, do SENAI Rio de Janeiro.

Os competidores de Construção e Edificações participam também do desafio em equipe Casa Popular Inteligente, participam estudantes do SENAI de cinco estados – Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina – e do Distrito Federal. Em cada equipe, há oito competidores com competências diferentes, nas áreas de instalações hidráulicas e de aquecimento, instalações elétricas prediais, movelaria, construção em alvenaria e aplicação de revestimentos.

COMPETIÇÃO – A Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne 1.200 estudantes em uma estrutura montada ao lado do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Além da competição principal, que contempla sete desafios multidisciplinares, haverá outras provas: desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL.

Com provas que exigem habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho, a competição tem novos desafios que envolvem muita criatividade. Durante os quatro dias de torneio, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido.

Relacionadas

Leia mais

7 motivos para visitar a Olimpíada do Conhecimento 2016
Alunos do SESI conquistam 26 medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
Dilma Rousseff recebe campeões da olimpíada mundial de profissões técnicas, nesta quarta-feira (02)

Comentários