Quer crescer na sua carreira? Descubra os cursos do SENAI com vagas abertas perto de você

São várias oportunidades oferecidas em todas as regiões do Brasil

A cada duas semanas, a Agência CNI de Notícias faz um levantamento das vagas para cursos de capacitação, técnicos, iniciação profissional e muitos outros. São várias oportunidades oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que está presente em todas as regiões do Brasil. É a sua chance de avançar na carreira profissional. Descubra as vagas perto de você:

Escola SENAI 
Para os meses de abril e maio, o SENAI do Acre oferece 29 opções de cursos. As novidades deste mês são as aulas na área de informática, como os cursos de Montador e Operador de Microcomputador e Desenhista de Produtos Gráficos. Outro destaque são os cursos para mecânico de motos, motores, climatização e carros. 

Para se inscrever em uma das 462 vagas, entre no site do SENAI/AC ou ligue para os números (68) 3901-4520 ou (68) 3901-4521. 

Cursos de curta duração 
A unidade do SENAI CETEMM tem 14 cursos com vagas abertas. Entre eles, tem o gratuito de Instalador Hidráulico, o de Autocad, NR (10 e 35), Pedreiro Geral e muitos outros. 

Para se inscrever em alguma das 281 vagas, entre no site do SENAI/AC ou ligue para os números (68) 3901-4502 ou (68) 3901-4504. 

SENAI Juruá 
Na área de Alimentos, o SENAI de Juruá oferece 76 vagas nos cursos de Confeitaria Fina, Pães e Massas Especiais, Salgadeiro e Confeiteiro. Além destes, o SENAI também oferece cursos de Pedreiro, Pintor e Mestre de Obras; além da aula para Operador de Computador e outras opções. 

Ao todo, são 276 vagas para cursos e alguns começam ainda neste mês. Se inscreva no site do SENAI/AC ou ligue para os números (68) 3322‐6597 ou (68) 9961‐8204.

Escola Waldemiro Lustoza 
São 18 cursos com matrículas abertas para os meses de abril e maio. Para quem se interessa pela área de mecânica, existem os cursos de Manutenção de Automóveis e de Máquinas Industriais, Matemática Aplicada, Soldagem e mais outros na área de produção. 

Se interessou? Acesse o site do SENAI/AM ou ligue para (92) 3133-6400 ou (92) 3133-6401. 

Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias 
O SENAI/AM oferece oportunidades nos cursos de Operador de Empilhadeira, Direção Defensiva e Confeiteiro de Doces na unidade de Ações Móveis Comunitárias. Para saber mais, acesse o site do SENAI/AM ou ligue para (92) 3182-9975 ou (92) 3182-9976. 

Escola SENAI Antônio Simões 
São 19 cursos com matrículas abertas nas áreas de informática, segurança no trabalho e eletricidade. Informática Básica e Avançada e Eletricista Industrial, Inspetor de Qualidade são alguns dos cursos que ainda possuem vagas para os meses de abril e maio. 

Se interessou? Para saber mais acesse o site do SENAI/AM ou ligue para (92) 3182-9975 ou (92) 3182-9976. 

Escola SENAI Demóstenes Travessa 
Ao todo, 29 cursos estão sendo oferecidos nesta unidade do SENAI nas áreas de contrução civil, marcenaria e eletrônica. Eletricidade e Matemática Aplicada à Construção Civil, Cadista, Eletricista Residencial e Marceneiro de Móveis Planos são alguns dos cursos oferecidos.

Para mais informações, acesse o site do SENAI/AM ou ligue (92) 3614-5900 ou (92) 3614-5901.

Em Salvador, as unidades do SENAI em Dendezeiros e o CIMATEC oferecem 57 cursos em todos os turnos para se adequar às necessidades de cada um de seus alunos. Além da capital, as cidades de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Teixeira de Freitas também oferecem aulas de educação para a indústria. 

Para saber quais cursos estão sendo oferecidos, acesse o site do SENAI da Bahia .

Curso de curta duração 
Em todo o estado, existem 25 opções de cursos com início em abril e mais 60 cursos para maio. Metrologia Dimensional, Modelagem Industrial, Planejamento e Controle de Produção, Análise de Custos na Soldagem e Comandos Elétricos são alguns dos cursos com matrículas abertas. Veja a lista completa de oportunidades no site do SENAI/CE

Cursos de qualificação 
São 11 cursos de qualificação com matrículas abertas. Armador de Ferro, Eletricista de Automóveis e Industrial, Mecânico de Motocicletas e Pintor de Obras Imobiliárias são algumas das oportunidades com vagas para abril. Para ver a lista completa de cursos, acesse o site do SENAI/CE.

SENAI de Sobradinho, abre vagas para dois cursos técnicos. As 60 vagas ofertadas contemplam as áreas de Administração e de Segurança do Trabalho. Para participar, os candidatos deverão inscrever-se até o dia 26 de abril. A seleção será realizada em uma única etapa que consiste na elaboração de uma redação em Língua Portuguesa. 

A prova de redação terá duração de duas horas e poderá ser realizada até o dia 27 de abril, conforme estabelecido no cronograma de avaliação. 

A data prevista para divulgação dos resultados é de 29 de abril, quando a lista de aprovados será afixada nos murais da unidade e divulgada no site da instituição. Os candidatos aprovados deverão efetuar matrícula, na Unidade Integrada SESI SENAI Sobradinho, no período de 29 de abril a 3 de maio. O início das aulas dos cursos técnicos de Administração e Segurança do Trabalho está previsto para o dia 9 de maio. 

Para se inscrever, acesse o edital do processo seletivo.

Goiânia 
São 35 cursos oferecidos pelo SENAI na cidade. Montador de Móveis, Oficina de Tortas Salgadas, Técnicas para Falar em Público, Excel e Confeccionador de Calçados são alguns dos cursos que estão com as matrículas abertas. Para saber sobre as oportunidades, acesse o site do SENAI/GO 

Aparecida de Goiânia 
São 13 cursos na área de vestuário que estão com matrículas abertas na cidade. Costureiro Industrial, Confeccionador de Bolsas, Vitrinista e Cortador de Tecidos são algumas das aulas com vagas. Para saber mais, acesse o site do SENAI/GO 

Outras cidades 
Anápolis, Bom Jesus de Goiás, Catalão, Goianésia, Itumbiara, Morrinhos, Niquelândia, Minaçu, Rio Verde e Senador Canedo também possuem oportunidades de cursos com matrículas abertas para abril e maio. Para saber mais, acesse o site do SENAI/GO .

Cursos presenciais e a distância 
O SENAI do Maranhão oferece 23 cursos em abril. São 676 vagas para cursos presenciais e a distância. Quem quiser se capacitar, pode se inscrever em aulas de diferentes áreas. Tem opções como Auxiliar Administrativo, Desenhista de Edificações, Soldador e diversos outros. Para se matricular, acesse o site do SENAI do Maranhão ou ligue para os números (98) 3221-5076 ou (98) 3221-0512.

SENAI Cuiabá 
Para o mês de abril, 7 opções de cursos estão com matrículas abertas. Direção Defensiva, Excel, Montador e Reparador de Microcomputadores e Planilha Eletrônica são algumas dos cursos com vagas. Para saber mais, acesse o site do SENAI/MT 

SENAI SINOP 
Esta unidade do SENAI já abriu as inscrições para 6 cursos que serão oferecidos em maio. Os alunos poderão escolher entre as opções de Design de Interiores, Direção Defensiva, Gestão e Elaboração de Projetos, Informática Teen, Inglês Básico e Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis. Para saber mais sobre os cursos oferecidos, acese o site do SENAI/MT 

Escola SENAI da Construção 
Ao todo, são 16 opções de cursos iniciados ainda no mês de abril. Há opções para turmas de ensino técnico em edificações e eletrotécnica. Para cursos de aperfeiçoamento profissional, há vagas para os cursos de Interpretação de Projetos de Construção, Operação de Escavadeira, Segurança na Operação de Motosserra, Segurança na Operação de Pá, Senso de Qualidade, Autocad e mais outros. Se interessou por algum dos cursos? Acesse o site do SENAI/MT para saber mais. 

Outras unidades 
Cidades como Barra do Garças, Cáceres, Nova Mutum, Rondonópolis e Várzea Grande e muitas outras também oferecem opções de cursos. Para saber quais estão sendo disponibilizados perto de você, acesse o site do SENAI/MT .

Curso técnico a distância 
O SENAI está com as matrículas abertas até o dia 2 de maio para preencher 910 vagas em sete cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade a distância. Os cursos oferecidos são os de Automação Industrial, Controle Ambiental, Edificações, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Os interessados podem se matricular diretamente nas unidades operacionais de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas e Rio Verde. 

Para a matrícula é necessário apresentar uma foto 3x4 recente, certidão de nascimento ou casamento (original e cópia), carteira de identidade (original e cópia), CPF (original e cópia), título de eleitor (original e cópia), histórico escolar do Ensino Médio ou documento que comprove estar cursando a etapa de ensino exigida para ingresso, comprovante de residência atualizado e, caso seja do sexo masculino e maior de 18 anos de idade, apresentar certificado de reservista ou certificado de alistamento militar ou certificado de dispensa de incorporação (original e cópia). 

Iniciação Profissional 
Mais de 50 cursos, presenciais e a distância, estão com matrículas abertas para início ainda em abril. Finanças Pessoais, Metrologia, Propriedade Intelectual, Consumo Consciente de Energia e Empreendedorismo são alguns dos cursos ofertados. Para saber mais, acesse o site do SENAI/MS.

A Faculdade SENAI da Paraíba abriu inscrições para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Qualidade e Segurança de Alimentos. A primeira turma será realizada em Sousa e irá oferecer 50 vagas. 

O curso é composto de carga horária de 368 horas/aulas, sendo atividades teóricas e práticas, individuais e em grupos. É um curso de especialização em nível superior com o objetivo de proporcionar aos estudantes amplos conhecimentos, com forte interação com as empresas, possibilitando ao profissional uma melhor e mais rápida inserção no mundo do trabalho. 

A especialização é direcionada a profissionais que atuam na área de Alimentos como Engenheiro de Alimentos, Tecnólogos de Alimentos, Nutricionistas ou áreas afins, empresários ou profissionais graduados que estejam ligados a qualquer elo do processo produtivo alimentar e egressos de cursos relacionados a área de alimentos, tendo como principal diferencial a realização de atividades práticas relacionados as disciplinas componentes da grade curricular. 

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (83) 2101-5373 ou (83) 98133-0601. Se preferir, mande um e-mail: [email protected]

Curso Técnico 
As vagas são para cursos técnicos pagos do SENAI na Região Metropolitana do Recife e Sertão do estado. Entre as ofertas estão cursos presenciais, como os de Administração, Eletromecânica e Eletrotécnica, na Unidade de Petrolina e Refrigeração e Climatização, na Unidade de Santo Amaro.  Ainda no Recife, na Unidade SENAI Conecta (no bairro da Mangueira), as opções são os cursos técnicos a distância em Automação Industrial, Redes de Computadores e Manutenção e Suporte em Informática. 

Os candidatos precisam estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído. As inscrições devem ser feitas na própria unidade de oferta do curso. Para mais informações acesse o site do SENAI de Pernambuco ou ligue para 0800 600 9606. 

Outros cursos 
Mais de 90 cursos estão com matrículas abertas para abril e começo de maio. Refrigeração Automotiva, Modelagem Básica Industrial, Operação de Empilhadeira, Fabricação de Doces Finos são só algum dos cursos oferecidos. Para ver outros cursos, acesse o site do SENAI de Pernambuco.

Ao todo, 128 vagas estão sendo oferecidas para sete cursos no SENAI CFP Cândido Athayde. Auxiliar administrativo, Confeccionador de Bolsas, Eletricidade Industrial, Montador e Reparador de Computador, Operador de Computador e Torneiro Mecânico são os cursos oferecidos. Os interessados devem comparecer na escola para fazer a inscrição até dia 19 de abril. A prova será aplicada no dia 20 de abril. Para mais informações, ligue para (86) 3225 1411 ou (86) 3225 1504.

O SENAI do Rio de Janeiro oferece cursos em 21 áreas como Automação, Gráfica e Web, Alimentos, Metalurgia, Joalheria, Bebidas, Plástico e Borracha e muitos outros. São mais de 100 cursos espalhados por todo o estado. Os próximos cursos serão: Interpretação de Desenhos Técnicos, Mecânica de Fefrigeração Industrial, Informática para Área Administrativa. Para saber mais, acesse o site do SENAI/RJ.

Estão abertas as inscrições para o vestibular agendado da Faculdade SENAI de Tecnologia Porto Alegre para os cursos de graduação tecnológica Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Sistemas Embarcados, Automação Industrial e Sistemas de Telecomunicações. São 220 vagas, todas para o turno da noite. 

O candidato poderá se inscrever via internet no site do SENAI/RS, com duas opções, realizar a prova de seleção (até o dia 20 de julho) ou aproveitar o resultado obtido no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) a partir de 2012. Após a inscrição, que tem custo de R$ 20,00, a Faculdade entrará em contato com o candidato para agendar a data da prova, ou a apresentação da documentação.

Aprendizagem Industrial 
A unidade do SENAI de Seara está com matrículas abertas para o curso de Aprendizagem Industrial em Informática. Serão 800h em aulas para que o aluno aprendam informática e qualifique-se para operar, dar suporte e reparos básicos em softwares e em hardwares. Para mais informações acesse o site do SENAI de Santa Catarina

Cursos técnicos 
Em Joinville, estão abertas as matrículas para os cursos de técnico em Eletromecânica, Fabricação Mecânica, Informática, Logística, Manutenção Automotiva, Mecatrônica, Plástico e Segurança no Trabalho. Araquari oferece também o curso de Técnico em Segurança do Trabalho; São Francisco do Sul tem vagas para os de técnico em Eletromecânica e Logística. Para saber mais, acesse o site do SENAI/SC. 

Cursos de curta duração 
Em Florianópolis estão abertas as inscrições para mais de 42 cursos como Administração de Sistema Linux, Corel Draw, Gestão de Processos e de Projetos, Ilustrador, Roteiro e muitos outros. Tem vagas também em mais de 30 cidades do estado. Para saber quais cursos estão sendo oferecidos perto de você, acesse o site do SENAI de Santa Catarina.

Cerca de 700 vagas em cursos oferecidos pelo SENAI estão com inscrições abertas nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. As vagas gratuitas estão disponíveis em Palmas e Porto Nacional em 8 cursos: Instalador Hidráulico Amanco, Técnicas de Vendas, Sistema de Climatização, Qualidade no Atendimento ao Público, Liderança, Excel Avançado, Excel (básico) e Atendente de Telemarketing. 

Para quem deseja investir no aprendizado de uma profissão ou aperfeiçoar-se há opções de cursos a partir de R$ 100,00 como o de Desenvolvimento Web (Araguaína) e Redação Empresarial (Palmas), entre outras, como Excel (Gurupi) e muitos outros. 

Ao todo são 53 cursos que você pode conferir no site do SENAI de Palmas de acordo com as cidades nos quais serão oferecidos. As inscrições ficam abertas até o fechamento das turmas ou início do curso.

Agência CNI de Notícias faz um levantamento quinzenal para divulgar vagas que estão com inscrições abertas em todo o Brasil. Se você não encontrou a oportunidade que buscava, entre em contato com o SENAI do seu estado. Confira a relação dos sites do SENAI por região: 

Norte 
Acre 
Amapá 
Amazonas 
Pará 
Rondônia 
Roraima 
Tocantins 

Nordeste 
Alagoas 
Bahia 
Ceará 
Maranhão 
Paraíba 
Pernambuco 
Piauí 
Rio Grande do Norte 
Sergipe 

Centro-Oeste 
Distrito Federal 
Goiás 
Mato Grosso 
Mato Grosso do Sul 

Sudeste 
Espírito Santo 
Minas Gerais 
Rio de Janeiro 
São Paulo 

Sul 
Paraná 
Rio Grande do Sul 
Santa Catarina

Relacionadas

Leia mais

Explica aí: Nova revolução industrial amplia inteligência das fábricas
VÍDEO: Escola SENAI Waldemiro Lustoza, em Manaus, tem parceria com Yamaha para capacitar e desenvolver jovens e mecânicos
Ex-alunos do SENAI se classificam para competição mundial da Volvo

Comentários