Projetos ligados à sustentabilidade e à inclusão social vencem Inova SENAI

Ideias inovadoras destinadas a aumentar a sustentabilidade dos recursos usados na indústria foram as grandes vencedoras

Equipe participante do Inova SENAI apresenta projeto inovador para banca de avaliadores e investidores

As ideias inovadoras destinadas a aumentar a sustentabilidade dos recursos usados na indústria, bem como as que visam a aumentar a inclusão das pessoas com deficiência foram os grandes vencedores do Inova SENAI , evento especial da Olimpíada do Conhecimento 2016 , realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI) . Os campeões foram anunciados neste domingo (13), ao final da maior competição da educação profissional, realizada em Brasília desde a última quinta-feira (10).

Foram premiados projetos em três categorias. Em Produtos Inovadores, o grande vencedor foi a equipe de alunos e professores do SENAI Rio Grande do Sul com o projeto “Incorporação de pó de pneu em elastômero termoplástico TPE-S”.  O TPE-S, incorporado ao pó de pneu – que é um resíduo proveniente do processo de sua raspagem - permite à indústria de transformação de plástico ter um produto sustentável e economicamente viável.

Na categoria Processos Inovadores, venceu a equipe do SENAI Minas Gerais, responsável pelo desenvolvimento do acelerador manual para máquina de costura industrial mecânica. A peça inovadora possibilita o controle da máquina com a mão ou o antebraço, em lugar das pernas, permitindo a inclusão de pessoas com deficiências nos membros inferiores na indústria têxtil.

Pela votação popular, venceu o SENAI São Paulo com a muleta Simple Easy que pode aumentar a praticidade, a segurança e o conforto no uso de muletas axilares. Ela possui um mecanismo de dobra que facilita o armazenamento e transporte da muleta, contendo ainda amortecimento para minimizar impactos e pressão na região das axilas.

FINALISTAS - A mostra deste ano, composta de 30 projetos de produtos e processos industriais inovadores, ficou aberta ao público entre os dias 10 a 13 de novembro, durante a Olimpíada do Conhecimento 2016, realizada em Brasília. O Inova SENAI é resultado da união da teoria com a prática e o desenvolvimento do empreendedorismo inovador presentes nas escolas do SENAI.

Os projetos que participaram desta edição foram selecionados entre 370 inscritos em todo o país. As inovações foram idealizadas por docentes e alunos do SENAI de todo o país.  Os competidores do Inova foram avaliados por uma comissão técnica formada por representantes de empresas, de universidades e de instituições do terceiro setor dedicadas ao estímulo do empreendedorismo e da inovação. O público visitante da OC2016 também pôde escolher o melhor projeto, votando em totens espalhados no local do evento ou pela Internet.
 

 

NOVA MENTALIDADE - Durante os quatro dias da competição, os expositores explicaram seus projetos ao público que visitou o evento, interagindo com a sociedade para oferecer os seus produtos e processos e conquistar votos. “Esse processo faz parte de uma nova mentalidade, que começa a se espalhar no nosso país, de que devemos educar os jovens dando a eles a oportunidade de ousar mudar o contexto de uma comunidade. Isso é inovação”, disse Lídia Nascimento, do Sebrae Nacional, uma das integrantes da comissão técnica julgadora.

Nos dois últimos dias da mostra, no sábado e no domingo, os autores dos projetos fizeram apresentações curtas de seis minutos à banca técnica julgadora. O consultor da Votorantim Cimentos, Júlio Ribeiro, avaliou que o formato das apresentações e também da interação com a sociedade são muito importantes para ajudar a formar empreendedores e, quem sabe, futuros empresários de sucesso. “Eventos como esse estimulam os alunos a pensar diferente, fora da caixa, e serem mais desenvoltos”, disse ele, acrescentando que o Brasil precisa dar mais apoio à educação profissional integrada à inovação, pois é o caminho para a geração de empregos, a transformação social e o desenvolvimento econômico.

INOVA - As equipes que participaram do Inova SENAI podiam ter, no máximo, quatro integrantes. Um deles tinha de ser um aluno regularmente matriculado no SENAI ou egresso com até um ano de formado. Os demais participantes poderiam ser docente, técnico, consultor ou colaborador do SENAI ou representantes de empresas. O desempenho dos grupos na mostra também contou pontos para as unidades da federação que participaram da Olimpíada do Conhecimento. O Inova SENAI foi criado em 2012 como mais uma forma de aprimorar a prática pedagógica da instituição, visando a estimular a cultura de inovação e o desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem.

A COMPETIÇÃO - A Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne 1.200 estudantes em uma estrutura montada ao lado do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Além da competição principal, que contempla sete desafios multidisciplinares, ocorrem outras provas: desafios individuais , Avaliação Prática do Estudante , Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL .

Leia todas as notícias da Olimpíada do Conhecimento 2016. Clique aqui
Confira todas as fotos do evento no Flickr da CNI

Leia também

Relacionadas

Leia mais

Competidores da Olimpíada do Conhecimento vão produzir uma festa para pessoas com restrições alimentares
Veja 9 vídeos que reúnem os melhores momentos da Olimpíada do Conhecimento 2016
Seis equipes participam do desafio de tuning de carros na Olimpíada do Conhecimento 2016

Comentários