A 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento fez história. Mais de 118 mil pessoas visitaram a estrutura de 50 mil metros quadrados montada no centro de Brasília, entre os dias 10 e 13 de novembro, para conhecer um evento com formato nunca visto no país.
Havia um museu que contava a história do ofício de uma maneira bem interativa - uma exposição tecnológica pouco comum no Brasil. Havia também uma cidade com casas , carros , festas , e também homens, mulheres e cachorros desfilando peças de roupa desenvolvidas por estudantes. Cavalos? Vacas? Sim. Eles ocuparam os pastos montados na área externa das tendas gigantes logo ali ao lado do Ginásio Nilson Nelson e do Estádio Nacional Mané Garrincha.
Foi possível conhecer produtos e processos inovadores criados por alunos e professores. O sorvete de azeite, o biscoito de açaí, o travesseiro feito de materiais reaproveitáveis, uma tesoura adaptada para o uso de pessoas com deficiência visual... Eram 30 projetos disputando votos dos visitantes e de jurados - muitos deles empresários.
No espaço, o ensino do SENAI também foi avaliado. Estudantes de todo o país participaram das provas que analisam como estão as escolas presentes em todas as unidades da federação. Os alunos com deficiência também participaram.
A emoção esteve presente a todo instante. Afinal, estar entre os 1.200 melhores de um país com mais de 200 milhões de pessoas não é pouca coisa. Eram estudantes do SENAI, do SESI, de escolas públicas e dos Institutos Federais de Educação demonstrando que a educação garante, sim, um futuro promissor. No presente, o que eles mostraram é que o trabalho em equipe, o esforço, a dedicação e a superação valem à pena. Veja a seleção de vídeos que contam um pouquinho de como foi essa disputa:
COMPETIÇÃO – Além da competição principal, que contemplou sete desafios multidisciplinares, a Olimpíada do Conhecimento 2016 contou com provas de desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL.
Realizada de dois em dois anos pelo SENAI e pelo SESI, o evento reune jovens que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou dos Institutos Federais, estudantes do SESI e de escolas públicas.
Após o término dessa competição nacional, o foco do SENAI é a WorldSkills 2017, em Abu Dhabi. Ao todo, 48 estudantes já estão sendo preparados para o mundial de educação técnica. Na última edição, em 2015, o Brasil conquistou 31 medalhas e ficou no primeiro lugar do pódio. Acompanhe todas as notícias aqui na Agência CNI de Notícias.