Projetos de Minas Gerais e da Bahia vencem a Mostra SESI de Ciências e Engenharia

A Mostra é um piloto que deverá ser desenvolvido nas unidades do SESI em todos os estados e no Distrito Federal a partir do próximo ano

Alunos do SESI de Pedro Leopoldo (MG) ganharam com pesquisa com enzima do mamão

Dois trabalhos da escola do Serviço Social da Indústria (SESI) de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, e um projeto da unidade do SESI Djalma Pessoa, em Salvador, venceram a Mostra SESI de Ciências e Engenharia da Olimpíada do Conhecimento 2016 . A iniciativa do SESI, em parceria com a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) , tem o objetivo de estimular a iniciação de estudantes em pesquisa científica e tecnológica. Os três projetos participarão da Febrace, que ocorre de 20 a 24 de março de 2017, em São Paulo.

O resultado foi anunciado na tarde de domingo (13). As pesquisas feitas pela escola mineira foram coordenadas pela professora de biologia Larissa Umbelino. Uma delas analisou a ação da papaína, uma enzima extraída do mamão, sobre os ovos do Schistosoma mansoni , parasita que causa esquistossomose em humanos. No projeto, os alunos Amanda Cássia, Karen Viveiros e Lucas Amorim, que cursam o ensino médio, descobriram que a papaína impede a reprodução do Schistosoma ao destruir a camada exterior dos ovos do parasita.

Leia todas as notícias da Olimpíada do Conhecimento 2016. Clique aqui

Tinta que absorve poluição foi o projeto dos alunos do SESI de Pedro Leopoldo

Já os alunos Alessandro Azevedo, Ana Paula Castilho e Ana Alice Pimenta, também do ensino médio, desenvolveram uma tinta à base de dióxido de titânio e de cal que transforma poluentes atmosféricos em gases inofensivos. “No município de Pedro Leopoldo, há muitas cimenteiras. Essa tinta, viável economicamente, pode ser usada em postes ou meio fios e contribuir para a purificação do ar de nossa cidade”, comentou Alessandro. Esse trabalho contou com o apoio da cimenteira Holcim.

MATÉRIA ESCOLAR - Os estudantes de ensino médio Davi Rocha Macedo Sousa, Giovanni de Lima Conceição e Matheus Souza Brito, da escola do SESI Djalma Pessoa, de Salvador, desenvolveram um software que ajuda alunos a gerenciarem os conteúdos escolares. Por meio da plataforma, acessível na Internet, é possível acompanhar os conteúdos que já passaram ou que ainda serão vistos em determinado ano letivo. O objetivo é dar mais autonomia para estudantes organizarem a rotina de estudos.

Confira todas as fotos do evento no Flickr da CNI

O SESI de Djalma pessoa desenvolveram software para acompanhar conteúdo escolar

FUTUROS CIENTISTAS – A gerente de Projetos Educacionais do SESI, Bárbara Trajano, destacou a importância da Mostra para aumentar o interesse de crianças e jovens pelo mundo das ciências. “Esperamos que saiam daqui grandes futuros cientistas”, afirmou. A coordenadora-geral da Febrace, Roseli de Deus Teles, informou que, entre os critérios levados em consideração na avaliação dos projetos, estão desde a atitude e as habilidades de comunicação dos estudantes até a análise dos relatórios produzidos e o rigor científico das propostas.

Ao todo, estiveram expostos na feira 15 projetos de escolas do SESI de cinco estados: Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Os trabalhos tinham o intuito de resolver problemas do mundo real, por meio de fundamentos teóricos e metodologia científica, nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia.

A Mostra SESI é um piloto, que deverá ser desenvolvido nas unidades do SESI em todos os estados e no Distrito Federal a partir do próximo ano. O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Escola Politécnica da USP é parceiro do projeto. Trata-se de uma instituição de desenvolvimento tecnológico, sem fins lucrativos, dedicado à criação e à inovação em tecnologias avançadas e é responsável pela realização anual da Febrace.

Relacionadas

Leia mais

Ex-alunos do SENAI se classificam para competição mundial da Volvo
SENAI abre mais de 32 mil vagas para cursos pagos e gratuitos em novembro
Alunos do SESI participam de mostra inédita de projetos científicos

Comentários