Projeto de vida: o guia do futuro do Novo Ensino Médio

Pelas novas diretrizes educacionais, os estudantes terão apoio pedagógico para descobrirem seus objetivos pessoais e profissionais. Entenda como funciona a nova matéria da grade curricular

Sabe aquela pergunta boba que sempre fazemos para as crianças - o que você quer ser quando crescer? Nessa época, normalmente, as repostas são muito mais certas e lúdicas, como "quero ser astronauta, quero ser bailarino/a, quero ser piloto/a". A questão é que a pergunta nunca deixa de exisitir e, com o passar do tempo, a busca pela melhor resposta acompanha a vida dos jovens e, em alguns casos, se torna um motivo de ansiedade.

O Ensino Médio é a ponte entre a fase escolar e a vida adulta, uma etapa marcada por dúvidas e questionamentos. Diante disso, as novas diretrizes educacionais contemplam o ‘Projeto de Vida’, uma matéria que tem o objetivo de ajudar os estudantes a organizar os seus planos para o futuro. 

A Agência de Notícias da Indústria elaborou um guia para que você entenda melhor como funciona esse novo componente curricular e ouviu opiniões de quem já está vivenciando essas mudanças nas redes de ensino do Serviço Social da Indústria (SESI)

O que é o Projeto de Vida? 

Com o Novo Ensino Médio, as escolas vão passar a contemplar esse componente curricular: o Projeto de Vida. Ao longo dos três anos, devem ser promovidas práticas e reflexões para que o aluno se descubra nas áreas pessoal, profissional e social. Em resumo, é uma parte do currículo que ajuda o estudante a alinhar os seus planos para o futuro com base nessas três dimensões. 

  • Pessoal: tem como foco a autodescoberta do aluno, com abordagem na sua identidade e valores, para que ele descubra as suas habilidades, dificuldades e desejos. 
  • Social: trabalha as relações interpessoais do estudante enquanto cidadão pertencente a um grupo familiar e comunitário. É o momento de reflexões sobre a realidade em que vive. 
  • Profissional: tem como objetivo direcionar o aluno para decidir uma carreira futura, seja no meio acadêmico, no empreendedorismo, ramo artístico ou demais áreas de atuação. Aqui são desenvolvidas competências necessárias para o mundo do trabalho. 

A elaboração do projeto de vida contribui para a ampliação da autonomia e do protagonismo do jovem, já que o processo de ensino e aprendizagem estabelece um papel ativo para ele. 

O que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? 

A BNCC, documento que norteia as instituições escolares brasileiras, trata na sua competência 6 o ‘Trabalho e Projeto de Vida’ e cita que ele deve: 

“Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu Projeto de Vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.  

Como funciona na prática?  

As diretrizes do Novo Ensino Médio dão autonomia para que as escolas adaptem o projeto de vida de acordo com a realidade de seus estudantes, levando em consideração a pluralidade cultural do território brasileiro. Além disso, o projeto deve contemplar a singularidade de cada aluno, sendo desenhado conforme seu tempo e desejos pessoais. 

Para a missão de orientar esses estudantes no desenvolvimento dos seus projetos, cada escola deve indicar um profissional que os jovens se identifiquem e tenham mais proximidade. Esse vínculo é fundamental para que eles se sintam à vontade para expressar seus planos e compartilhar o que sentem.

Como é a experiência no SESI?

As escolas da rede SESI iniciaram a implementação do Novo Ensino Médio em 2018 e, desde então, o Projeto de Vida já faz parte da rotina escolar desses estudantes. A professora Karine Acioli, da Escola SESI Cambona, em Maceió (AL), explica que a proposta é oferecer oportunidade para uma escolha consciente e fundamentada na avaliação das diferentes possibilidades de formação profissional. 

Para isso, os alunos passam por diferentes fases no projeto. Inicialmente, eles devem identificar seus interesses e habilidades, depois conhecem o universo das escolhas profissionais e, por fim, são preparados para desenvolver as competências necessárias para a vida e o trabalho. 


“O amadurecimento é visível. Eles conseguem se olhar sabendo que as diferenças existem, mas que cada um apresenta habilidades específicas que fortalecem, inclusive, as práticas colaborativas”, destaca a educadora. 


Ela conta ainda que a definição dos instrumentos e das abordagens usadas para o desenvolvimento do projeto de vida levam em consideração as intervenções necessárias para uma aprendizagem efetiva e que sejam feitas por meio de metodologias ativas. O resultado do projeto se concretiza em um portfólio.

“O portfólio engloba uma multiplicidade de instrumentos e registros de aprendizagem, em diferentes momentos ao longo dos três anos do Novo Ensino Médio. Logo, essa concretização vem da construção de um plano de vida contendo a identificação das características pessoais, normas e valores relevantes à convivência social, habilidades e inclinações profissionais”, explica Helena.

Para a estudante Wyllyane Vitória, 17 anos, que faz a 3° série do Ensino Médio na mesma unidade SESI, o projeto de vida foi decisivo para que ela optasse por seguir a carreira de Direito. 


“É um auxílio enorme tanto na minha vida acadêmica, quanto na minha vida pessoal. Pensar e construir o meu futuro com essa idade, com base no que eu estudo agora é desafiador, mas não deixa de ser incrível. Eu consigo atribuir conhecimentos e experiências que posso colocar em prática mais pra frente”, declara a jovem. 


 

Educação para o mundo do trabalho 

Além do desenvolvimento do projeto de vida, a rede SESI, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), tem o módulo “Mundo do Trabalho”, que faz parte da proposta do Ensino Médio e é ofertado a todos os estudantes.

O módulo, realizado ao longo de 200 horas, possibilita aos alunos da 1ª série o desenvolvimento de competências socioemocionais, raciocínio lógico, programação e autoconhecimento, além de pensarem em um projeto de vida e carreira profissional. 

“Neste módulo, os alunos têm contato com temas que serão o grande diferencial na hora de entrar no mercado de trabalho. É uma espécie de coaching de carreira”, explica Sandro Ormond, especialista do Departamento Nacional.  

Confira todas as novidades da rede no portal SESI Educação

Relacionadas

Leia mais

Material didático do SESI recebe mais de 34 mil contribuições de professores
#7 - Os desafios do Novo Ensino Médio
Novo Ensino Médio é realidade para mais de 12 mil alunos das escolas SESI

Comentários