Olimpíada do Conhecimento recebe visita de autoridades

Ministros do TCU e parlamentares conheceram inovações que moldarão o futuro das cidades e tecnologias desenvolvidas por alunos do SESI e do SENAI
Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade (centro), e ministro do TCU Aroldo Cedraz (esq) visitam uma das atrações da OC2018

Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e parlamentares visitaram, nesta quinta-feira (5), a Olimpíada do Conhecimento 2018 acompanhados pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. O evento aborda o papel transformador da tecnologia em diversos aspectos da vida em sociedade, do modo de consumo aos formatos de ensino. Traz ainda demonstrações de inovações criadas por alunos e unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI).

Entre as autoridades presentes, os ministros do TCU Aroldo Cedraz, Augusto Nardes, Augusto Sherman, Marcos Bemquerer; o procurador do TCU Marinus Marsico; o senador Cristovam Buarque (PDT-DF); e os deputados federais Carlos Andrade (PHS-RR) e Izalci Lucas (PSDB-DF).

“Nosso objetivo é sensibilizar os jovens para esse futuro próximo e como é importante se preparar para o novo mundo do trabalho. Mas também queremos mostrar aos empresários que a tecnologia já tem um papel fundamental da competitividade dos negócios”, explicou Andrade.

Ministro do TCU Augusto Nardes (dir) conhece projetos de acessibilidade desenvolvidos pelo SENAI

As autoridades viram de perto a aplicação dos conceitos de Indústria 4.0 na planta de confecção demonstrativa criada pelo SENAI Cetiqt, SENAI RJ e Cimatec, em que é possível produzir uma peça de roupa totalmente customizável em apenas 30 minutos. Também conheceram como a realidade virtual e aumentada está ajudando a modernizar a construção civil. O tour passou ainda pelos 50 projetos desenvolvidos por alunos de SENAI e SESI na Mostra SESI SENAI de Inovação e pelas seletivas do Torneio de Robótica.

“Estou muito impactado e impressionado com o que vi hoje. O SESI e o SENAI têm dado grande contribuição ao desenvolvimento nacional de tecnologia, mas também na educação profissional. Esta deveria ser uma exposição itinerante porque o Brasil precisa saber que isso está acontecendo. É esse o único caminho para o desenvolvimento do nosso país, pela inovação e pela educação”, afirmou o ministro Aroldo Cedraz.

Relacionadas

Leia mais

Desafio de Robótica testa habilidades de 240 estudantes na Olimpíada do Conhecimento, em Brasília
Conheça 30 novas profissões que vão surgir com a Indústria 4.0
13 motivos para visitar a Olimpíada do Conhecimento 2018

Comentários