13 motivos para visitar a Olimpíada do Conhecimento 2018

A Olimpíada do Conhecimento acontece de 5 a 8 de julho, em Brasília. O evento é organizado pelo SESI e SENAI e tem entrada gratuita todos os dias de 9h às 18h

A Olimpíada do Conhecimento 2018, de 5 a 8 de julho, em Brasília, vai apresentar, em um espaço de 25 mil metros quadrados, a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro. Nesses ambientes, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vão mostrar inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação.

Selecionamos 13 motivos para você visitar a OC2018, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A visitação é aberta e gratuita de 9h às 18h.

1 - Aulas gratuitas de culinária com grandes nomes da gastronomia

Vai ter aula de cozinha molecular com o apresentador da GNT Felipe Bronze. Ex-participantes do maior reality show de gastronomia do Brasil, como Leonardo Young, Michele Crispim e Raul Lemos, também ministrarão atividades. Tudo isso vai acontecer no Gourmet Tech, um dos ambientes da OC2018. 

E tem mais, no espaço gastronômico, impressoras 3D farão a massa e o recheio de salgados e até mesmo panquecas. Em vez de tinta, a máquina utiliza a massa para “imprimir” a imagem na chapa quente, usando a combinação de ar comprimido e vácuo.

2 - Palestras gratuitas com youtubers, chefs de cozinha e estilistas

Iberê Tenório, Felipe Bronze, Rafael Cortez, Marcelo Tas, Eduardo Faria (do canal Venom Extreme) e o estilista Ronaldo Fraga são apenas alguns dos convidados especiais do Ciclo de Palestras da Olimpíada do Conhecimento. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no pelo site da OC2018

3 - Um posto que tem muito mais do que combustíveis

O Eco Posto é um posto de recarga provedor de serviços automotivos personalizados para cada usuário. Além de recargas elétricas de veículos proveniente de energia solar, o que torna o posto autossuficiente, o Eco Posto também realiza um reconhecimento do veículo e sugere manutenções preventivas necessárias. 

O Sistema do posto está interligado diretamente a uma linha de manufatura, que produz e entrega as peças solicitadas ao usuário ou aos mecânicos que realizarão a manutenção do veículo. No posto ainda terá um veículo e uma moto elétricos, além de uma minimoto. 

4 - A Cidade Inteligente tem impressora 3D de concreto 

Você sabia que já é possível imprimir concreto? Graças a novas tecnologias, esse avanço é uma realidade. Na Olimpíada do Conhecimento, os visitantes poderão acompanhar a impressão de peças e mobiliários de decoração. A impressora 3D, chamada de Inova House 3D, foi desenvolvida a partir de parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o SENAI.

5 - Uma casa controlada por tablet, aplicativo e voz

Imagine controlar a iluminação da sala da sua casa e do seu quarto por voz e por tablet? E que tal o sistema de som e tv integrados ao sistema de iluminação? Funciona assim, se você for ver um filme, com um único comando as luzes diminuem, o home theater liga juntamente com a TV, as cortinas se fecham e a TV vai para o canal do filme ou série que o usuário costuma assistir. Sim, as cortinas também são controladas por aplicativo. Você poderá ver e testar essas novidades!

6 - Tem o museu sobre futuros possíveis 

A ideia do museu é ser um espaço de reflexão sobre as novas possibilidades que se descortinam com os desenvolvimentos nos diversos campos da sociedade apoiado na obras de seis artistas: Camila Sposati (SP), Eduardo Kac (RJ), Gabriela Bilá (DF), Pedro França (SP) e da dupla Gisela Motta e Leandro Lima (SP). A mostra de arte contemporânea vai ter instalações, fotografias e obras multimídia. Os artistas fizeram produções inéditas para a exposição em Brasília. 

7 - Vai ter uma fábrica inteligente que produz roupa em meia hora

Os visitantes poderão acompanhar a produção de peças sob medida na planta de confecção 4.0, desenvolvida pelo SENAI. Para iniciar o processo de compra de uma nova roupa, o consumidor se coloca diante de um espelho virtual, que possui uma câmera e é capaz de levantar as medidas da pessoa. Um robô confere a rigidez muscular do cliente para definir com precisão o tamanho a ser produzido. Em seguida, a peça é desenhada e transportada para uma mesa, que corta automaticamente o tecido com ajuda de câmeras com reconhecimento de bordas, economizando material. Roupa pronta em meia hora!

8 - Um novo conceito em unidade de saúde

Pra começar, a unidade de saúde possui uma triagem automatizada. Um único aparelho integra todos os equipamentos necessários para a classificação de risco clínico. O que agiliza o atendimento aos pacientes, selecionando as prioridades. A ferramenta tem serviços e equipamentos clínicos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A classificação de risco é feita em menos de 2 minutos. 

Já quem precisar colocar gesso no braço, por exemplo, vai usar um imobilizador confeccionado com plástico biodegradável desenvolvido a partir do bagaço da cana de açúcar, milho e beterraba. Sem falar que a peça será fabricada em impressora 3D. Para os profissionais de saúde e hospitais, agiliza o procedimento e evita que tenham que lidar com problemas relacionados ao manuseio do gesso.

9 - Robôs em ação na Olimpíada do Conhecimento

Estudantes do SENAI e do SESI vão participar do Desafio de Robótica na Indústria. Trata-se  de um jogo para robôs, de diferentes plataformas de hardware. Essas máquinas, construídas pelos próprios estudantes, vão atuar de maneira autômoma (programada) em um período do jogo, e controlada em outros momentos. Divididos em equipes, os estudantes terão de cumprir tarefas ligadas ao setor industrial. 

No caso da missão em veículos automotores, por exemplo, os robôs terão uma atividade que simula a linha de produção para a montagem final de um veículo. Eles terão de colocar algumas peças em uma esteira em funcionamento. Cada peça levada para a linha de produção vai contar pontos para a equipe. Tudo será feito de maneira lúdica na mesma mesa da competição onde serão realizadas as outras missões. 

10 - Tem um monte de ideias inovadoras

Alimentos com ingredientes inusitados, sistemas que controlam o consumo de água e equipamentos que facilitam o dia a dia das pessoas com deficiência estão entre os 50 produtos e processos inovadores do SENAI que serão apresentados na Mostra Inova. Os produtos estarão disponíveis fisicamente e os processos serão expostos virtualmente (por vídeos). Os visitantes, por meio de votação, ainda podem votar nos produtos e processos mais inovadores.

11 - Você vai conhecer a Escola do Futuro

A Escola do Futuro reúne ambientes criativos e metodologias que dialogam com as tendências e movimentos contemporâneos da educação.Tudo isso será apresentado ao público no Espaço Maker, onde acontecerá a exposição de projetos de alunos do SESI e do SENAI. São projetos desenvolvidos por estudantes dos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal. 

Vão desde aplicativos, produção de animações e vídeos, modelagem em 3D, modelo de casa inteligente, um dispositivo eletroeletrônico capaz de identificar a falta de energia e comunicar em tempo real o problema à companhia elétrica, um GAME como ferramenta utilizada na Educação, novas válvulas de gás, extrusora eficiente para o processo de reciclagem de plásticos até projetos de automação dos processos automotivos.  

12 - Tem corrida de inovação 

Outra atração da Escola do Futuro será o Grand Prix de Inovação, uma corrida de 32 horas (oito por dia) de inovação aberta que será disputada por oito equipes de alunos do SESI e do SENAI. Os participantes vão criar, desenvolver e prototipar soluções para desafios-surpresas reais da indústria propostos por quatro empresas: Dassault Systemes, Fiat Chrysler - FCA e Ambev.  A disputa começa na quinta-feira (5), às 9h, e termina no domingo (8) com a visualização da prática da inovação. 

13 - Mostra de Ciências e Engenharia

Imagine só! Casca de abacaxi para filtrar água e gel antibacteriano feito de folhas e frutos. São alguns dos projetos de estudantes do SESI e do SENAI que serão expostos na Mostra de Ciências e Engenharia da Olimpíada do Conhecimento. Ao todo, são 48 projetos em fase de desenvolvimento. A mostra tem como objetivo incentivar a aprendizagem em ciências, tecnologia, engenharia, artes, design e matemática, por meio de projetos científicos e de engenharia para fortalecer a cultura científica da inovação e do empreendedorismo. Os trabalhos serão analisados por uma equipe de especialistas da Universidade de São Paulo (USP). 

SAIBA MAIS
10º edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à ponte JK
Entrada gratuita

Relacionadas

Leia mais

Gourmet Tech: inovações gastronômicas são futuro de restaurantes
Impressora 3D de concreto será uma das tecnologias presentes na Olimpíada do Conhecimento
Olimpíada do Conhecimento apresenta inovações para melhorar os centros urbanos

Comentários