Olimpíada do Conhecimento é palco de seletiva de robótica para a WorldSkills 2019, em Kazan

Estudantes de unidades do SENAI de cinco estados têm como desafio montar robôs voltados para a movimentação de contêineres em portos e adaptá-los para diferentes situações

Equipe de Mato Grosso constroi robô para disputar a seletiva para a WorldSkills 2019, que será realizada na Rússia

Dez alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) participam desde quarta-feira (4), em Brasília, da seletiva da ocupação de Robótica Móvel para o mundial de profissões técnicas, a WorldSkills, que ocorrerá no ano que vem, em Kazan, na Rússia. Os estudantes estão divididos em duplas que representam unidades do SENAI de cinco estados brasileiros: Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

No primeiro dia da competição, realizada durante a Olimpíada do Conhecimento 2018, as duplas tiveram como missão construir um robô móvel para simular a movimentação de contêineres em portos. De acordo com o avaliador externo da seletiva, Paulo Villiger, a soma da pontuação de cada uma das tarefas definirá a equipe vencedora. Pelos próximos meses, o time será preparado pelo SENAI e poderá representar o Brasil em Kazan – cidade russa onde a Seleção Brasileira de futebol enfrentará, nesta sexta-feira (6), a Bélgica pela Copa do Mundo da FIFA.

ROTINA DE DESAFIOS - A seletiva da robótica foi dividida em cinco dias de provas. Na quarta-feira (4), os alunos tiveram como missão construir os robôs. Daí em diante, os desafios serão diários até domingo (8), com cada dupla tendo a responsabilidade de desenvolver soluções para os módulos das provas e adaptações aos robôs, tendo como base as informações previstas no briefing.

A dupla campeã iniciará, em janeiro de 2019, em Brasília, os treinamentos para a WorldSkills junto à equipe brasileira liderada pelo SENAI.

WORLDSKILLS - É a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Na última edição da WorldSkills, em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar geral. Foram 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência conquistados. A competição reuniu mais de 1.200 jovens, 68 países e 52 ocupações do setor industrial e de serviços.

Relacionadas

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento recebe visita de autoridades
Desafio de Robótica testa habilidades de 240 estudantes na Olimpíada do Conhecimento, em Brasília
Conheça 30 novas profissões que vão surgir com a Indústria 4.0

Comentários