Olimpíada do Conhecimento é oportunidade para jovens conhecerem vantagens da educação profissional

A indústria brasileira busca, cada vez mais, profissionais de nível técnico com capacidade para trabalhar em grupo e habilidades gerenciais

Coletiva de imprensa sobre a OC2014 foi realizada nesta quinta-feira (21), em Belo Horizonte

Existem hoje 8,5 milhões de jovens no Brasil. Desses, apenas 1,5 milhão se formam em um curso superior. Os 7 milhões que ficam fora da universidade não estão devidamente preparados para o mercado de trabalho. Por outro lado, a indústria brasileira busca, cada vez mais, profissionais de nível técnico com capacidade para trabalhar em grupo e habilidades gerenciais. “Essa defasagem pode ser corrigida com os cursos técnicos, que ainda não são vistos como alternativa por muitos jovens brasileiros”, disse o diretor de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Gustavo Leal, ao apresentar a Olimpíada do Conhecimento nesta quinta-feira (21), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). 

Gustavo Leal destacou ainda a remuneração inicial diferenciada de quem escolhe a educação profissional. Ouça, clicando aqui.

A Olimpíada do Conhecimento é o maior torneio de educação profissional das américas. Neste ano, a competição bienal reunirá mais de 800 jovens de todo o Brasil, no Expominas, em Belo Horizonte. As provas ocorrem de 3 a 6 de setembro. Participarão dessa oitava edição do torneio os melhores jovens qualificados em 58 ocupações técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária (veja lista ao final). Os competidores saíram de cursos técnicos ou de aprendizagem profissional das escolas do SENAI, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Tecnologia – esses últimos, pela primeira vez, farão parte das provas. “Esse evento tem o objetivo principal de mostrar que o ensino profissional é um caminho alternativo para o jovem se inserir no mercado de trabalho. A educação é a base da inovação e é isso que vamos mostrar durante a Olimpíada”, afirmou Gustavo Leal. 

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que, no Brasil, apenas 6% do jovens com até 25 anos optam pela educação profissional. Uma realidade bem diferente dos países mais desenvolvidos, onde a média chega a 35%. Na Finlândia, por exemplo, 58% dos jovens escolhem cursos  técnicos e na França a porcentagem é ainda maior: 58%.  “Com a educação profissional, o jovem também pode ter um futuro promissor”, acrescentou Leal. Segundo ele, 75% dos alunos que escolhem os cursos técnicos são empregados logo no primeiro ano depois da graduação e conseguem uma boa remuneração. “Muitas vezes as indústrias deixam de contratar porque não conseguem um profissional qualificado, por isso os salários são altos. Temos que mudar a mentalidade e passar a valorizar a educação técnica. Uma indústria precisa de engenheiro, mas também precisa de técnicos de soldagem, por exemplo”, explicou o diretor do SENAI. 

“O evento vai nos ajudar a chamar a atenção dos jovens para a importância da indústria que, cada vez mais, busca mão de obra preparada e qualificada” - Olavo Machado

Durante os quatro dias da Olimpíada do Conhecimento, os competidores realizarão tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho. O desempenho deles estabelece o padrão de excelência das práticas das 58 ocupações e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação. Esses indicadores mostram o grau de domínio dos técnicos das novas tendências tecnológicas utilizadas pelo setor produtivo e mudanças nos perfis profissionais, além de orientar a atualização dos currículos nas escolas.  “O evento vai nos ajudar a chamar a atenção dos jovens para a importância da indústria que, cada vez mais, busca mão de obra preparada e qualificada”, afirmou o presidente da FIEMG, Olavo Machado. 

O estudante Brenno de Oliveira, de 19 anos, é um dos competidores da Olimpíada. Ele busca uma medalha de ouro na ocupação de estrutura metálicas. Formado pelo SENAI, Brenno acredita que todo jovem deveria fazer um curso profissionalizante. “Os cursos técnicos estão revolucionando as nossas vidas,  abrindo as nossas mentes e nos preparando para o mercado de trabalho. Eles são garantia de um futuro certo”, disse. 

SELEÇÃO DOS MELHORES – A Olimpíada do Conhecimento deste ano ocupará 105 mil metros quadrados do Expominas, onde serão instaladas 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero, seis estações geodésicas e um ambiente no qual ficarão 16 novilhas preparadas para inseminação artificial. Além das 6 mil pessoas envolvidas no evento, entre competidores, técnicos, avaliadores e organização, são esperados 300 mil visitantes no período. 

Para participar da competição, os estudantes, com menos de 21 anos de idade, devem ter, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio na área. A Olimpíada do Conhecimento tem início nas escolas do SENAI, quando professores identificam alunos de destaque e os convidam para treinar para os torneios locais. A etapa estadual é a fase classificatória para a nacional. Nesse processo, os competidores chegam a se dedicar oito horas diárias durante meses para alcançarem os melhores resultados. O mais bem colocado em cada uma das modalidades da fase nacional deste ano concorre a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, será realizada  em São Paulo. Na edição de 2013, em Leipzig (Alemanha), o Brasil conquistou 12 medalhas. No ranking dos 53 países que participaram do torneio, ficou em quinto lugar em número de medalhas, com 52 pontos, atrás de Coreia (89), Suíça (73), Taiwan (65), Japão (56). 

A participação na etapa nacional se amplia a cada ano. Os 800 inscritos neste ano representam número quase sete vezes maior que os da primeira edição da Olimpíada, realizada em 2001, em Brasília, quando participaram 111 estudantes. A variedade de ocupações profissionais do torneio também aumentou: passou de 26, em 2001, para 58, em 2014. 

Ocupações da Olimpíada do Conhecimento 

Tecnologias de manufaturas e engenharias: polimecânica; manufatura integrada; mecatrônica; desenho mecânico – CAD; tornearia CNC; fresagem CNC; soldagem; eletrônica industrial; eletricidade industrial; robótica móvel; estruturas metálicas; caldeiraria; modelagem de protótipos; segurança do trabalho; instrumentação e controle de processo; metrologia dimensional; construção de moldes; mecânica industrial. 

Construção e edificações: escultura em pedra; aplicação de revestimentos cerâmicos; instalação hidráulica e a gás; eletricidade predial; construção em alvenaria; sistema drywall e gesso; pintura decorativa; marcenaria de móveis; marcenaria de estruturas; carpintaria de telhados; jardinagem e paisagismo; refrigeração e ar-condicionado. 

Moda e criatividade: joalheria; florista; tecnologia da moda; design gráfico; vitrinismo; costura. 

Tecnologias da informação e comunicação: STI - sistema de transporte da informação; TI - soluções de software; tecnologia de mídia impressa; web design; TI - administração de sistemas de rede; tecnologia da informação. 

Serviços: cabeleireiro; estética e bem-estar; confeitaria; cozinha; serviço de restaurante; técnico em enfermagem; panificação. 

Transporte e logística: funilaria automotiva; manutenção de aeronaves; mecânica de automóveis; pintura automotiva. 

Engenharias agrícolas e agropecuária: irrigação; inseminação artificial; agrimensura. 

Modalidades para pessoas com deficiência: panificação (deficiência intelectual); mecânica de automóveis (deficiência física); costura (deficiência auditiva); e tecnologia da informação (deficiência visual).


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL- Paralelo à Olimpíada do Conhecimento haverá uma série de eventos sobre educação e tecnologia. Saiba mais sobre os principais: 

1. Uma profissão, uma escolha – 01.09 

2. Festival Internacional de Robótica FLL – 2 a 4.09 

3. Brasil Fashion – 3 e 4.09 

4. Exposição Indústria do Futuro – 3 a 6.09 

5. Inova SENAI – 3 a 6.09 

6. 
Praça do Conhecimento – 23 e 24.08 | 30 e 31.08 

Relacionadas

Leia mais

Pessoas com Síndrome de Down buscam na educação profissional caminho para o primeiro emprego
VÍDEO: Veja como os projetos de robótica estimulam estudantes da Bahia, São Paulo e Goiás
Estrutura que abrigará Olimpíada do Conhecimento, em Belo Horizonte, já está pronta

Comentários