Mundo SENAI: evento dá dicas sobre cursos e mercado de trabalho

Aberta para toda população, a 11ª edição do evento oferece cursos, palestras, workshops, visitas guiadas e outras atividades de graça por todo Brasil
Cada unidade oferece atividades focadas nas especificações do estado

O que você pensa quando ouve a palavra indústria? Se a resposta foi máquinas e ferramentas, temos uma notícia para você: o setor industrial vai muito além dessas coisas. Hoje, contamos com muitos avanços e desenvolvemos soluções que atendem diversas áreas como saúde, infraestrutura, educação, entre outras. Quer saber como?

Nos dias 21 e 22 de novembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai tirar essas e outras dúvidas na 11ª edição do Mundo SENAI. O evento – realizado em todo país – oferece palestras, workshops, visitas guiadas, minicursos e outras atividades para apresentar o dia a dia industrial para toda população.  

Gratuito, o Mundo SENAI pretende despertar o interesse pelas diversas profissões industriais, por meio de cursos técnicos, além de incentivar as parcerias entre indústrias e o SENAI. Em 2018, por exemplo, cerca de 280 mil pessoas visitaram as unidades em todo o Brasil. Entre elas, estavam estudantes das redes pública e privada, empresários e a comunidade local. 

Para a gerente de Inteligência de Mercado do SENAI, Daniela Bernardon, o evento é importante para desmistificar a imagem que muitos criaram deste setor e mostrar para os jovens como, de fato, funciona o ensino técnico da instituição.

“Na maioria das vezes, o visitante não tem tempo de ir até uma unidade, entrar e conhecer. Acha que a indústria se resume a um torneiro mecânico sujo de óleo, sendo que, na verdade, hoje podemos desenvolver em nossos laboratórios desde chips microscópicos até próteses”, conta Bernardon.

Objetos produzidos com impressão 3D nos laboratórios do SENAI

Ela afirma também que uma das propostas dessa edição é mostrar a qualidade do ensino a distância (EaD). "Algumas pessoas entendem a educação a distância como um ensino mais superficial e não é bem assim. No SENAI, queremos mostrar que o EaD tem a mesma qualidade que um curso presencial. A certificação é a mesma no final do curso", explica a gerente. 

INDÚSTRIA 4.0 - Este ano, o Mundo SENAI mostrará ainda que a instituição está inserida e preparada para a quarta revolução industrial, com tecnologias mais complexas, que exigem novas formas de trabalho e profissionais com mais habilidades e competências. 

No Amazonas, por exemplo, o doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Marcus Pelegrini, fará a palestra “Desvendando a Indústria 4.0: Uma oportunidade para a produtividade”, na Escola SENAI Antônio Simões. Confira a programação completa do estado no site do SENAI do Amazonas

Quem participar do Mundo SENAI no Mato Grosso do Sul, terá acesso aos novos cursos técnicos em Internet das Coisas e em Informática para Internet. Veja outras atividades no site do SENAI do Mato Grosso do Sul

Confira, a seguir, a programação de cada estado: 

AP  

Em Macapá, serão oferecidas palestras com os temas: Orientação Profissional, Domótica (tecnologia responsável pela gestão dos recursos tecnológicos habitacionais) e Indústria 4.0.

Oficinas de panificação, demonstração de instalações elétricas, apresentação de projetos inovadores e desfile de moda são outras atividades oferecidas.

Na escola SENAI Santana, estarão à disposição dos visitantes mostras tecnológicas e apresentação de projetos inovadores, palestras nas áreas de eletricidade e elétrica, exposição de produtos de empresas parceiras e um espaço de ações inclusivas.

Já na escola localizada no Vale do Jari, o público vai poder prestigiar minicursos na área de tecnologia e inovação, palestra sobre profissões do futuro, e mostras tecnológicas. 

Mais informações no site do SENAI do Amapá.

AM

No Amazonas, a abertura oficial do Mundo SENAI será na escola SENAI Antônio Simões, com a participação exclusiva de gestores de instituições públicas e privadas e empresários.

Na ocasião, o professor da instituição, Adenilson dos Santos fará a palestras “Qualificação profissional e seus impactos”, e Marcus Pelegrini, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São Paulo, abordará “Desvendando a Indústria 4.0: Uma oportunidade para a produtividade”.

Confira a programação completa no site do SENAI do Amazonas

BA

Na Bahia, o Mundo SENAI oferece palestras, workshops, minicursos, orientação profissional, visitas a laboratórios que simulam o dia a dia da indústria e muito mais.

Manutenção de Ar Condicionado: Desenvolvendo-se na área e Eletricista de Baixa Tensão: Conhecendo na prática são algumas dos assuntos que serão abordados. O mini curso de Revit e a maratona de Química também estão na programação.

Acesse o site do SENAI da Bahia e confira!  

CE

No Ceará, em sua 11ª edição, o evento ocorrerá nas unidades da Barra do Ceará, Sobral, Juazeiro do Norte e no North Shopping Fortaleza.

Na programação constam visitas guiadas pela unidade para conhecer a infraestrutura, laboratórios e os Projetos Integradores, iniciativa pedagógica da entidade que acontece simultaneamente ao Mundo SENAI e exibe inovações desenvolvidas por alunos do SENAI para solucionar problemas e desafios do dia a dia da indústria.

Saiba mais no site do SENAI do Ceará

DF

No Distrito Federal, as unidades do Gama, Sobradinho e Taguatinga estarão abertas para a comunidade conhecer as oportunidades de formação profissional na indústria e as soluções tecnológicas para as empresas. No Gama, a programação será das 9h às 21h; em Sobradinho, das 8h às 12h; e, em Taguatinga, das 8h às 22h.

Os visitantes terão a oportunidade de ver, por exemplo, como são os processos de torneamento e fresagem para confecção de peças mecânicas e como funciona a infraestrutura de câmeras de segurança residenciais e seu gerenciamento. Além disso, serão apresentados os impactos da indústria 4.0 nos processos produtivos e no mercado de trabalho.

Confira a programação completo no site do SENAI do Distrito Federal

ES

No Espírito Santo, as visitas podem ser realizadas nas unidades de Aracruz, Araçás (em Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit (em Serra), Colatina, Linhares e São Mateus. Apenas o SENAI Vitória não recebe o evento devido às obras de modernização. 

E tem novidade durante o Mundo SENAI na unidade do Civit, que lança o seu espaço maker: o Senailab, que tem como objetivo proporcionar um ambiente de aprendizagem multidisciplinar aos alunos. 

Mais informações no site do SENAI do Espírito Santo

GO

O SENAI de Goiás oferece palestras, workshops, minicursos gratuitos e muito mais nessa edição do Mundo SENAI. 

Café com Empresários: Entrega do Laboratório de Realidade Aumentada Parceria com a ENEL; Lançamento da parceria com SENAI Cetiqt; Minicurso em Eletropneumática; Workshop Instalações Fotovoltaicas; Workshop controle Robótico via Arduino - princípio e funcionamento; Exposição de kits de metrologia e equipamentos de medição são alguns dos programas do evento. 

Acesse o site do SENAI de Goiás e confira a programação completa. 

MA

No Maranhão, o Mundo SENAI acontecerá em seis cidades maranhenses e as atividades são essas: Visitas às instalações das unidades (salas de aulas e laboratórios) – tour na unidade; Apresentação das áreas de atuação e cursos do SENAI, com degustação de aulas práticas e operacionalização de equipamentos; Exposição de projetos desenvolvidos por alunos e professores; Demonstração das ofertas de cursos do SENAI na modalidade EAD e orientação sobre as matrículas nos cursos de Competências Transversais e Desvendar 4.0; Apresentação da Plataforma Mundo SENAI, para demonstração dos cursos técnicos por unidade, guia de profissões e orientação profissional.

Além disso, nas unidades de Açailândia e Imperatriz, também será oferecida a palestra Automação na Produtividade Industrial, com o Engenheiro Eletricista da indústria Suzano Papel e Celulose, Paulo Henrique Nogueira Santana.

Saiba mais no site do SENAI do Maranhão.

MT 

Todas as unidades do SENAI no Mato Grosso estarão de portas abertas. O evento com palestras, minicursos, orientação profissional, visitas aos laboratórios e oficinas e exposições diversas visa apresentar todas as oportunidades para quem quer construir uma carreira de sucesso na indústria. Barra do Garças, Várzea-Grande, Cáceres, Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Distrito Industrial de Cuiabá são algumas da unidades que vão participar.

Mais informações no site do SENAI do Mato Grosso

MS 

Com expectativa de receber 10 mil visitantes no SENAI do Mato Grosso do Sul, o evento contará com oficinas, workshops, palestras e minicursos e visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria. Quem participar do Mundo SENAI poderá ter acesso e conhecer melhor os novos cursos como técnico em Internet das Coisas e técnico em Informática para Internet, além dos cursos de Piloto de Drone e de Instalador de Placas Fotovoltaicas. Acesse o site do SENAI do Mato Grosso do Sul e saiba mais.

MG

Em Minas Gerais, o Mundo SENAI oferece atividades como os workshops: Controle de nível por borbulhamento, Mecânica Automotiva para Mulheres, Construção de Currículos. Também serão feitas visitas de escolas públicas e da comunidade pelo laboratórios; palestras sobre os Pilares da Indústria 4.0; Desafio dos Labirintos e Usinagem em Movimento. Acesse o site do SENAI de Minas Gerais e saiba mais. 

PA

No Pará, dez municípios receberão mais uma edição do Mundo SENAI. O evento, que no Pará é realizado em parceria com a TV Liberal, acontece anualmente e oferece uma programação gratuita que envolve palestras, minicursos, orientação profissional, visita guiada aos laboratórios, entre muitas outras atrações. 

Acesse o site do SENAI do Pará e saiba mais. 

PI 

O SENAI abrirá as portas do Centro de Formação Profissional José de Moraes Correia, para receber a comunidade, estudantes de escolas públicas e privadas, parceiros e empresários, os quais poderão fazer visitas guiadas às instalações, iniciando pela Quadra de Esportes, onde a instituição vai realizar uma Mostra dos Projetos do Desafio SENAI de Projetos Integradores, bem como o Inova 2019. 

O evento conta ainda com diversas atrações, destacando, entre outras: demonstração de lego; oficinas de metalmecânica – torno; comandos elétricos, panificação; processamento, e bromatologia, com mostra do curso e processos.

Mais informações no site do SENAI do Piauí

PB

Na Paraíba, o Mundo SENAI dará a oportunidade de visitar em Campina Grande, o Instituto SENAI de Tecnologia Automação Industrial, no bairro da Prata, e o Centro de Formação José William Montenegro Leal, na cidade de Bayeux. 

Tecnologias e o processo de formação de técnicos nas áreas de Automação, Construção Civil e Têxtil são alguns dos assuntos dessa edição.

Saiba mais no site do SENAI da Paraíba

PR

O Mundo SENAI acontece em quatro unidades de Curitiba: Campus da Indústria, Boqueirão, Portão e CIC.

No Campus da Indústria, por exemplo, os destaques da programação são a apresentação dos laboratórios para Veículos Híbridos e Elétricos; Experimentação de veículos levíssimos (patinete elétrico, bicicleta elétrica etc); Café da manhã com empresários; e Mural de vagas e orientação do IEL estágio.

Já no Boqueirão haverá Feira Empresarial, exposições e encontro de veículos; Apresentação dos sistemas automotivos estudados no curso técnico e palestras técnicas.

No Portão os destaques são os minicursos gratuitos e na CIC, a aula prática em análises químicas; palestra de Engenharia Reversa e Prototipagem (Scanner 3D, Impressão 3D, Corte a Laser e Usinagem CNC); e oficina de Soldagem MIG MAG.

Veja mais informações no site do SENAI do Paraná.

PE

Em Pernambuco, as ações ocorrerão nas 11 escolas da rede: Santo Amaro, Areias, Paulista, Jaboatão, Cabo e Ipojuca, na Região Metropolitana; Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Garanhuns, no Agreste; e Araripina e Petrolina, no Sertão.

Cada escola irá oferecer atividades relacionadas com a sua respectiva vocação local. No SENAI Jaboatão, por exemplo, que oferta cursos para formar profissionais para o setor de Construção Civil, serão disponibilizados minicursos de técnicas em drywall, pintura e noções de traços de concreto.

Já no SENAI Paulista, voltado para áreas como Alimentos e Química, a programação incluirá oficinas de fabricação de pizza, mini bolo de rolo pernambucano e limpador perfumado.

Saiba mais no site do SENAI de Pernambuco

RJ

O SENAI do Rio de Janeiro abrirá as portas de todas as unidades do estado com o evento Mundo SENAI. 

Simultaneamente haverá a tradicional Mostra Firjan SENAI de Projetos Integradores, quando nossos alunos apresentarão o resultado, em protótipos, da aplicação da metodologia inovadora de projetos em desafios reais de empresas e da sociedade.

Na lista de temas da programação, destacam-se o Design Thinking; Empoderamento feminino na Mecânica Automotiva; Inovação na Indústria 4.0; Hidráulica Industrial; Logística Internacional; Lean Manufacturing; Prototipagem e Arduíno; Robótica Industrial; Simulação de Soldagem.

Saiba mais no site do SENAI do Rio de Janeiro

RN

No Rio Grande do Norte, o Mundo SENAI oferecerá palestras, mostras tecnologias, minicursos e orientações profissionais, no Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna, o SENAI Mossoró, das 8h às 17h.

Mais informações no site do SENAI de Alagoas. Confira!

RS

No Rio Grande do Sul, 14 unidades promoverão gratuitamente palestras, minicursos, visitas técnicas e oficinas durante os dois dias. As cidades que terão programação especial são Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Rosa, Bento Gonçalves, Erechim, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Lajeado, Novo Hamburgo, Panambi, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul.

A iniciativa visa também demonstrar a qualidade da infraestrutura e do corpo docente do SENAI, além de despertar o interesse dos visitantes para as diversas profissões industriais. 

Veja mais informações no site do SENAI do Rio Grande do Sul

RO

Em Rondônia, participarão do Mundo SENAI as unidades Cetem (Distrito Industrial) e Lagoa (avenida Rio de Janeiro), localizadas em Porto Velho.

As atividades também serão realizadas nas unidades do interior do estado - Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Já no SENAI de Ji-Paraná o evento será realizado nos dias 20 e 21, pois dia 22 é feriado municipal.

Mais informações no site do SENAI de Rondônia

SC

Em Santa Catarina, o Mundo SENAI - realizado simultaneamente em todo o país - possibilita que a população conheça a estrutura física e cursos da instituição, com foco nas novas tecnologias. 

A programação nas unidades inclui oficinas, visita aos laboratórios didáticos, workshops com sindicatos e indústrias, atividades culturais e esportivas, além de feirões de emprego com vagas disponíveis em empresas da região.

Este ano, o evento conta também com o apoio do SESI que participará as atividades com oficinas de orientação nutricional, aferição de pressão e glicemia, atividades maker, workshops sobre saúde e segurança, entre outras ações. 

Mais informações no site do SENAI de Santa Catarina

SE

Em Sergipe, a programação conta com apresentações de diversos projetos realizados pelos alunos com soluções ou inovações visando o segmento industrial, além de uma palestra e workshop sobre a Indústria 4.0, voltada para empresários, que acontece no dia 21 a partir das 14h, na unidade do SENAI CETAF-AJU.

Durante a visitação, instrutores e alunos também irão mostrar os ambientes de sala de aula e laboratórios de setores como vestuário, eletrotécnica, automotiva, inovação, dentre outros.

Confira essas e outras informações no site do SENAI de Sergipe

SP

Em São Paulo, algumas das atividades oferecidas durante o Mundo SENAI são orientações e aplicações para ampliar a visão e as possibilidades de empreendedorismo para toda população. Terá também palestras para apresentar tecnologias que agregam valores e interação entre fornecedores e clientes, com ferramentas de multimídias e visitação monitorada com mini palestras na área de Prototipagem. 

Acesse o site do SENAI de São Paulo e saiba mais. 

TO

No Tocantins, o Mundo SENAI acontece em cinco escolas e postos avançados em Palmas, Taquaralto, Paraíso, Araguaína e Gurupi.

Algumas das atividades são as palestras de Manutenção preventiva de veículos e direção defensiva; Introdução à prática cervejeira: como fazer cerveja?; os minicursos de Microcontrolador com Arduíno, Acionamento de Máquinas por Comandos Elétricos e Como criar post para redes sociais, entre outros; e as oficinas de Seleção de Grãos, Gestão Financeira,  Patchwork, Desenho de Moda, Edição de Vídeos, Criação de Games e muito mais. 

Confira a programação completa no site do SENAI de Tocantins

 

MUNDO SENAI - O Mundo SENAI valoriza a inovação e a evolução constante do ensino, promovendo a carreira na indústria como opção rentável e significativa. Venha explorar as oportunidades na indústria, conhecer os projetos inovadores e buscar orientação profissional completa no site do evento

Relacionadas

Leia mais

Novo sistema ajuda cegos a escolherem produtos em supermercados
Receita de sucesso
Curso de Design de Moda do SENAI CETIQT recebe nota 5 do MEC

Comentários