Curso de Design de Moda do SENAI CETIQT recebe nota 5 do MEC

A nota é a avaliação máxima concedida pelo MEC e confirma a excelência do curso, considerado um dos melhores do setor no país

O curso Design de Moda forma profissionais para atuar na cadeia têxtil e do vestuário, nas áreas de criação, projeto e desenvolvimento de produtos

O curso de graduação em Design de Moda do SENAI CETIQT, no Rio de Janeiro, acaba de ganhar nota 5 do Ministério da Educação e Cultura. A nota é a avaliação máxima concedida pelo MEC a uma instituição de ensino e garante segurança para o aluno de que a faculdade foi avaliada, fiscalizada e está dentro dos padrões de qualidade necessários à excelência do ensino superior.

A avaliação do MEC foi realizada entre os dias 20 e 23 de outubro, no campus Riachuelo, e foi acompanhada pela coordenadora de Ensino Superior do SENAI CETIQT, Mércia Rodrigues; pela Coordenadora do Curso de Design de Moda, Ana Claudia Lopes, e pela Procuradora Institucional, Daniela Cavaliere. Os avaliadores visitaram as salas de costura e modelagem, conheceram toda a infraestrutura do SENAI CETIQT e conversaram com professores e alunos.

O curso Design de Moda do SENAI CETIQT forma profissionais para atuar na cadeia têxtil e do vestuário, nas áreas de criação, projeto e desenvolvimento de produtos. A graduação é ministrada no período da manhã, nas unidades Barra da Tijuca e Riachuelo do SENAI CETIQT e no período da noite unicamente na Unidade Barra, o que facilita o dia a dia de quem trabalha ou tem outras atividades diurnas.

No curso, os alunos têm diariamente um contato estreito com o mercado de trabalho. As aulas são contextualizadas, pautadas em situações reais. Além disso, o ensino que envolve processos de fabricação têxtil e modelagem são completamente integrados, em todas as etapas. 

De acordo com a coordenadora de Ensino Superior do SENAI CETIQT, Mércia Rodrigues, o processo de renovação de reconhecimento do curso é um ato obrigatório do MEC. Ocorre em diversas etapas, dentre as quais a Faculdade recebe uma comissão para avaliação in loco, na qual são avaliadas: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura.

"Obter o conceito máximo do MEC no Curso de Graduação em Design de Moda só confirma a excelência do ensino superior do SENAI CETIQT, prova que estamos no caminho certo, trabalhando por uma educação de excelência. Nossos alunos e futuros profissionais merecem este resultado!", disse. 

Fábrica Modelo com maquinário completo e novas tecnologias para experimentação de processos produtivos mais enxutos de confecção

"A pontuação máxima do MEC é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido no SENAI CETIQT. Sabemos que temos um curso de excelência, com uma infraestrutura única que é utilizada diariamente pelos alunos. Além disso, os alunos estão constantemente envolvidos em projetos e contam ainda com um programa pioneiro de mentoria", ressalta a coordenadora do curso de Design de Moda, Ana Claudia Lopes.

O programa de mentoria mencionado por Lopes promove a interação entre alunos e nomes renomados das indústrias têxtil, de confecção e química. A iniciativa visa oferecer uma formação completa na profissão escolhida, agregando conhecimentos técnicos com experiências práticas, dando uma noção ampla e exata da atuação que o profissional exerce no mercado. O programa é gratuito, destinado aos alunos dos três últimos períodos do curso.

Também como inovação educacional o SENAI CETIQT conta com projetos como o Carreira em Foco, que promove para os alunos uma orientação profissional com foco na carreira nacional e internacional e networking. Além de processos seletivos que são feitos na Instituição, em que a empresa vem buscar o perfil desejado para compor sua equipe.

FASHION LAB E FÁBRICA MODELO DE CONFECÇÃO 4.0 - Além de todos os benefícios que a instituição oferece, como tecnologia de ponta, laboratórios automatizados e aulas inovadoras, os alunos de Design de Moda também têm acesso ao Fashion Lab e à Fábrica Modelo de Confecção 4.0. 

O Fashion Lab é o primeiro espaço colaborativo para experimentação tecnológica no setor têxtil, de confecção e de moda do país, possui 400m² de infraestrutura destinada à criatividade e inovação, com maquinário de alta tecnologia para criação e implementação de novos produtos e processos.

Com espaço integrado possui, de um lado, uma área com máquinas para prototipagem, como sistemas virtuais, impressoras 3D e 4D multimateriais, fresadora de alta precisão, cortadora a laser multimateriais e cortadora de vinil; e do outro lado, uma Fábrica Modelo, com maquinário completo e novas tecnologias para experimentação de processos produtivos mais enxutos de confecção.

Neste espaço, são ofertados serviços como aplicação do conceito Lean, fluxo contínuo, estudo de tempos e métodos, balanceamento da célula, menor desperdício, maior produtividade; além de integração dos processos, padronização do produto com qualidade assegurada, confiabilidade nos processos, e menor índice de não conformidade devido a otimização dos métodos.

Fashion Lab: primeiro espaço colaborativo para experimentação tecnológica no setor têxtil, de confecção e de moda do país

No Fashion Lab também é possível pensar estratégias de comercialização e experiências de consumo. Para isso, os alunos do SENAI CETIQT e empresários que utilizam o espaço, contam com um ponto de vendas híbrido (virtual + físico), além de um ponto de vendas totalmente em ambiente virtual. Por meio de óculos de realidade virtual, é possível, por exemplo, passear por uma loja.

Já a Fábrica Modelo de Confecção 4.0 tem como principal objetivo apoiar as soluções do SENAI CETIQT para a formação do profissional do futuro e engloba diferentes máquinas, que são integradas, incluindo um espelho virtual e um robô que tira as medidas do cliente. O novo modelo de produção, completamente inovador, evita o estoque de produtos e de insumos, pois confecciona as peças com base unicamente na demanda.

Na Confecção 4.0, os alunos aprendem tudo sobre a quarta revolução industrial: a conexão do consumidor com o sistema produtivo e do sistema produtivo com a cadeia de fornecimento, tudo absolutamente integrado e conectado. Nele, é possível a criação e confecção de roupas pelo próprio consumidor. Tudo começa com a interação entre a pessoa e uma tela e termina com o produto pronto, num processo que leva menos de meia hora.

Em 2019, o SENAI CETIQT está completando 70 anos de tradição em ensino. Criado em 1949 para capacitar profissionais para o setor têxtil, foi pioneiro na década de 80 ao criar o primeiro curso de formação em Moda do país. A nota 5 na Avaliação do MEC para o Curso de Design de Moda só ratifica a importância e excelência da instituição no setor de educação do país.

Relacionadas

Leia mais

Osklen e Instituto-E anunciam parceria com o SENAI CETIQT em Soluções Sustentáveis para Calçados
VÍDEO: Graduação no SENAI? É isso que o Tem Vaga! vai mostrar
SENAI CETIQT vai desenvolver nova farda para a Polícia Militar do Rio de Janeiro

Comentários