Mundo Senai atrai público de 10 mil pessoas em Mato Grosso do Sul

Evento realizado nacionalmente buscou informar a comunidade sobre as indústrias, além de orientá-la sobre os cursos de formação profissional

O Mundo Senai encerrou no sábado passado (29/09) os três dias de programação em Mato Grosso do Sul com um público total de 10 mil pessoas, visitando as unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Três Lagoas, Deodápolis, Nova Alvorada do Sul, Rio Verde, Nova Andradina, Ivinhema e Sidrolândia. O evento realizado nacionalmente teve o intuito de informar a comunidade sobre as indústrias, além de orientá-la sobre os cursos de formação profissional.

O trabalho teve início na quinta-feira passada (27/09) nas unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Três Lagoas, Deodápolis e Nova Alvorada do Sul abriram as portas para a comunidade. Já a equipe de Rio Verde começou as atividades na noite do mesmo dia, enquanto, apenas na sexta-feira passada (28/09), as unidades de Nova Andradina, Ivinhema e Sidrolândia receberam os estudantes das escolas dos três municípios.

Segundo a assessora de cooperação e projetos especiais do Senai no Estado, Ilana Coutinho Alencar, o evento conseguiu atingir o número de visitantes esperado. “Tivemos uma participação em massa das escolas dos municípios onde realizamos o Mundo Senai, o que nos proporcionou levar a essas pessoas informações sobre cursos e serviços da entidade, além da estrutura das unidades que muitos não conheciam”, reforçou.

Unidades

Em Naviraí, foram dois dias e o público foi de 1.579 pessoas, em Nova Andradina a programação foi na sexta-feira e reuniu 480 pessoas, em Deodápolis atraiu público de 326 pessoas, em Ivinhema fora mais 525 visitantes, em Nova Alvorada do Sul outras 229 pessoas, em Dourados mais 780, em Três Lagoas outras 1.680 pessoas, em Campo Grande cerca de 1.200 visitantes, em Sidrolândia mais 700, em Rio Verde outras 836 e em Corumbá 1.665 pessoas.

Ilana Coutinho destacou que a unidade de Corumbá teve a oportunidade de utilizar o Terminal Interativo, produto que resultou do projeto aprovado no Pite (Projeto de Inovação e Tecnologias Educacionais), para realizar pesquisa de satisfação do evento. “O terminal concentra informações didáticas, uso de equipamentos de segurança, entre outras e foi usado durante o evento na pesquisa de satisfação”, declarou.

Na FatecSenai Campo Grande, por exemplo, o Mundo Senai reuniu estudantes de diversas escolas. “Durante três dias os visitantes tiveram a oportunidade de conferir de perto todos os serviços que o Senai oferece, além dos cursos voltados para a comunidade. Nosso propósito é mostrar para esses alunos a importância em adquirir experiência o quanto antes, além de destacar todos os cursos técnicos que a entidade oferece”, frisou o gerente Artur Quintella.

Interesse

Já o gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Schaedler, disse que o grande número de alunos que procuraram a entidade demonstrou o interesse da comunidade em relação aos cursos oferecidos pela entidade. “Eles puderam conhecer técnicos, instrutores infraestrutura e laboratórios. Além disso, pudemos ainda falar ainda sobre a metodologia ensino-aprendizagem do Senai. Eles mostraram-se muito interessados e avaliaram como muito boa a oportunidade de conhecer a nossa unidade”, informou.

O gerente do CetecSenai Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, disse que a avaliação positiva das escolas que compareceram mostrou que o evento atingiu o objetivo de integrar entidade e comunidade. “Os alunos que nos visitaram ficaram contentes com o que conheceram. A população ainda não tinha essa visão de tudo o que oferecemos e o Mundo Senai veio dar condições tranquilas para que elas tivessem a oportunidade de ver o nosso conteúdo qualitativo e no futuro possam fazer uma escolha de qualidade, procurando os cursos do Senai”, pontuou.

Para a gerente do CetecSenai Naviraí, Sandra Denega, essa iniciativa traz um sangue novo para a unidade, primeiro porque quebra a rotina e possibilita maior acesso à entidade. “É uma iniciativa que aproxima o Senai da comunidade e para nós o evento transcorreu com grande aceitação do público. A gente percebe que as pessoas têm muita curiosidade, principalmente, os alunos do Ensino Médio, que querem mais informações sobre os cursos profissionalizantes. Eventos como o Mundo Senai ajuda a esclarecer as dúvidas, dando pequenas amostras do universo de profissões que a indústria tem a oferecer”, afirmou.

Relacionadas

Leia mais

Engajamento e iniciativa de alunos ganham destaque no Mundo Senai em Rondonópolis
'Mundo Senai' ajuda jovens a escolher uma profissão em Mato Grosso

Comentários