Engajamento e iniciativa de alunos ganham destaque no Mundo Senai em Rondonópolis

O destaque do evento foi a atuação dos alunos da unidade operacional

Na edição 2012 do ‘Mundo Senai’ em Mato Grosso as ‘estrelas’ foram os estudantes do Senai-Rondonópolis. Além do esperado sucesso de público e da ampla participação da comunidade, o destaque do evento foi a atuação dos alunos da unidade operacional, cujo engajamento e iniciativa resultaram em variadas ações ao público executadas diretamente por eles. “Os alunos ajudaram em tudo, desde a organização até a finalização do evento, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro. O tempo todo estiveram envolvidos com os professores para fazer a mostra profissões de forma teórica e prática, levando informações técnicas em uma linguagem simples para os jovens e demonstrando projetos desenvolvidos por eles. Acima de tudo, essa troca de experiências entre este público da mesma idade gerou empatia, estimulando os visitantes a  conhecer melhor as carreiras industriais e as promissoras oportunidades no mercado de trabalho no setor industrial”, destaca o gerente do Senai-Rondonópolis, Rubens Oliveira.

Vestidos literalmente com a camisa ‘Posso Ajudar’, os estudantes do Senai-Rondonópolis também estiveram envolvidos na recepção do público, desde a busca dos alunos nas escolas até nas boas-vindas quando estes chegavam à unidade. Eles participaram ativamente nas visitas guiadas, palestras, distribuição de lanches e brindes, além de esforçarem-se para mostrar a honra que sentem da instituição na qual estudam. “É a primeira vez que participo de um evento como este, e para mim foi uma grande experiência, tanto pessoal quanto profissional. Interagi com novas pessoas, conheci coisas novas. Valeu muito a pena. Tenho orgulho de estudar no Senai e quero trazer outros alunos para cá”, revela Renan Cristian, 16 anos, estudante de Automação Industrial.

Um dos diferenciais da interação entre os estudantes e o público foi a participação dos alunos do Senai em atividades afins à formação. Ingrid Junge, 16, é um exemplo. Estudante de Análises Químicas, ela ajudou na exposição de iniciativas e mercado de trabalho para o profissional formado neste curso. “Além da experiência e do contato com outras pessoas, gostei muito de falar do meu curso, pois era uma área que eu não conhecia e agora estou apaixonada. E é muito bom ver que estou atraindo outros estudantes a esta profissão”. E realmente foi o que aconteceu com Nayara Borges, 16, do 1º ano do Ensino Médio, que ficou interessada em Análises Químicas. “O evento abriu os caminhos para a gente ter uma noção sobre os empregos no setor e das oportunidades de ingresso no mercado. Conhecer as profissões ajuda a despertar nossa atenção. O Senai é uma das melhores instituições de ensino e cria oportunidades para os jovens”.

Para Michael Welder, 16, expor os trabalhos feitos durante as aulas de Automação Industrial motivou ainda mais os alunos. “Como eu tenho que explicar o projeto e ele envolve diferentes áreas, também ganhei mais conhecimento. Além disso, o Mundo Senai foi uma ótima oportunidade para fazer novos amigos”. Já para Steffany dos Santos, 16, do 1º ano do Ensino Médio, o evento foi importante para mostrar as oportunidades de trabalho na indústria. “Foi muito bom, ainda mais que sou estudante e preciso me informar melhor sobre o mercado antes de escolher meu futuro profissional. Sei da importância da qualificação para conseguir emprego. Fiquei interessada em cursos na área de Gestão e da Construção”. O mesmo pensa Murilo Lopes, 15, também do 1º ano do Ensino Médio. “Foi muito bom. Vim ao Senai pela primeira vez, e agora quero voltar para fazer matrícula no curso de Mecânica”.

Nesta edição, participaram 19 escolas públicas de Ensino Fundamental (9º ano) e Médio. Ao todo, foram 2.000 visitantes nos três dias de evento, além de finalização de 1.022cadastros de alunos interessados em cursos do Senai. “No início, realizar o Mundo Senai era só mais um desafio, ainda mais que Rondonópolis foi a única escola a oferecer o evento para a sociedade este ano. No entanto, hoje eu diria que, muito melhor que superar o desafio, é essa sensação de orgulho por ver uma equipe tão engajada e comprometida com o sucesso do evento. Agradeço aos colegas do Senai-Rondonópolis, que trabalharam muito para este resultado, e sobretudo destaco o empenho de cada um para motivar os estudantes a participar de uma forma tão empolgante. Para o Senai, enquanto instituição de ensino, é fundamental que nossas ações tenham o efetivo envolvimento dos alunos, pois, além de integrar as atividades práticas da proposta pedagógica, essas iniciativas contribuem para prepara-los também como futuros profissionais e cidadãos”, reforça o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo.

Esta é a quarta edição deste evento, que antes era denominado Senai Casa Aberta e hoje intitula-se Mundo Senai. É uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), executada em todo país pelo Senai. Desde 2009, o Mundo Senai reuniu  6.480 estudantes em unidades do Senai-MT. Em outros anos, a ação ocorreu também em unidades do Senai em Cuiabá (15 de Novembro e Distrito Industrial), Várzea Grande e Sinop, sempre superando a expectativa de participação de público. Em 2012, foi realizado em Rondonópolis para que jovens de outras regiões de Mato Grosso também tenham oportunidade de participar do projeto.  

Relacionadas

Leia mais

SENAI inaugura novos Institutos de Inovação
SENAI e FIERN apoiam evento sobre Indústria 4.0
Tem vaga! SENAI está com inscrições abertas para cursos em todo o Brasil

Comentários