Mãos à obra e liberdade de criação na Olimpíada do Conhecimento

Escola do Futuro do SESI e do SENAI vai demonstrar no Espaço Maker a importância do aprender fazendo e as tendências da educação para atender as demandas da Indústria 4.0

Nada de quadro negro, giz, apagador e mesas individuais. A Escola do Futuro reúne ambientes criativos e metodologias que dialogam com as tendências e movimentos contemporâneos da educação. Na 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento, o Espaço Maker, reservado para exposição de projetos de alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), será dinâmico e moderno. Nesse ambiente, os jovens poderão transitar, interagir com seus orientadores e usar equipamentos tecnológicos como impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos eletrônicos, além de várias ferramentas para prototipar produtos resultantes de projetos, por eles criados, que são soluções de problemas apresentados pela indústria.

O local foi pedagogicamente planejado para estimular os alunos no desenvolvimento do comportamento empreendedor e inovador, na prática pedagógica do “aprender fazendo” ou “cultura maker”, como também no desenvolvimento de outras competências não técnicas, a exemplo das habilidades socioemocionais, como trabalhar em equipe e solucionar problemas.

A Cultura Maker é uma tendência que tem ganhado destaque na educação, por estimular os participantes a colocarem a “mão na massa”, aprendendo novas habilidades na elaboração de um projeto ou produto. O termo maker vem do verbo em inglês “to make”, que siginifica “fazer”, segundo a especialista do SESI Tatiana Motta.“Os estudantes têm a liberdade e a responsabilidade de criar projetos e produtos com o uso de tecnologias que fazem parte da nova revolução industrial. Eles são estimulados a inovar, gerar soluções e se preparam desde cedo para atuar na Indústria 4.0”, ressalta.

Quem visitar a OC2018 poderá conferir, no Espaço Maker, os projetos desenvolvidos por estudantes nas escolas do SESI e SENAI dos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal, que vão desde aplicativos, produção de animações e vídeos, modelagem em 3D, modelo de casa inteligente, um dispositivo eletroeletrônico capaz de identificar a falta de energia e comunicar em tempo real o problema à companhia elétrica, um GAME como ferramenta utilizada na Educação, novas válvulas de gás, extrusora eficiente para o processo de reciclagem de plásticos até projetos de automação dos processos automotivos.

PROJETOS NO ESPAÇO MAKER

• Montagem de Microscópio para Celular 
• Exposição do microscópio pronto para interação com o público 
• Montagem de Impressora 3D 
• Exposição de Impressora 3D para que o público possa vê-la em funcionamento 
• Montagem de Microscópio com Web Cam 
• Exposição do microscópio para interação 
• Fliperama 
• Tabela periódica em braile 
• Detector de falhas, em tempo real,  no sistema de fornecimento de energia elétrica
• Válvula de Gás
• GAME uma ferramenta Educacional
• Extrusora para Reciclagem de Plásticos
• Polarizador Automático de Motores Trifásicos
• Autopolo: Automatização de Montagem do Casulo Marcopolo

A OLIMPÍADA – A Olimpíada do Conhecimento 2018 vai apresentar, em um espaço de 25 mil metros quadrados, a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro. Nesses ambientes, o SESI e o SENAI vão mostrar inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. 

A Olimpíada é uma forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho. Nesta edição, o evento busca conscientizar os brasileiros da importância da formação dos profissionais responsáveis pela sociedade do futuro.

SAIBA MAIS
10º edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à ponte JK
Entrada gratuita.

Relacionadas

Leia mais

OC2018 terá palestras gratuitas com youtubers, chefs de cozinha e estilistas
Vagas abertas! Quem faz SENAI dá uma goleada na concorrência!
SESI firma parceria com empresa canadense para projetos inovadores em educação e SST

Comentários