Lego Bros vence a etapa mineira do Torneio de Robótica

Competição organizada pelo SESI com crianças e adolescentes foi realizada em Belo Horizonte no último fim de semana

Os robôs de Lego foram as estrelas da fase regional de Minas Gerais do Torneio de Robótica, em Belo Horizonte, no campus do UniBH Buritis, nos dias 17 e 18. A etapa mineira, vencida pela equipe Lego Bros, do SESI São Gonçalo do Sapucaí, classificou também as equipes Einstein Robot (2º lugar geral), Cyberzukas (3° lugar geral), P.D.G. (vencedor categoria Projeto de Pesquisa), Legonautas (Design), e The Sixties (Trabalho em equipe) para a etapa nacional do torneio, que acontece no próximo mês, em Brasília.

Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca). Durante os dois dias, 34 equipes com alunos de escolas públicas, particulares e independentes entre 9 e 16 anos de todo o estado e de outras partes do país disputaram o título da competição. O tema oficial desta temporada é o Animal Allies (Animais Aliados). A ideia é buscar soluções para que a relação entre homens e animais seja amistosa para ambos.

Os alunos foram avaliados em quatro categorias: projeto de pesquisa sobre o tema da atual temporada; desafio do robô, no qual, na mesa de competição os robôs precisaram executar missões de forma autônoma; Design, que envolve o desafio mecânico da criação dos robôs, estratégias, lógica, matemática e programação. Além de Core Values ou valores fundamentais, que avaliou a capacidade de trabalhar em equipe dos competidores.
 

Além disso, os robôs Nico e Desenhista, ambos do SENAI, também estiveram no evento. Enquanto o primeiro desafiava os visitantes em partidas de jogo da velha e distribuía prêmios de acordo com o resultado dos duelos, Desenhista prendia a atenção dos participantes do evento ao desenhar milimetricamente silhuetas de animais.

A tecnologia de impressão 3D esteve presente com a robô Eva, humanoide construída a partir de impressoras de prototipagem rápida do SENAI.

Para a gerente de Educação Básica do SESI, Maria Conceição Caldeira, o evento leva aos alunos muito mais do que apenas o ensino da robótica. “O torneio dá oportunidade para todos os estudantes de vivenciarem situações de aprendizado e de cooperação de uma forma muita intensa".

Já a analista de projetos educacionais do SESI, Anete Maria de Oliveira, ressaltou que o aprendizado por meio das práticas da robótica estimula os alunos a se interessarem pela metodologia científica, pela matemática, física e tecnologia.

“A robótica é uma excelente ferramenta na formação ética, pessoal e profissional dos estudantes, pois ela estimula e trabalha habilidades como liderança, trabalho em equipe e comunicação. Aspectos que são imprescindíveis para esses adolescentes,” pontuou.

O estudante Nathan Azevedo, da equipe Lego Bros, conta como foi a experiência de participar do Torneio. “É incrível poder participar de um evento como esse. Para nosso projeto de pesquisa ou para a construção do robô sempre buscamos fazer o melhor e aprendemos muito durante o processo,” disse.

Conheça todos os Vencedores da Etapa de Minas do Torneio de Robótica, nas categorias principais e as categorias destaque: Ganhadores da etapa de Minas Gerais

Relacionadas

Leia mais

Barco-escola do SENAI completa 39 anos com milhares de alunos certificados na Amazônia
CNI lidera missão ao Vale do Silício em busca de oportunidades na área de inovação
Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação impulsionará investimentos e pesquisas no país

Comentários