Jovens que vão disputar mundial de profissões técnicas, a WorldSkills, iniciam treinos

Brasileiros querem manter o país no ranking dos campeões da competição. Neste ano, 1.500 competidores, de 70 países, devem participar da disputa, na Rússia

Para fazerem parte da delegação brasileira, eles venceram etapas regionais e nacionais

A maior competição de ensino profissional do mundo, a WorldSkills 2019, só será realizada em agosto, em Kazan, na Rússia, mas os representantes do Brasil na disputa já estão se preparando. A maior parte dos competidores da área industrial está alocada em Brasília - 41 dos 52 que estão em treinamento. O restante divide-se entre os estados do Pará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina.

Ao todo, a delegação brasileira será formada por 59 competidores - 52 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em áreas da indústria, e sete do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), nas áreas de comércio e serviços (confira a relação completa dos competidores). O mundital contará com a participação de1.500 jovens de 70 países, em 53 ocupações como Manutenção Industrial, Robótica Móvel, Mecatrônica, Refrigeração, Gestão de Sistemas de Rede em Tecnologia da Informação, Enfermagem, entre outros. 

De 12 unidades da federação, os jovens têm entre 15 e 23 anos. Para fazerem parte da delegação brasileira, eles venceram etapas regionais e nacionais. O desafio do Brasil na Rússia é manter-se na posição de liderança mundial quando o assunto é o ensino técnico. Em 2017, na edição de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar geral. Em 2015, em São Paulo, conquistou o 1º lugar do ranking.

Os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas

“O SENAI e o Brasil são amplamente respeitados na WorldSkills. E estamos em linha com as necessidades competitivas que vão ser apresentadas para Kazan”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

Na análise de Lucchesi, o Brasil tem chances de conquistar a primeira posição do ranking da WorldSkills. “Nós sabemos que a Rússia vai vir muito forte, que a China estabeleceu um novo patamar de competição, que a Coreia é sempre muito forte, que a Suíça se organizou muito desde 2015. São esses os principais players, os mesmos de 2015, quando o Brasil ficou em 1º lugar”.

No entanto, o treinamento nessa última etapa pré-Kazan não garante a ida à Rússia. “Se o competidor não atinge o índice internacional, a gente não leva, porque, além dos custos financeiros, ainda contribui para diminuir a posição brasileira no ranking”, explica Marcelo C. Mendonça, líder da delegação brasileira. De acordo com Marcelo, duas provas serão realizadas antes de Kazan para atestar a excelência do competidor. “Até então, eles são os melhores do Brasil, mas eles precisam ser os melhores do mundo”, complementa.

TREINO - A rotina dos competidores é desafiadora. Estar na elite do ensino profissional brasileiro pede disciplina, força de vontade, capacitação e muito treino. Os competidores acordam cedo, fazem ginástica, tomam café da manhã e seguem para os centros de treinamento, onde ficam de 8h às 18h. Em Brasília são três endereços: um no Setor de Indústrias Gráficas, outro no Guará e um terceiro em Taguatinga. Felipe Garcia de Almeida, 21 anos, foi o campeão nacional de eletricidade industrial. Estudante do SENAI de Bauru (SP), ele sabe da responsabilidade de representar o Brasil.

“Assim que eu entrei no SENAI, eu via o pessoal treinando para a WorldSkills e me perguntava: ‘será que um dia eu consigo’? Agora estou aqui com esse desafio”, afirma Felipe.

Para Felipe, o mais difícil dessa etapa não é a jornada intensa, mas ficar semanas sem ver a família. Até agosto serão vários módulos 10 dias seguidos de treinos e, nos intervalos, os competidores voltam para casa. “A rotina é de atleta, é como um jogador de futebol. O treinamento é extremamente focado e planejado, não só na parte técnica, como no emocional, na alimentação e na saúde”, descreve.

Neste primeiro ciclo, de 14 a 28 de janeiro, Felipe está tendo a oportunidade de ser treinado por um medalhista de ouro da WorldSkills de 2017, Lucas Fernando de Oliveira Santos, 21 anos, vencedor na categoria Controle Industrial. Natural de São João del-Rei (MG), localizada a 185 km da capital Belo Horizonte, Lucas conta que passou os três anos anteriores à WorldSkills pensando no torneio. “Depois que consegui o ouro, eu tinha chegado onde eu queria, aí foi o momento de traçar novas metas”, comenta. Após o ouro, Lucas ganhou uma bolsa do SENAI para cursar Engenharia Elétrica, conseguiu um emprego e agora é treinador da WorldSkills.

“Quando você é competidor, você recebe os desafios e os executa. Quando você vira treinador é que você tem a dimensão de todo o planejamento envolvido, as metas, os aspectos a melhorar… é mais trabalho e mais responsabilidade”, compara.

Experts internacionais auxiliam no treinamento dos brasileiros

Nascido em Estância (SE), Gabriel Vieira, 15 anos, é o caçula da equipe brasileira. Ele vai disputar em Arte 3D Digital para Games. “Eu sempre gostei de desenhar. Mas só fazia aqueles quadrinhos feinhos que toda criança faz. No ano passado, o pessoal do SENAI foi até a escola, aí comecei a fazer o curso técnico e aprendi a desenhar em 3D. Agora estou aqui”, conta.

“Minha expectativa de poder competir com os gringos e conhecer outras culturas é enorme. Antes eu representava o Sergipe, um estado de 20 mil km² e pouco mais de 3 milhões de habitantes. Agora eu posso ser o representante do maior país da América Latina”. Após a competição, Gabriel pretende cursar faculdade em São Paulo e desenhar um jogo de video-game com a saga de Lampião.

WORLDSKILLS (WS) – Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo e já ocorre há mais de seis décadas. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

RELAÇÃO DOS COMPETIDORES - Veja a lista completa com os nomes dos competidores brasileiros na WorldSkills 2019. 

NA IMPRENSA - Assista à reportagem sobre a preparação dos brasileiros veiculada nesta quinta-feira (7), na TV Globo.

Relacionadas

Leia mais

SENAI do Rio Grande do Sul é ouro em Manutenção Industrial nas seletivas para a WorldSkills 2019
SELETIVAS WORLDSKILLS: Conheça os vencedores das provas de 9 a 14 de setembro
SENAI de Alagoas recebe alunos de joalheria para seletiva da Worldskills 2019

Comentários