Jovens preparados para a indústria 4.0 em destaque no Canal Futura

Série Futura Profissão estreia no próximo dia 28. Programa vai mostrar profissionais com o novo perfil tecnológico e com as competências socioemocionais exigidas pela indústria 4.0

A apresentadora Lina Paz visitou unidades do SESI e do SENAI por todo o Brasil

O Canal Futura, com o patrocínio do Serviço Social da Indústria (SESI), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) , lança a série Futura Profissão – O Novo Mundo do Trabalho, que estreia no próximo dia 28 de novembro, às 22h30. Diante das diferentes demandas do mundo do trabalho, a nova temporada da série revela em 18 episódios o que há de mais inovador nos principais setores da indústria e quais são as competências e habilidades que estão sendo desenvolvidas nas escolas do SESI e do SENAI para formar os profissionais do futuro. 

A apresentadora Lina Paz, especialista em novas tecnologias, mostrará a ligação entre o mundo da educação e o mundo do trabalho, visitando ambientes educacionais que trabalham as habilidades do futuro de forma inovadora, e empresas nas quais essas inovações estão sendo aplicadas na prática. Entre os temas abordados nesta quarta temporada estarão robótica e programação;  metodologias inovadoras de aprendizagem; inovações na construção civil, entre outros. Também serão apresentadas as tecnologias que habilitam a implantação de inovações da indústria 4.0 e que já fazem parte do currículo para a formação dos jovens e dos trabalhadores, como internet das coisas, computação em nuvem, integração de sistemas, manufatura digital, cibersegurança e outras.  

Lina Paz conhecendo unidades do setor têxtil

Os episódios conectam estudantes de diferentes realidades, com um objetivo em comum: a preparação para o novo mundo do trabalho. A cada semana, um estudante do SENAI fala sobre uma profissão que já tem tecnologias da indústria 4.0 e, em seguida, um aluno do SESI é entrevistado em seu ambiente escolar, apresentando como a aprendizagem ‘mão na massa’ e como a incorporação de diferentes metodologias de aprendizagem podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional.

O episódio de estreia acompanha duas jovens que estão aprendendo a lidar com as transformações tecnológicas da Indústria 4.0. Ana Carolina é aluna do SENAI Taguatinga, no Distrito Federal, no curso de técnico em redes de computadores, que destaca a utilização de fibras óticas para transmissão de dados em alta velocidade para fazer a integração e automatização dos sistemas que utilizam energia, telefonia e internet nas residências, prédios e empresas. 

Yasmin é da Escola SESI Feira de Santana, na Bahia, e é aluna do Novo Ensino Médio com Habilitação Profissional em Eletrotécnica, ação pioneira do SESI para implementação da Lei 13.415/2017, que alterou o modelo de oferta do Ensino Médio em todo o Brasil. 

“A série Futura Profissão relaciona o aprendizado dos jovens na escola e na educação profissional às competências necessárias para novas profissões e novos cenários no mundo do trabalho”, diz o gerente do Canal Futura, José Brito.

O diretor-geral do SENAI, e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, explica que o desafio não é apenas trazer essas inovações tecnológicas para dentro de suas escolas, mas formar profissionais que estejam à altura das necessidades da indústria 4.0. 

“O SESI e o SENAI têm feito um enorme esforço para compreender essas transformações que estão acontecendo e levar isso pra dentro de sala de aula”, explica. “O SESI, na educação básica, e o SENAI, na educação profissional, realizam um importante papel porque conseguem entregar pro mercado profissionais capacitados, contribuindo, assim, para o crescimento dos setores produtivos e, sobretudo, do setor industrial”, disse. 
 

Estudante do SENAI no laboratório

FUTURA PROFISSÃO – O Novo Mundo do Trabalho
A nova temporada da série Futura Profissão mostra empresas que já utilizam as tecnologias da indústria 4.0 no Brasil e como os jovens estão desenvolvendo habilidades e se preparando para ingressar no novo mundo do trabalho  
Estreia: 28 de novembro, às 22h30
Exibição de episódios inéditos: Toda quinta-feira, às 22h30
Reprise do episódio da semana: Toda sexta-feira, às 16h30

SOBRE O CANAL FUTURA - O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede de instituições sociais em vários estados brasileiros. Aproximadamente 47 milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF).  

O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são SESI - DN e SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Votorantim

SOBRE O SESI - O Serviço Social da Indústria (SESI) é uma instituição aliada das empresas no esforço para melhorar a qualidade da educação e elevar a escolaridade dos brasileiros. O SESI oferece Educação Básica prioritariamente para os trabalhadores da indústria e seus dependentes, com unidades escolares distribuídas em todas as Unidades da Federação, e que atendem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, além da Educação para Jovens e Adultos.

SOBRE O SENAI -  O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

As ações de qualificação profissional realizadas pelo SENAI formaram 73,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942. Esse resultado só foi possível porque o SENAI aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas 541 unidades fixas e 452 unidades móveis em 1,6 mil municípios brasileiros. O SENAI também capacita e forma profissionais em cursos a distância, que estão à disposição do estudante 24 horas por dia, sete dias por semana.

SAIBA MAIS - Você pode assistir à série a qualquer hora e em qualquer lugar no Futura Play, no Youtube do SENAI e no Youtube do SESI.  

Relacionadas

Leia mais

Equipe do SESI BA participa de mundial de F1 in Schools
Transformação digital é tema de reunião do Conselho de Política Industrial da CNI
VÍDEO: Quer fazer um curso técnico? O Tem Vaga! mostra as opções que vão bombar

Comentários