Inscrições abertas para o torneio SESI de Robótica FTC

No desafio desta temporada, equipes compostas por alunos do ensino médio terão que desenvolver robôs que cumpram missões reais de engenharia

A primeira edição do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge ocorreu este ano, no Rio de Janeiro. Foto: José Paulo Lacerda/CNI

Estão abertas as inscrições para a temporada 2019/2020 do FIRST Tech Challenge (FTC), para equipes formadas por estudantes do Ensino Médio.

Modalidade oficial do torneio nacional de robótica, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que, no Brasil, é o operador oficial da competição, o FTC mistura conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

O desafio consiste em projetar, construir e programar um robô que seja capaz de realizar tarefas, trabalhando com máquinas e circuitos. Sob a orientação dos técnicos (adultos), as equipes são compostas por até dois pilotos, um jogador humano e um robô.

“Os estudantes terão que trabalhar com os mesmos equipamentos utilizados por grandes engenheiros, o que vai contribuir de forma significativa para que eles desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico”, explica o diretor de operações do SESI, Paulo Mól.

Nessa edição, cujo tema é Skystone, os participantes terão que pensar em estruturas estratégicas, capazes de suportar a vida de uma população que não para de crescer. A infraestrutura precisa ser resistente à passagem do tempo por gerações, em formatos semelhantes aos de arranha céus, como as estruturas imponentes do planeta Coruscant de Star Wars.

As inscrições vão até 29 de novembro de 2019. A disputa será no 2º Festival SESI de Robótica, nos dias 6, 7 e 8 de março de 2020, em São Paulo. 

STEAM E APRENDIZAGEM - A promoção de torneios de robótica busca, principalmente, promover um processo de aprendizagem incentivando os jovens a pensar de forma criativa, eficiente, lúdica e prática a fim de resolver os problemas gerados pelo que foi estudado em sala de aula. Alunos e professores aprendem juntos os conteúdos de Física, Química, Biologia e Matemática.

A robótica também é uma das ferramentas da abordagem STEAM, que tem foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. O SESI é referência no Brasil na metodologia, que estimula o interesse de crianças e adolescentes pela ciência e tecnologia. É assim que vão surgir alguns dos futuros engenheiros e pesquisadores que a indústria tanto precisa.

SAIBA MAIS – Quer saber tudo sobre o FTC? Acesse o site do Torneio SESI de Robótica.

Relacionadas

Leia mais

SESI é marca mais lembrada em serviços de promoção da saúde
Ei, NASA, olha estes projetos brasileiros!
11 ferramentas que ajudam as empresas a inovar

Comentários