IEL e SENAI estão com matrículas abertas em cursos pagos e gratuitos em sete estados

Confira as vagas para os cursos com início previsto em março, abril e para o segundo semestre de 2015

Você que mora no Acre, Amapá, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina ou São Paulo, fique atento: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) estão com vagas abertas em diferentes cursos com início previsto em março, abril e também para o segundo semestre de 2015. Confira abaixo as oportunidades:

O SENAI do Acre está com inscrições abertas em cursos na modalidade educação à distância para iniciação profissional. As oportunidades são em Empreendedorismo, Legislação Trabalhista, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação, Propriedade Intelectual, Consumo Consciente de Energia, Lógica de Programação e Educação Ambiental. Cada curso têm carga horária de 14 horas. 

SAIBA MAIS – Faça sua inscrição pelo site de EAD do SENAI ou tire dúvidas pelo e-mail [email protected].

O SENAI de Macapá tem 4 mil vagas gratuitas abertas em 12 cursos de iniciação profissional por meio da educação à distância. Eles são destinados a jovens com idade mínima de 14 anos e adultos que tenham concluído o ensino fundamental. 

Com temas variados e material didático diferenciado, os cursos visam ampliar o conhecimento dos participantes sobre temas atuais e de grande importância no mercado de trabalho. Os cursos são 100% online e possuem carga horária de 14h cada. As aulas iniciam a partir do momento em que o aluno se inscreve. Para participar, basta acessar se cadastrar pela internet. O acesso é imediato e o interessado pode optar por um ou mais cursos. 

Além da flexibilidade de tempo para se capacitar, os cursos oferecem desafios que instigam e estimulam o aprendizado. Os cursos tem duração de 20 dias e dentro deste prazo, o aluno deverá estudar o material e realizar a avaliação. Caso não obtenha nota para a aprovação poderá fazer a recuperação. Uma vez aprovado, o aluno poderá imprimir o certificado imediatamente. 

CURSOS OFERTADOS - Desenho Arquitetônico, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Legislação Trabalhista, Lógica de Programação, Metrologia, Noções Básicas de Mecânica Automotiva, Propriedade Intelectual, Segurança no Trabalho, Tecnologia da Informação e Comunicação e Consumo Consciente de Energia. 

SAIBA MAIS – Acesse o site da Educação a Distância do SENAI Amapá ou entre em contato pelo número (96) 3084-8941 para mais informações.

Na Bahia, o Programa de Aprendizado Jovem (PROAJ) está com inscrições abertas para curso gratuito na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Do total de 530 vagas oferecidas, 500 vagas são para Salvador, nos turnos matutino, vespertino e noturno e 30 vagas são para Camaçari, nos turnos matutino e vespertino. O PROAJ é uma parceria do SENAI-BA com o governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). 

Os candidatos devem ter idade mínima de 14 anos e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio na rede pública estadual. As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e realizadas pela internet no site do programa até as 23h59 do dia 19 de março. Os candidatos inscritos devem realizar a prova de seleção no próprio site até o encerramento do prazo de inscrições. 

O curso está dividido em duas etapas. Na primeira, com duração de dois meses e meio, os alunos terão aulas de Informática Básica, Raciocínio Lógico, Matemática, Português, Inglês, Empreendedorismo e Desenvolvimento Comportamental. Os aprovados nesta fase passam para a etapa seguinte, com duração de cinco meses, optando por um dos seguintes cursos: Desenvolvedor WEB; Operador de Suporte Técnico; Operador de Sistemas de Telefonia e Comunicação. 

As aulas iniciam em abril e ocorrem de segunda a sexta-feira, com duração de 4 horas por dia. Em Salvador, as aulas do PROAJ ocorrem na unidade do SENAI Lapinha (Liberdade) e em Camaçari, na Cidade do Saber. Clique no mapa ao lado para acessar a localização exata da unidade do SENAI Lapinha no Google Maps. 

SAIBA MAIS – Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site do Programa de Aprendizado Jovem ou pelo telefone (71) 3345-1419.

Em Goiás, a oportunidade é para quem quer aprender o idioma inglês. O Centro de Idiomas SENAI Universitário está com vagas abertas para novas turmas que iniciam no dia 9, 10 e 14 de março. Informações pelo telefone: (62) 3269-1200.

No Rio de Janeiro, o SENAI oferece quase 3 mil vagas em cursos a distância. As oportunidades são para turmas de Assistente de Logística, Auxiliar de Eletricista Predial, Auxiliar Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Colorista Automotivo, Desenhista de Produção Gráficos Web, Desenhista Técnico de Edificações, Eletricista de Automóveis, Eletricista Industrial, Instalador de Rede Local e Sem Fio ,Instalador e Reparador de Redes de TV a Cabo, Instalador Hidráulico, Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto, Mecânico de Manutenção de Motocicletas, Montador de Andaimes, Montador e Reparador de Microcomputadores e Operador de Computador. 

Nesta modalidade de ensino, os alunos têm aulas teóricas em ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo em flipbook (disponível em DVD) e aulas presenciais no SENAI em que for feita a matrícula. Os interessados em participar devem ter no mínimo 16 anos de idade, estar cursando ou ter concluído o 2º ano do ensino médio. As inscrições podem ser feitas até 17 de março pelo site do SENAI Rio.

Depois de se inscreverem, os candidatos farão prova online, de múltipla escolha. O resultado será divulgado dia 20 de março, a partir das 15h, no mesmo site em que foi feita a inscrição. Para a matrícula no SENAI, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e autodeclaração de baixa renda. 

Os encontros presenciais poderão ser feitos nas unidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Campos, Cinelândia, CTS (Centro de Tecnologia Senai) Solda, Honório Gurgel, Itaguaí, Itaperuna, Jacarepaguá, Laranjeiras, Macaé, Maracanã, Mendes, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Pádua, Petrópolis, Resende, Santa Cruz, São Gonçalo, Teresópolis, Tijuca, Vassouras e Vicente de Carvalho. 

SAIBA MAIS: Acesse o site do SENAI Rio para conferir o edital com detalhes sobre cada curso.

Em Santa Catarina, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com inscrições abertas para o Programa Internacional de Educação Executiva, que será realizado de 7 a 11 de julho, em Florianópolis. 

O design e a gestão estratégica de negócios será tema central da quinta edição do programa. A capacitação será realizada pelos especialistas Cabirio Cautela e Claudio Dell’Era, do Consórcio Politécnico de Milão, no Costão do Santinho. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho pela internet.

Durante o curso, os participantes participam de uma imersão que proporciona a convivência e a troca de experiência com consultores mundiais e dirigentes empresariais. O programa integra o movimento A Indústria pela Educação e é dirigida aos presidentes, executivos, diretores, líderes e sucessores de empresas. A capacitação tem tradução simultânea e material didático em inglês e português. 

SAIBA MAIS: Programa Internacional de Educação Executiva IEL 
De 7 a 11 de julho 
Costão do Santinho, Florianópolis, SC 
Informações adicionais no site do programa ou no e-mail [email protected] e telefones (48) 3231-4712 ou 3231-4619.

Em São Paulo, o SENAI tem mais de 3 mil vagas gratuitas para cursos técnicos. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de março. São oferecidas 29 habilitações para os períodos da manhã, tarde e noite em 24 municípios do estado. As aulas começam no segundo semestre de 2015. 

Os cursos técnicos do SENAI-SP oferecem habilitação profissional em áreas tecnológicas específicas do setor industrial, com duração média de 1.200 horas (equivalente a dois anos). 

As inscrições podem ser feitas no site na área Processo Seletivo – Técnicos. Os candidatos interessados nos cursos oferecidos nos períodos da manhã, tarde e integral devem comprovar, em até 15 dias antes do início das aulas, seu ingresso na 2ª série do ensino médio. 

Para os interessados nos cursos técnicos do período noturno, o pré-requisito é comprovar a conclusão do ensino médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluí-lo até a data do início das aulas. O valor da taxa de inscrição é R$ 46,00. Os cursos técnicos são oferecidos gratuitamente, com exceção do material didático, que o aluno adquire, no ato da matrícula, no valor de R$ 300,00 a cada semestre. Não serão aceitas inscrições de alunos regularmente matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo SENAI-SP. 

A prova de seleção será realizada no dia 12 de abril e terá 60 questões de múltipla escolha em nível de conclusão da primeira série do ensino médio. Serão aferidos conhecimentos de Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (20 questões) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), também com 20 questões. 

O tempo para fazer a prova será duas horas e meia. O gabarito será divulgado nas escolas e pela internet, a partir das 14h no dia 13 de abril. A lista dos aprovados também poderá ser aferida no site, a partir das 14h, no dia 8 de maio 2015. 

SAIBA MAIS: Acesse o site do SENAI São Paulo para todos os detalhes dos cursos.

Relacionadas

Leia mais

Novo site da WorldSkills São Paulo 2015 reúne tudo o que você precisa saber sobre a competição
Aumenta participação de mulheres em cursos técnicos ligados à indústria
Novo barco escola do SENAI forma primeira turma nos rios da Amazônia

Comentários