Senai fará etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento na Caça Talentos Expo

Torneio de educação profissional contará com a presença de 58 alunos do Senai das unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Rio Verde e Três Lagoas

Durante a Feira Caça Talentos Expo, que será realizada pelo IEL nos dias 9 e 10 de maio, das 8 às 21 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), o Senai vai promover a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, maior competição da educação profissional de Mato Grosso do Sul, com competidores das unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Rio Verde e Três Lagoas.

Ao todo, a competição contará com a presença de 58 alunos do Senai nas categorias desenho assistido por computador (CAD), TI - soluções de software, mecânica de manutenção, eletrônica industrial, eletricidade predial, instrumentação e controle de processos, eletricidade industrial, segurança do trabalho, tornearia, eletrônica industrial, confecção de roupas, mecânica de automóvel, robótica móvel, panificação, construção em alvenaria, soldagem e aplicação de revestimento cerâmico.

Segundo a coordenadora estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai, Maíse Giacomeli, os competidores são avaliados levando em conta os conhecimentos tecnológicos, o domínio do processo, as qualidades pessoais e as suas atitudes durante a competição. "Também será feita uma avaliação emocional dos competidores no dia anterior ao início da competição (08/05), enquanto no dia 9 de maio, pela manhã, os alunos devem fazer a ambientação dos locais, os testes de materiais e equipamentos, além da distribuição dos postos de trabalho, para então dar início às provas", detalhou.

Etapas

Ela lembra que as provas terminam no dia 10 de maio, no período vespertino, enquanto à noite será realizada a premiação com medalhas para o 1º, 2º e 3º lugares. "Outro ponto positivo de promover a competição em etapas municipal e estadual é a possibilidade de realizar um trabalho constante de preparação para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai. A cada etapa, os alunos se envolvem ainda mais e estimulam outros a fazerem parte, resultando na conquista de uma melhor colocação para Mato Grosso do Sul na etapa nacional", garantiu.

Para os competidores, a participação tem sido motivo de dedicação e aprimoramento, como é o caso do estudante do curso de segurança do trabalho da FatecSenai Campo Grande, Henrique de Souza Ferreira, 17 anos. "A competição exige concentração e agilidade, já que o tempo é limitado e tudo deve ser feito conforme detalhado no projeto. Além disso, a competição é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula", disse o competidor, que participará da categoria de desenho assistido por computador (CAD).

Já o instrutor Antônio Tavares acredita que a preparação psicológica é fundamental para fortalecer o aluno durante as provas, pois a competição exige um limite de tempo. "Nossa função é orientá-los da melhor forma tanto com conhecimentos técnicos como com a orientação psicológica para enfrentar qualquer dificuldade", afirmou.      

A Feira

Segundo o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, a Feira Caça Talentos Expo é um evento voltado para o desenvolvimento de recursos humanos, trazendo práticas e novidades do setor por meio de palestras, inovações, oportunidades de mercado e contato direto com empresas dos setores da Indústria, Comércio e Serviços. "A Feira tem o intuito de gerar uma interação entre o mercado de trabalho e as pessoas, além da oportunidade de divulgar vagas de estágios e empregos, realização de cadastro de currículos. A intenção é promover um espaço voltado para tecnologia e empreendedorismo, ampliando e desenvolvendo a capacidade de inovação", destacou.

Entre as atividades que serão desenvolvidas na Feira estão minicursos e palestras, prêmio IEL de Estágio, programas de trainee, rodada de oportunidades, sistemas de ensino, inovação e tecnologia, recursos humanos de empresas, programas de iniciação científica, novidades na área de desenvolvimento humano, cursos técnicos e profissionalizantes, de graduação e pós-graduação, sistemas de acesso ao conhecimento e instituições de financiamento do ensino.

Serviço - Para mais informações os interessados podem acessar o hotsite www.cacatalentosiel.com.br, ligar para os telefones (67) 9627-2657 e 3044-2134/2113 ou ainda enviar email para [email protected].

Relacionadas

Leia mais

Excelência é a marca da 7ª Olimpíada do Conhecimento do SENAI
Mulheres se destacam nas competições de serviços na Olimpíada do Conhecimento
Começa torneio que definirá os melhores alunos de educação profissional do mundo

Comentários