Excelência é a marca da 7ª Olimpíada do Conhecimento do SENAI

Provas, encerradas neste sábado, tiveram elevado grau de dificuldade. Competidores demonstraram alto nível técnico e provaram estar prontos para etapa internacional

Excelência é a palavra que resume a 7ª Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação técnica e profissional das Américas, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em São Paulo, no Centro de Exposições do Anhembi, desde 12 de novembro e com no dia 18.

O nível técnico dos 640 competidores, de 26 Estados e do Distrito Federal, nas 54 ocupações industriais (50) e de comércio e serviços (4) foi muito elevado, de acordo com a organização e com os avaliadores técnicos. Segundo eles, as provas, que terminaram no sábado, dia 17, foram todas nos níveis de dificuldade exigidos pela WorldSkills International, que realiza o torneio internacional de educação técnica e profissional de mesmo nome.

A equipe que está sendo selecionada passou por uma dura prova, com muita inovação e índice de ineditismo de 70%. Os vencedores de diversas ocupações se classificarão para representar o Brasil no WorldSkills International de Leipzig, na Alemanha, em julho de 2013.

Os avaliadores das diversas ocupações testemunharam o alto nível de exigência das provas, a dificuldade inicial de muitos competidores e a adaptação a metas e prazos apertados, além da superação. “No primeiro dia de provas, só 30% completaram o módulo. No segundo, já subiu para 80%, porque eles foram se adaptando. Os meninos que disputaram essa ocupação demonstraram um grande conhecimento técnico e também tecnológico”, disse Isaias Gouveia Silva, avaliador-líder da ocupação de construção de moldes.

Edson da Silva, avaliador-líder da ocupação de manutenção de automóveis, destacou o grau de dificuldade das provas, comparáveis às executadas nas competições internacionais. “Os alunos tiveram uma excelente performance. Só três itens foram danificados (uma porta, um rolamento e uma ferramenta) durante a execução de 135 provas. O vencedor daqui terá muitas chances de conquistar ouro no WorldSkills International”, garantiu.

A excelência foi comprovada também na organização do evento, na opinião de Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI. Segundo ele, foram cerca de 250 mil visitantes nos quatro dias de eventos abertos ao público de São Paulo, além da logística de transporte, estadia e alimentação para 1.189 competidores (os 640 da Olimpíada do Conhecimento mais 549 dos torneios simultâneos, como o World SkillsAmericas e o 4º Torneio SESI-SP de Robótica). A organização envolveu 1,2 mil profissionais, entre docentes, avaliadores, equipes de transporte, alimentação e de comunicação. A montagem das 800 toneladas de equipamentos, transportadas por 130 carretas, até o Anhembi ficou a cargo de outros 1,2 mil trabalhadores.

“Foi um evento grandioso, que correu sem nenhum incidente, com tudo funcionando como deveria, que proporcionou a oportunidade de os competidores darem o melhor de si e também de jovens visitantes os verem em ação para, quem sabe, optarem por uma carreira técnica”, disse Lucchesi.

Disputa interamericana – O WorldSkills Americas, competição simultânea à Olimpíada do Conhecimento, com 216 competidores de 20 países, também teve uma avaliação positiva depois de quatro dias de provas. Roberto Spada, CEO da instituição que leva o nome da competição, afirmou que o nível técnico dos países estreantes surpreendeu e que o dos países veteranos, como [FOTO3]a Colômbia, aumentou muito depois de iniciado o intercâmbio e a participação nas competições.

“Catorze países participaram pela primeira vez. É evidente que há um nervosismo inicial, mas o desempenho dos competidores melhorou com a ambientação e o nível da disputa subiu. O importante é a elevada interação entre os países, a troca de experiências, de metodologias, de conteúdos”, disse Spada.

Para ele, um dos pontos altos da competição foi que representantes de 50 países, muitos de fora das Américas, visitaram o torneio para ganhar experiência e tentar replicar em seus continentes.

Relacionadas

Leia mais

Na vanguarda da educação, SENAI avalia competências socioemocionais de alunos
Os 10 cursos do SENAI mais buscados pelas mulheres
Quer resolver um problema da sua indústria? Desafie alunos do SENAI a encontrarem uma solução

Comentários