Mulheres se destacam nas competições de serviços na Olimpíada do Conhecimento

Na ocupações voltadas ao setor de comércio e de serviços, as mulheres venceram a maioria delas, como cabeleleira, confeiteira e técnica em enfermagem

As mulheres se destacaram nas competições das quatro ocupações do setor de serviços na 7ª Olimpíada do Conhecimento, torneio realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em São Paulo, encerrado hoje. Os competidores são alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), parceiro do SENAI na realização da competição.

Michele Cristina dos Santos Moreira e Jéssica Cardoso, do Distrito Federal, ambas de 20 anos, venceram a modalidade de técnico em enfermagem. Elas treinaram durante oito meses para a competição e agora vão se preparar para confirmar a vaga para o WorldSkills International (competição internacional de ensino técnico e profissional), em Leipzig, Alemanha, em julho do ano que vem. Em todas as ocupações a classificação para o WorldSkills não é automática: o primeiro e o segundo colocados definirão, em janeiro, quem representará o Brasil.

Na categoria de cozinha, a estudante Elisa Costa Maffessoni, de 17 anos, ficou em primeiro lugar, mas com pontuação pouco superior à segunda colocada, o que forçará um desempate, em janeiro, entre elas para definir quem representará o Brasil no WorldSkills. A cozinheira, que é do Rio Grande do Sul, treinou durante 9 meses para a Olimpíada do Conhecimento. “Tenho tudo que preciso para conseguir a medalha na Alamanha se me classificar. Estou confiante”, disse Elisa. A gaúcha disse pretender continuar na carreira e abrir um restaurante no seu Estado.

Aline Cristina Rivoli, do Paraná, foi ouro na ocupação de cabelereiro, e Patrícia Cristina Martins, de São Paulo, tirou a mesma colocação na ocupação de confeiteiro. Ueslei Felipe de Oliveira Vale, do Paraná, foi o campeão na ocupação de serviço de restaurante e Jéssica Nascimento Batista, de Minas Gerais, foi a primeira na ocupação de panificação.

WORLDSKILLS AMERICAS - A mossoroense Juliana Ocioli, de 18 anos, foi a vencedora da ocupação cabelereiro do WorldSkills America 2012 (competição paralela à Olimpíada do Conhecimento, que reuniu 20 países, em 34 ocupações). A estudante do SENAC treinou por dois anos e disse querer se tornar instrutora quando retornar a Mossoró. “Fiquei muito feliz com a vitória e quero compartilhar o que aprendi aqui com outros alunos da minha cidade”, disse Juliana.

Relacionadas

Leia mais

Professores  do  SENAI  de 12 estados fazem capacitação na área de Energia Solar Fotovoltaica
SENAI apresenta soluções inovadoras para uso racional e sustentável da água
Etapa Escolar da Olímpiada do Conhecimento

Comentários