Ferramenta de inteligência artificial ajuda jovens a escolher profissão

Plataforma Mundo SENAI possui serviço gratuito que indica a melhor carreira na indústria. Nesta quinta (8) e sexta-feira (9), as escolas do SENAI em todo o Brasil vão oferecer palestras, oficinas e minicursos

Escolher uma carreira ou mudar de rota no mercado de trabalho é tarefa complexa e, muitas vezes, angustiante. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) decidiu utilizar inteligência artificial para ajudar jovens e profissionais a tomar decisões mais acertadas nesse momento crucial. O serviço de orientação profissional, a partir de características socioemocionais, já está disponível gratuitamente na plataforma Mundo SENAI, site que reúne ainda vagas de emprego e de estágio, guia de profissões da indústria e informações sobre cursos para quem deseja se qualificar.

Nesta quinta (8) e sexta-feira (9), os interessados em saber mais sobre as oportunidades no setor industrial também poderão visitar as unidades da instituição, que estarão de portas abertas à comunidade em todo o Brasil. O Mundo SENAI terá palestras, oficinas, minicursos, visitas guiadas, entre outras atividades destinadas a apresentar caminhos para uma carreira de sucesso.

O diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, explica que tanto a plataforma quanto o evento buscam orientar os jovens sobre as carreiras da indústria e ajudá-los a escolher uma profissão de acordo com seu perfil. “O objetivo é oferecer uma orientação para o jovem na escolha da profissão e apresentar as ocupações industriais, principalmente com formação técnica, que são bem remuneradas e modernas”, explica. “O usuário do Mundo SENAI terá uma análise socioemocional que vai ajudá-lo a escolher de forma mais completa e não apenas com base na preferência por uma disciplina como ocorre normalmente”.

O Mundo SENAI utiliza o Watson, ferramenta de serviços cognitivos da IBM, para analisar 92 características socioemocionais do usuário, como extroversão, amabilidade, autodisciplina, entre outras. A ferramenta indica então as profissões da indústria mais adequadas ao perfil desenhado e os cursos existentes. A experiência do SENAI com o Watson será apresentada na conferência Think, da IBM, que ocorrerá em São Francisco, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2019. 

Na plataforma, o usuário terá também informações sobre as vagas de emprego e estágio, organizadas por localidade e especialidade, assim como o histórico da demanda das empresas por funcionários a partir de dados do Ministério do Trabalho. No guia de profissões, será possível saber detalhes das atividades desenvolvidas por profissionais da indústria e os salários médios de cada profissão. Os interessados em se qualificar poderão ainda conhecer o currículo dos cursos e como se matricular. 

INDÚSTRIA 4.0 – Já no evento Mundo SENAI, será possível acompanhar palestras sobre temas variados que impactam o mercado de trabalho, como as novas tecnologias da chamada indústria 4.0: inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, entre outras. É o caso de apresentação que será feita no SENAI Maracanã (RJ) com o tema Jogos e suas tendências e sobre Internet das Coisas (IoT) na unidade de Sete Lagoas (MG).

Os visitantes também terão dicas para aumentar as chances de conseguir emprego ou desenvolver uma profissão de sucesso. Em Camaçari (BA), uma das palestras vai mostrar como se portar em uma entrevista de emprego. Na escola SENAI Nadir Dias De Figueiredo, em Osasco (SP), um dos temas de debate é o planejamento de carreira. Na unidade de Itaperuna (RJ), especialistas falam sobre o profissional que as empresas procuram.

Os interessados também poderão pôr a mão na massa em oficinas e minicursos práticos. Um deles, no Instituto SENAI de Tecnologia em Calçado e Logística em Novo Hamburgo (RS), ensina como confeccionar uma sapatilha. O Centro de Excelência em Educação e Tecnologia SENAI José Fernandes de Moura, em Ariquemes (RO), oferece a oficina de mecânica de motos para mulheres. No Centro de Tecnologias em Informática Aluízio Alves, em Natal (RN), os participantes de um minicurso vão aprender a criar um aplicativo para celular e, na unidade em Boqueirão (PR), minicursos ajudarão a conhecer melhor um automóvel ao explorar temas como: Você realmente conhece o painel do seu carro?, Você sabe quando trocar os fluidos do seu veículo?”, entre outros. 

Em todo o Brasil, será possível possível ainda conhecer a infraestrutura das escolas do SENAI para oferta de cursos técnicos e prestação de serviços tecnológicos às empresas, assim como os projetos desenvolvidos pela instituição. O SENAI é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores. 

A instituição possui hoje 541 unidades fixas e 452 móveis, das quais duas são os barcos-escola Samaúma na região Amazônica. A excelência de sua educação profissional pode ser comprovada pelos primeiros lugares obtidos por seus alunos em competições internacionais, como a WorldSkills. O SENAI também possui a maior infraestrutura de apoio à capacidade inovativa da indústria por meio da sua rede de 26 Institutos de Inovação e 58 Institutos de Tecnologia, localizados em todas as regiões brasileiras.

Relacionadas

Leia mais

5 profissões em que o Brasil é referência mundial
VÍDEO: Tem vaga! Novo programa do SENAI fala de cursos e mercado de trabalho
Disciplinas de exatas são caminho para profissões do futuro

Comentários