Ex-aluno SESI vai estudar em universidade nos Estados Unidos

Gabriel Cunha estudou no SESI/BA e conseguiu bolsa integral na Tufts University, no estado de Massachusetts, nos EUA. As aulas começam no 2º semestre

Gabriel Cunha será aluno bolsista da Tufts University, universidade em Massachusetts, nos EUA

Gabriel Cunha, 19 anos, concluiu o ensino médio em 2018, quando fez a primeira tentativa para entrar em uma universidade norte-americana. Ele conseguiu ser aprovado em algumas instituições, mas precisava garantir uma bolsa de estudos.

Gabriel não desistiu e, dois anos depois, conseguiu realizar o objetivo. No segundo semestre deste ano ele será aluno bolsista da Tufts University, universidade privada do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, e que abriga a mais antiga escola de graduação em Relações Internacionais dos EUA, a The Fletcher School of Law and Diplomacy

A conquista da vaga teve um significado especial para Gabriel, que dedicou um ano de estudos, após a conclusão do ensino médio, para se preparar para as provas da universidade. Para isso, contou com o apoio da família. “Minha família foi muito importante. Fiquei um ano em casa me preparando para as provas. Meus pais não sabiam como funcionava o processo e foi fundamental eles confiarem em mim”, explica o jovem.  

O desejo de estudar fora do país ficou mais forte em 2018, quando Gabriel ainda estudava na Escola SESI Djalma Pessoa, localizada no bairro de Piatã, em Salvador (BA). Neste ano, ele viveu uma experiência rara para um estudante baiano: a escola garantiu as passagens para que ele pudesse passar duas semanas em um programa de verão, em uma das mais prestigiadas universidades norte-americanas: Yale. No Yale Young Global Scholars, ele teve contato com estudantes de 130 países e voltou de lá ainda mais motivado a ter uma experiência universitária internacional. 

Na escola, Gabriel revela que aproveitou todas as oportunidades que a instituição ofereceu. “Desde o 1º ano do ensino médio comecei a participar da Oficina Cidadania Jovem, que prepara os alunos da escola para o Parlamento Jovem, um programa do Congresso Nacional. Em 2017, fui um dos selecionados da Bahia para ser deputado jovem e, em paralelo, também participei do Clube de Relações Internacionais da escola, que faz simulações de assembleias da ONU. Tudo isso me preparou para traçar o caminho até a Universidade de Tufts”, conta o estudante. 

Gabriel, que estudou no Serviço Social da Indústria (SESI) desde o ensino fundamental, acredita que para realizar sonhos é preciso se empenhar. “Sempre fui muito engajado nos projetos que o SESI oferecia e também procurei viabilizar meus projetos de outras formas, buscando me informar sobre o que precisava estudar para as provas de seleção. O conhecimento de inglês foi também muito importante”, esclarece sobre os desafios que teve que se impor para atingir suas metas. Para ele, o mais difícil foi se preparar para as provas de matemática e literatura, que a universidade exige. No final, deu tudo certo. 

Gabriel aproveitou todas as oportunidades que teve no SESI para se preparar para realizar o sonho de estudar nos Estados Unidos

Foco e determinação  

Gabriel Cunha considera que a estrutura que a Escola SESI ofereceu foi fundamental. “As atividades fizeram toda a diferença para mim. Os professores estavam sempre disponíveis e foram fundamentais”, destaca.  

Um desses professores foi Leandro Passos, que ensina Sociologia na Escola SESI Djalma Pessoa e está também à frente da preparação dos estudantes para o Parlamento Jovem. “Comecei a ter contato com Gabriel no 2º ano porque ele se interessou pelo Parlamento Jovem. Ele conseguiu aprovação já no 2º ano e o que chamou a atenção nele foi a sua determinação”, destaca o professor.

Outra característica que ele identificou em Gabriel foi que ele sabe quais são as dificuldades, mas tem resiliência para montar nova estratégia e ir além.  

Sobre a conquista do ex-aluno, Leandro conta que o sucesso dos alunos é o que realiza o professor. “Nosso maior objetivo é transformar a vida dos nossos alunos e o exemplo de Gabriel mostra que nosso esforço está no caminho certo”, acrescenta. 

Gabriel Cunha conversou com estudantes do SESI que participam do Clube de Relações Internacionais e da Oficina Cidadania Jovem

Com perfil desbravador, Gabriel esteve na escola para compartilhar com os estudantes inscritos no Clube de Relações Internacionais e na Oficina Cidadania Jovem a própria experiência e motivar outros estudantes a não desistirem dos objetivos. 

A partida para os Estados Unidos está programada para o mês de agosto, pouco antes do início do ano letivo. Até lá, Gabriel está administrando a ansiedade antes de mergulhar de vez nos estudos. A meta é investir nas áreas de Relações Internacionais e Economia.

E o futuro? Ele prefere não fazer planos, mas tem um norte: “gostaria de, no futuro, poder trabalhar em organizações globais, a exemplo da ONU e do Banco Mundial”.

Duvida que ele chegue lá?  

Relacionadas

Leia mais

5 passos para internacionalizar sua empresa
Belo Horizonte recebe exposição inédita de arte contemporânea
VÍDEO: Bora fazer compras no shopping SENAI? Saiba como no Tem Vaga!

Comentários