Estudantes vão representar o Brasil no principal Campeonato de Robótica do Mundo, nos Estados Unidos

Dez equipes de São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estarão em Houston, entre 17 e 20 de abril, para competir com times de 70 países. Atual campeã mundial do First Lego League, equipe de Americana (SP) vai tentar repetir trajetória de sucesso de 2018

Os estudantes da Red Rabbit vão tentar repetir o resultado de 2018 em Houston, quando conquistaram o topo do pódio entre 108 equipes

Da sala de aula para Houston, nos Estados Unidos. A cidade americana vai receber milhares de estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior de mais de 70 países, entre 17 e 20 de abril. Trata-se do Campeonato Mundial de Robótica, realizado com apoio de grandes empresas como a Qualcomm, Google, Apple, LEGO e Boeing, além da parceria com a Agência Espacial dos EUA (NASA). O Brasil será representado por 106 alunos, em dez equipes, de escolas de São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O tema desta temporada são as viagens espaciais. Nada mais emblemático, pois, em 2019, a agência espacial americana celebra os 50 anos da missão Apollo 11, que levou o homem pela primeira vez à lua. O município do Texas possui um dos principais centros espaciais da NASA, responsável pela preparação dos astronautas.

Na competição FIRST LEGO League World Festival, que vai reunir 108 equipes com jovens de 9 a 16 anos, a torcida brasileira será para cinco equipes de escolas Serviço Social da Indústria (SESI), três de São Paulo e duas de Santa Catarina: Jedi’s (Jundiaí/SP), Los Atômicos (Araras/SP), Red Rabbit (Americana/SP), Techmaker (Blumenau/SC) e Agrorobots (Concórdia/SC). Já na disputa FIRST Tech Challenge World Championship, para jovens de 15 a 18 anos, a representante brasileira é a Geartech Canaã, da Escola SESI Vila Canaã, em Goiânia. Ela vai competir com outras 59 equipes.

Os seis times garantiram as vagas para a principal competição de robótica do mundo no Festival SESI de Robótica, em março, no Rio de Janeiro. Mais de 1.200 estudantes de 9 a 18 anos, divididos em 117 equipes, competiram em três desafios promovidos pelo SESI no Píer Mauá. 

Na disputa FIRST Tech Challenge World Championship, para jovens de 15 a 18 anos, a representante brasileira é a Geartech Canaã, da Escola SESI Vila Canaã, em Goiânia

A equipe Red Rabbit vai carimbar o passaporte em Houston pela terceira vez. No ano passado, os jovens de Americana conquistaram o 1º lugar-geral da competição, superando outras 107 equipes no World Festival. Agora, a atual campeã mundial planeja repetir a posição no pódio. “Uma característica do nosso time é sempre tentar inovar em todos os aspectos, e um diferencial desse ano é o nosso robô, em que utilizamos apenas um motor para deslocamento e um sistema pneumático para a realização das nossas curvas”, explica Luigi Kuhnrich, 13 anos, da Red Rabbit.

“O SESI investe em robótica educacional há 13 anos. Desde então, percebemos um salto na formação de nossos alunos, que estão cada vez mais antenados nas novas tecnologias. Os times brasileiros estão na elite da robótica mundial, conquistando prêmios em praticamente todos os torneios internacionais que participam. Com essa metodologia, estamos gerando novas gerações de engenheiros, cientistas e profissionais do futuro”, destaca Paulo Mól, diretor de operações do SESI Nacional.

Foi a primeira vez que o SESI organizou a disputa da FIRST Tech Challenge

ROBÔS DE 60 QUILOS – Neste ano, o Brasil terá, ainda, quatro equipes na competição FIRST Robotics Competition Championship, para estudantes do ensino médio de 14 a 18 anos. São três equipes de São Paulo – a Octopus #7567 (Bauru), a Robonáticos #7565  (SP) e a Taubatexas #7459 – e uma do Rio Grande do Sul, a Under Control #1156 (Novo Hamburgo).

Na disputa, que contará com 400 equipes e conta com a tecnologia mais complexa das competições do mundial de Houston, os jovens têm que construir e fazer o design de um robô industrial de cerca de 60 quilos, sendo avaliados por isso, pelo trabalho em equipe e, claro, pelas tarefas desenvolvidas pelo robô na arena, como arremessar ou carregar objetos com precisão e agilidade em um tempo determinado.

Hoje estudante de Engenharia Mecânica em Porto Alegre, Filipe Ghuesla é um dos mentores da equipe gaúcha 1156 Under Control. Ele conta que participou de torneios da FLL, FTC e FRC. "Existe tanto o desafio do Robô, onde cada equipe joga 10 partidas e depois algumas avançam para os rounds eliminatórios até as finais e também uma série de outros prêmios que são avaliados por juízes nos pits e em sala", conta o estudante.

A equipe Octopus #7567, de Bauru (SP), vai representar o SESI e o SENAI na categoria FIRST Robotics Competition (FRC)

SESI, FIRST e LEGO – Desde 2006 o SESI investe na inserção da robótica educacional nas salas de aula. Atualmente, todas as 505 escolas da rede contam com o programa no currículo. Até o ano passado, o SESI realizava anualmente apenas o Torneio de Robótica FIRST LEGO League, criado em 1998 pela FIRST, uma organização não governamental, em parceria com o Grupo LEGO. O SESI é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional) no Brasil desde 2013. Em 2019, além da competição FLL, o SESI promoveu as competições FIRST Tech Challenge e F1 nas Escolas.

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos, em todo o mundo. Eles são avaliados pelo Projeto de Pesquisa, Design do Robô, Desafio do Robô e o Core Values (Trabalho em equipe).

O tema da temporada 2018/2019, Em Órbita, desafiou os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Eles tiveram de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial. Na arena, os robôs feitos pelos próprios alunos com peças de LEGO ainda tiveram de cumprir missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e mover satélites para a órbita.

Desde 2013 o SESI promove o Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Mais de 31 mil estudantes participaram das últimas seis temporadas

SAIBA MAIS
Campeonato Mundial de Robótica 2019
(FIRST Champioship)
Quando: 17 a 20 de abril
Onde: Houston, Texas, Estados Unidos
George R. Brown Convention Center

Texto atualizado em 11/04/19. O número de equipes que participarão do mundial na categoria FRC foi corrigido. Uma das equipes só garantiu a ida a Houston após a publicação desta reportagem.

Relacionadas

Leia mais

INFOGRÁFICO: Viaje no espaço com o Torneio SESI de Robótica
Veja quem são os campeões do Festival SESI de Robótica 2019
Alunos de robótica aprendem habilidades para atuar em qualquer área que escolherem, diz representante da NASA

Comentários