Estudantes do SESI participam em Brasília do Parlamento Jovem Brasileiro

Evento reúne jovens de todo o país e dá a chance a eles de conhecerem o Congresso Nacional e os trâmites dos projetos de lei

O representante da secretaria de Educação da Bahia, Iuri Rubim (à esquerda), com os seis estudantes baianos que participam do projeto

Cinco estudantes do Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia participaram nesta segunda-feira (21), da solenidade de abertura da 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro , que reúne 78 estudantes de todo o país em Brasília. Até sexta-feira (25), eles terão a oportunidade de participar do processo legislativo, conhecendo o funcionamento do Congresso Nacional e a aprovação dos projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados.

O estado da Bahia está representada por seis estudantes, sendo cinco deles da Escola Djalma Pessoa, instituição de ensino médio do SESI da Bahia . Os alunos João Victor Docílio Pereira, Catarina Fagundes Moreira, Érica de Lima Góes, Fernanda Santos Conceição e Ydson Cerqueira Amorim Júnior participaram nesta segunda-feira da abertura do Parlamento Jovem, seguida de uma visita ao Congresso Nacional. Nesta terça-feira (22), ocorrerá a sessão solene de posse dos deputados jovens e a eleição da mesa diretora, bem como a indicação dos presidentes e vice-presidentes das comissões.

Para a diretora da Escola Djalma Pessoa e gerente do SESI Piatã, Cristina Andrade, a presença dos estudantes do SESI no Parlamento Jovem é um reflexo do trabalho de mobilização desenvolvido na escola. “Nossa equipe pedagógica busca não apenas desenvolver o senso crítico como o engajamento dos alunos na solução de problemas. Seja na área de ciências exatas ou de humanas, eles estão engajados em contribuir com soluções, pensando em melhorias não apenas tecnológicas mas também no contexto politico”, ressaltou.

PROJETOS - A estudante Catarina Fagundes apresentou como projeto de lei a proibição para agências de modelo de contratar crianças e adolescentes que apresentem quadro clínico de desnutrição. Ela propõe ainda tornar obrigatória a disponibilização nas agências de um profissional especializado para tratar de possíveis transtornos alimentares dos agenciados. “Estou bem ansiosa. Desde pequena eu acompanho o tema pela TV e jornais, é algo bem presente em minha vida, por isso resolvi criar o projeto. É uma forma de ajudar essas pessoas”, explicou.

Projetos apresentados pelos estudantes serão debatidos até sexta-feira (25)

Uma outra proposição, apresentada pelo estudante do SESI João Victor Docílio Pereira sugere acrescentar em documentos fiscais a tradução das informações essenciais em braile visando a independência de consumo para deficientes visuais. A proposta de João Victor foi uma das que se destacaram no processo seletivo. Ele obteve a segunda maior nota do Brasil, 98, no quesito originalidade, numa escala que vai de 0 a 100.

Os demais estudantes do SESI inscreveram projetos que tratam de isenções de pedágio (Érica Góes),  a criação do Programa Escola Verde, nas escolas públicas rurais, para promover o cultivo de hortas escolares, vinculadas a programas ambientais e iniciação científica (Fernanda Conceição) e o que torna obrigatória a implantação de jardins suspensos e sistemas de reaproveitamento de água nos prédios do projeto Minha Casa, Minha Vida (Ydson Júnior).

PLENARINHO - O SESI Bahia também foi selecionado para participar da Câmara Mirim , evento da Câmara dos Deputados que oferece a estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental a experiência de ser deputado por um dia. Nesta modalidade, seis professores vão poder acompanhar a sessão do Câmara Mirim com seus alunos, além de participar do curso Educação para a Democracia e o Parlamento.

Os professores venceram concurso nacional que avaliou propostas pedagógicas baseadas em temas como democracia, representação, respeito à decisão da maioria e importância das leis. A professora Nadiclécia Jataraíba da Silva, do SESI Candeias, foi escolhida e vai representar a Bahia no Câmara Mirim 2015 - Plenarinho, nos dias 22 e 23 de outubro, em Brasília.

Com o projeto pedagógico intitulado “Plenarinho: Um despertar juvenil para uma consciência política” a professora buscou despertar os princípios gerais que norteiam o programa: democracia, representação, respeito à decisão da maioria, importância das leis, como elas são feitas e seu impacto na vida das pessoas, entre outros. Em função da crescente carência critica e politica presente em nossa sociedade.

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