Estudantes do SENAI/SC reforçam preparação para Olimpíada do Conhecimento

Vinícius Ulbricht Vignes e Irving Fernandes Corrêa estão em Manaus, disputando um simulado de mecatrônica. A prova reúne competidores de Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Amazonas

Florianópolis - Os estudantes do SENAI de Florianópolis, Vinícius Ulbricht Vignes e Irving Fernandes Corrêa estão em Manaus, disputando uma prova simulada de mecatrônica, promovida pelo SENAI do Amazonas. A prova reúne competidores de Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Amazonas e serve para preparar os competidores que se reencontrarão na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, em São Paulo, no mês de novembro.

Segundo a coordenadora da Olimpíada do Conhecimento do SENAI/AM, Socorro Butel, a iniciativa ajuda a preparar os alunos para o dia da competição profissional nacional e permite que os avaliadores façam a comparação dos indicadores dos competidores com os últimos simulados. As provas se iniciaram nesta terça-feira, dia 29 e prosseguem até quinta (31).

Também com o objetivo de reforçar a preparação para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, os estudantes Mayron Lucas Corrêa e Ronan Henrique de Medeiros, do SENAI em Joinville, estarão em Bauru-SP, nos dias 14 e 15 de junho, disputando o Robocontrol. A competição terá foco na utilização de robôs móveis autônomos aplicados a processos de logística. Durante a competição as equipes deverão realizar tarefas de movimentação de peças entre magazines de armazenagem, enfrentando obstáculos para a execução dos objetivos.

A Olimpíada do Conhecimento é classificatória para o World Skills (torneio internacional). As duas competições são disputas entre estudantes da educação profissional. Os alunos apresentam suas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) durante as provas. Cada estudante ou grupo disputa na sua ocupação (profissão/modalidade), buscando apresentar o melhor desempenho, realizar a tarefa proposta com precisão e demonstrar sua capacidade de planejamento e de melhor aproveitamento dos recursos, etc.

Cada ciclo da competição é composto pelas etapas estadual, nacional e internacional. A classificação de uma fase para outra exige que os competidores fiquem entre os dois primeiros na etapa anterior e depois disputem provas eliminatórias (da qual sai apenas um competidor ou dupla é classificado) e provas de índice. Se não alcançarem o índice proposto, não asseguram a vaga. Os competidores catarinenses já passaram pela prova eliminatória e se preparam para a prova de índice, que será de 18 a 22 de junho. O SENAI/SC possui 40 competidores em 33 ocupações se preparando para a prova de índice.

Relacionadas

Leia mais

SENAI vai reestruturar educação profissional da Costa do Marfim
SENAI e FIERN apoiam evento sobre Indústria 4.0
SENAI inaugura novos Institutos de Inovação

Comentários