Estudantes de Mato Grosso participam de seletivas para mundial de profissões

As provas de Panificação e Alvenaria começaram nesta semana. Vencedores serão conhecidos na próxima sexta-feira (3)

Elysnara é a primeira representante mulher de Mato Grosso em Construção em Alvenaria

Duas estudantes do ensino técnico de Mato Grosso participam, nesta semana, no Espírito Santo e em Minas Gerais, das seletivas para a WordSkills 2019, a maior competição de profissões do mundo. Elysnara Dias disputa uma vaga na ocupação de Construção em Alvenaria e Samaria Carey Cortez Fraga, em Panificação.

As estudantes estão treinando há cerca de um ano nas unidades do SENAI Distrito Industrial e SENAI Cuiabá onde são acompanhadas dos professores e avaliadores Marlon Menezes, na Panificação, e Carlos André Souza, na área de Construção em Alvenaria.

Elysnara é a primeira representante mulher de Mato Grosso na ocupação. Para ela, essa é a prova de que a mulher pode fazer o que quiser. “Não é uma questão de gênero e, sim, de competência, vontade e disciplina”, pontua.

Em 2016, Samaria conquistou o 3º lugar durante os desafios individuais da Olimpíada do Conhecimento na prova de escultura em pão

Do outro lado, a jovem Samaria sabe bem o que é estar na vitrine da educação profissional. Em 2016, ela conquistou o terceiro lugar durante os desafios individuais da Olimpíada do Conhecimento na prova de escultura em pão. Agora, ela encara uma competição ainda maior, que vale a vaga no mundial. “A pressão é grande e a responsabilidade também, o que muda é que me sinto muito mais preparada hoje para os desafios que possam aparecer”.

Entre as provas da ocupação de Panificação está uma escultura intitulada ‘Forma da Água’. O professor Marlon explica que as demais provas serão completamente surpresa, assim como no mundial de 2017. “Tivemos como norteador apenas o que foi aplicado em Abu Dhabi (no último mundial) e acreditamos que possa ser uma prova parecida, com algumas mudanças. Nossas competidoras estão preparadas e podem trazer um bom resultado para o nosso estado”, pontua.

Relacionadas

Leia mais

Começa seleção de competidores para a maior olimpíada de profissões do mundo
Brasil recebe passagem da bandeira da WorldSkills na Olimpíada do Conhecimento
VÍDEO: Veja como foram algumas das provas das seletivas WorldSkills 2019

Comentários