Começa seleção de competidores para a maior olimpíada de profissões do mundo

Com provas em todo o Brasil, mais de 340 jovens de todos os estados e do Distrito Federal vão competir em 45 ocupações. Primeiros colocados se classificam para representar o Brasil na WorldSkills 2019, na Rússia

O Brasil ficou em segundo lugar na WorldSkills 2017, em Abu Dhabi

Jovens de todo o país passam, a partir de 3 de junho, por uma bateria de provas práticas, durante quatro dias, para tentar representar o Brasil na olimpíada mundial de profissões na Rússia, em 2019. Eles terão de mostrar excelência técnica, concentração e garra de campeão para conseguirem a medalha de ouro na etapa nacional. As seletivas brasileiras da WorldSkills Kazan vão ocorrer nos 26 estados e no Distrito Federal, até 14 de setembro, com organização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Participam das provas 342 competidores de todos os estados, que vão disputar vagas em 45 ocupações. Nas provas, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das profissões que escolheram, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Competidores de Mecatrônica precisam desenvolver, por exemplo, um sistema automatizado para um processo industrial. Já os concorrentes da área de Games 3D terão de criar, programar e executar jogos virtuais com riqueza de detalhes. Há também provas de profissões como Joalheria, Panificação, Movelaria, Tecnologia da Moda, entre outras. 

As seletivas para escolha da dupla na ocupação Robótica Móvel vão ocorrer de 5 a 8 de julho, durante a Olimpíada do Conhecimento, em Brasília. O evento, realizado a cada dois anos, tem uma grande novidade nesta 10ª edição: por meio da demonstração de uma cidade inteligente e da escola do futuro, em um espaço de 25 mil metros quadrados, a OC2018 vai mostrar inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. 

Promovida pelo SENAI e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho. Nesta edição, o evento busca conscientizar os brasileiros da importância da formação dos profissionais responsáveis pela sociedade do futuro. A WorldSkills, competição internacional que ocorre a cada dois anos em um país diferente, também busca valorizar as profissões técnicas em escala global. 

Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a delegação do Brasil obteve o segundo lugar geral. A próxima edição ocorrerá na cidade russa de Kazan, em 2019. A expectativa brasileira é estar entre os melhores times do mundo e, se possível, repetir o feito obtido em São Paulo, em 2015, quando a nossa equipe foi a grande campeã.

CAMPEÕES NACIONAIS – O formato das seletivas no Brasil permite que moradores de todos os estados visitem os locais das provas e conheçam os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas. As provas vão ocorrer em 35 cidades de todos os estados e do DF. Neste ano, as provas terão como novidade o mesmo formato do torneio mundial. Os competidores passarão, durante quatro dias, pelas mesmas horas que serão exigidas em cada desafio na Rússia e materiais muito semelhantes aos que serão utilizados de fato no mundial. Um grupo de 333 avaliadores vai dar notas a cada um dos participantes. 

“O SENAI tinha um formato próprio e desta vez estamos fazendo em um padrão que é o mesmo da competição internacional”, explica o delegado técnico do Brasil na WorldSkills, José Luis Gonçalves Leitão, que é gerente de Olimpíadas e Concursos do SENAI. A expectativa é ter um processo mais apurado e rápido de escolha dos competidores. “A meta é selecionar aquele que apresente a melhor performance em cada ocupação”, completa.

Nas provas, os competidores com os melhores desempenhos receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Em 26 modalidades, como Eletrônica e Desenho em CAD, os dois primeiros colocados vão passar por uma nova etapa de desempate em novembro. Nos demais casos, que exigem a criação e desenvolvimento de um projeto complexo a ser levado à Rússia, como a ocupação Manufatura Integrada, os medalhistas de ouro já iniciam o trabalho de preparação para o mundial em suas unidades escolares. De janeiro a agosto de 2019, os selecionados passarão pelo treinamento nacional antes de embarcar para a Rússia. 

As provas aplicadas na competição têm como base as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e as atualizações tecnológicas das empresas. O desempenho dos alunos nas disputas forma um conjunto de indicadores que ajuda o SENAI a avaliar a qualidade da educação profissional e atualizar os currículos das suas escolas. Com isso, a instituição mantém seus cursos sintonizados com as necessidades das empresas, facilitando o ingresso de seus alunos no mercado de trabalho.

Confira no calendário abaixo as datas, as ocupações e as cidades das seletivas:

OCUPAÇÃO

DATA

CIDADE

DESENHO MECÂNICO - CAD

3 a 8 de junho

Belém -PA

JARDINAGEM E PAISAGISMO

3 a 8 de junho

Lençóis Paulista SP

GESTÃO DE SISTEMAS DE REDES TI

3 a 8 de junho

Manaus –AM

DESIGN GRÁFICO

3 a 8 de junho

Goiânia - GO

VITRINISMO

3 a 8 de junho

Boa Vista - RR

MANUTENÇÃO VEÍCULOS PESADOS

3 a 8 de junho

Belém -PA

FUNILARIA AUTOMOTIVA

10 a 15 de junho

Taguatinga - DF

PINTURA DECORATIVA

10 a 15 de junho

Porto Velho - RO

PINTURA AUTOMOTIVA

10 a 15 de junho

Taguatinga - DF

MARCENARIA DE ESTRUTURAS

10 a 15 de junho

Rio Branco - AC

CONFEITARIA

10 a 15 de junho

Taguatinga - DF

SOLUÇÕES SOFTWARE PARA NEGÓCIOS

10 a 15 de junho

Palmas -TO

LOGÍSTICA

28 de junho a 3 de julho

Teresina - PI

ROBÓTICA MÓVEL

3 a 8 de julho

Brasília - DF

APLICAÇÃO REVESTIMENTOS CERÂMICOS

15 a 20 de julho

Guará II - DF

CARPINTARIA DE TELHADOS

15 a 20 de julho

Imperatriz -MA

TECNOLOGIA DA MODA

15 a 20 de julho

Blumenau - SC

CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS METÁLICAS

15 a 20 de julho

Imperatriz -MA

WEB DESIGN

15 a 20 de julho

Natal/RN

TORNEARIA CNC

16 a 20 de julho

Santa Bárbara d’Oeste, SP

FRESAGEM CNC

16 a 20 de julho

Campinas - SP

TECNOLOGIA DE MÍDIA IMPRESSA

16 a 20 de julho

Porto Alegre -RS

POLIMECÂNICA E AUTOMAÇÃO

29 de julho a 3 de agosto

Resende -RJ

REDES DE CABEAMENTO ESTRUTURADO

29 de julho a 3 de agosto

Londrina - PR

MANUFATURA INTEGRADA

29 de julho a 3 de agosto

Resende -RJ

SOLDAGEM

29 de julho a 3 de agosto

Varzea Grande - MT

CONSTRUÇÃO EM ALVENARIA

29 de julho a 3 de agosto

Vila Velha ES

MOVELARIA

29 de julho a 3 de agosto

Guará II - DF

MODELAGEM DE PROTÓTIPOS

29 de julho a 3 de agosto

Campina Grande - PB

CONSTRUÇÃO ESTRUTURAS P CONCRETO

29 de julho a 3 de agosto

Várzea Grande - MT

PANIFICAÇÃO

29 de julho a 3 de agosto

Belo Horizonte MG

REFRIGERAÇÃO E AR-CONDICIONADO

29 de julho a 3 de agosto

Cabo de Santo Agostinho - PE

TECNOLOGIA AUTOMOTIVA

12 a 17 de agosto

Salvador - BA

ENGENHARIA DE MOLDES P/POLÍMEROS

12 a 17 de agosto

Joinville - SC

JOGOS DIGITAIS 3D

13 a 17 de agosto

Macapá - AP

MECATRÔNICA

12 a 17 de agosto

Fortaleza -CE

INSTAL HIDRÁULICAS E AQUECIMENTO

12 a 17 de agosto

Aracaju - SE

SISTEMAS DRYWALL E ESTUCAGEM

12 a 17 de agosto

Aracaju - SE

MECANICA AERONAVES

19 a 24 de agosto

Palhoça - SC

ELETRÔNICA

19 a 24 de agosto

Belo Horizonte - MG

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

19 a 24 de agosto

Goiânia - GO

JOALHERIA

20 a 24 de agosto

Maceió - AL

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS

9 a 14 de setembro

Campo Grande -MS

CONTROLE INDUSTRIAL

9 a 14 de setembro

Campo Grande -MS

ESCULTURA EM PEDRA

 

Pará de Minas - MG

RESULTADOS - Acompanhe os resultados das seletivas aqui na Agência CNI de Notícias. Os nomes dos primeiro colocados em cada ocupação serão divulgados de acordo com o calendário acima, no período vespertino.

OC2018 - Acompanhe todas as novidades sobre a Olimpíada do Conhecimento 2018. O evento será realizado entre 5 e 8 de julho, em Brasília.

Relacionadas

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento 2018 apresenta tecnologias da Indústria 4.0 para cidades inteligentes e escolas do futuro
SESI e SENAI procuram YouTubers de talento. Participe do concurso!
SENAI vai desenvolver primeiro satélite da indústria nacional

Comentários