Equipe brasileira que vai disputar a olimpíada mundial de profissões visita escola de São Paulo

Participantes da WorldSkills 2015 visitaram dezenas de escolas em São Paulo nesta terça-feira (11)

Competidores brasileiros são recebidos por alunos do SESI e entoam grito de guerra

Longe da arena de competição no Anhembi Parque, as delegações dos países participantes da WorldSkills 2015 visitaram, nesta terça-feira (11), dezenas de escolas públicas e do Serviço Social da Indústria (SESI) em São Paulo e região metropolitana da capital. A atividade faz parte do programa Uma Escola, Um País (One School, One Country).
Essa integração dos competidores com estudantes dos países-sede da disputa começou em 2007, no Japão. A ideia é que os alunos possam aprender sobre diferentes culturas, no caso das delegações internacionais, e ao mesmo tempo conhecer as opções de carreiras técnicas no setor da indústria e do comércio.

A delegação brasileira acordou cedo e seguiu para o Centro Educacional SESI 417, em Osasco, onde foi recebida com apresentações artísticas e musicais. Os competidores também responderam a perguntas dos estudantes sobre a educação profissional. O paranaense Alesson Lopes, que vai representar o Brasil na ocupação Modelagem de Protótipos, acredita que esse tipo de encontro ajuda os alunos a pensar sobre qual carreira seguir. “Nós também já passamos por essa fase de dúvidas e por isso é importante apresentar as diversas profissões. Eles também podem ser futuros competidores. A oportunidade surge para todos e é só querer”, afirma.

A diretora do Centro Educacional SESI 417, Rosimeire Soriano Zanini, disse que a integração entre alunos e competidores reforça um trabalho que já é feito em sala de aula, que é o futuro profissional. “Muitos jovens ficam perdidos na hora de escolher uma carreira. Quando alguém vem falar sobre profissões, isso facilita na hora de decidir”, afirmou. Para Rosimeire, uma decisão que precisa ser muito bem pensada. Ela também elogiou a iniciativa do encontro. Ouça clicando aqui.

Pensando e muito sobre o futuro. É o que está fazendo o estudante Willia Gustavo Nunes, 14 anos, que tem dúvidas sobre que profissão seguir. Por outro lado, ele tem uma certeza: quer fazer um curso técnico. “Ainda não sei em qual área, mas é um curso que facilita na hora de conseguir um emprego. Em 2016, eu faço o primeiro ano, mas a vinda deles (competidores) aqui ajuda a pensar sobre isso”, disse.

A WORLDSKILLS – De 12 a 15 de agosto, 1.200 jovens de 62 países disputam o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como mecatrônica, robótica manufatura integrada, manutenção de aeronaves, marcenaria, design gráfico, polimecânica, joalheria, panificação e outras. Nas provas, os competidores precisam executar tarefas do dia a dia das profissões que escolheram. A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados no SENAI e seis no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição internacional.

VISITAÇÃO GRATUITA – A entrada é de graça. No dia 12 de agosto (quarta-feira), a visitação vai das 10h às 17h. Nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira), das 9h às 17h.  No dia 15 (sábado), das 9h às 16h. Ônibus gratuitos saem de hora em hora em frente ao Arquivo Público de São Paulo, perto da estação Tietê do metrô. A volta para o local de partida também sai de hora em hora.

LINKS RÁPIDOS

Conheça a delegação brasileira: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/delegacao-brasileira/
Informações gerais: www.senaiolimpiadas.com.br/
Cobertura completa: www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada_noticias
Site oficial: www.worldskillssaopaulo2015.com
Tour virtual: www.escolhafuturo.com.br

REDES SOCIAIS
Facebook: www.facebook.com/olimpiadasenai
Twitter: www.twitter.com/SENAI_Olimpiada
Instagram: senaiolimpiada
Periscope: SENAI_olimpiada
Snapchat: SenaiOlimpiada 

Relacionadas

Leia mais

Começa amanhã a olimpíada mundial de profissões técnicas
Competidores brasileiros da WorldSkills 2015 ganham bolsa de estudos para curso superior
Plataforma digital da WorldSkills São Paulo 2015 facilita interação

Comentários