Educação profissional conquista novo marco regulatório

Conselho Nacional de Educação aprova novas diretrizes que darão mais rapidez à criação de novos cursos e à adaptação do ensino à atual revolução industrial e aos desafios pós-pandemia

A homologação de novos cursos demora quatro anos em média, o que atrasa a adaptação da oferta de formação às necessidades industriais

A 4ª Revolução Industrial vem transformando os processos fabris em todo o mundo com novos produtos, modelos de negócios e até profissões. A adoção de tecnologias avançadas demanda profissionais com qualificações específicas e constantemente atualizados. No entanto, as instituições de ensino profissional e tecnológico enfrentam barreiras para oferecer cursos e capacitações alinhados às necessidades do mercado. 

Instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que define suas ofertas de cursos técnicos a partir do diálogo com o setor industrial, precisam submeter as novas formações à validação do Ministério da Educação (MEC) antes de implementá-las. Às vezes, esse processo pode levar anos, inviabilizando o esforço por acompanhar as transformações na indústria. 

Para evitar esse bloqueio de inovações no ensino profissional, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, por unanimidade, em meados de maio, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, que, até o início de junho, ainda aguardavam homologação do MEC para entrar em vigor.

Redução da burocracia

O texto traz grandes mudanças que beneficiarão diretamente o setor produtivo brasileiro. Atualmente, a aprovação de um novo curso pelo MEC demora, em média, quatro anos. Com as novas diretrizes, as instituições de ensino poderão abrir imediatamente um curso experimental. Após autorização e reconhecimento do Conselho Estadual de Educação, ele pode entrar automaticamente no catálogo de cursos oficiais da instituição.

A necessidade de reformas para as diretrizes curriculares da educação profissional e tecnológica ficaram ainda mais evidentes quando as novas diretrizes do ensino médio foram aprovadas, em 2018.

“Além de reduzir a burocracia para a formulação de cursos, e assim atender com maior agilidade a indústria, as novas diretrizes normatizam toda a educação profissional e tecnológica”, explica Rafael Lucchesi, membro do Conselho Nacional de Educação, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e superintendente-geral do Serviço Social da Indústria (SESI).

Segundo ele, “antes existiam duas diretrizes, uma para a educação técnica de nível superior e outra para a educação de nível médio, mas elas não olhavam para a qualificação técnica”. Agora, diz Lucchesi, “o CNE decidiu integrar tudo, passando a ter uma lógica mais coerente e abrangente, que vai desde os cursos de qualificação básica, como o de padeiro e o de carpinteiro, até  programas de mestrado e doutorado profissional, tudo na mesma diretriz”. 

Rafael Lucchesi, que também é diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), participou ativamente das propostas aprovadas pelo colegiado do CNE e comemora os efeitos esperados das novas diretrizes.

“Será possível estruturar itinerários formativos de modo a abater créditos de um curso técnico de nível médio para um curso de tecnólogo, seguindo exemplos do que já acontece em diversos países, como a Alemanha”, explica.

Na avaliação da CNI, as novas diretrizes avançam em direção a um ensino mais moderno e conectado com as transformações que tecnologias como a inteligência artificial e a Internet das Coisas vêm promovendo na realidade industrial.

“Será possível estruturar itinerários formativos de modo a abater créditos de um curso técnico de nível médio para um curso de tecnólogo”, explica Rafael Lucchesi, que representou a indústria na discussão da reforma das diretrizes curriculares

Flexibilidade 

Outro destaque das novas diretrizes é que elas preveem uma maior flexibilização do ensino a distância, o que facilitará a formação de profissionais e vai ao encontro das necessidades cada vez mais evidentes de ampliar a oferta de cursos não presenciais.

Pelas regras atuais, todas as instituições de ensino técnico e tecnológico são obrigadas a oferecer pelo menos 20% de seus cursos em formato presencial. As novas diretrizes modificam isso, permitindo que a complexidade e a especificidade de cada área tecnológica determinem o percentual de presencialidade na educação profissional técnica de nível médio e na educação profissional tecnológica de nível superior. Permite, inclusive, que apenas a parte prática seja realizada de modo presencial.

A mudança acompanha a transformação das profissões frente à 4ª Revolução Industrial. Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, a oferta de aulas a distância em cursos técnicos presenciais foi ampliada nos últimos meses e tem sido bem avaliada pelos estudantes. 

"A gente cursava a modalidade presencial e teve que migrar para o ensino a distância. A princípio pensei que essa mudança não daria certo, mas deu", diz José Félix Sobrinho, estudante do curso Técnico em Eletrotécnica no SENAI do Distrito Federal. 

O instrutor do curso de manutenção automotiva João Paulo de Moraes, também do Distrito Federal, conta que é necessário apostar na criatividade e na tecnologia para migrar com êxito para essa nova realidade.

"A gente explica todas as dinâmicas e o aluno consegue criar, muitas vezes, uma oficina virtual, e até mesmo um procedimento com gamificação. Também usamos aplicativos para testes e avaliações”, explica João Paulo.

Eixos tecnológicos

As novas diretrizes curriculares também apresentam, pela primeira vez, áreas tecnológicas. Até então, o MEC trabalhava apenas com eixos tecnológicos para organizar a educação profissional técnica e tecnológica. Essa organização não retratava o conjunto de segmentações neles inserido.  

Com o desdobramento em áreas, quando essa necessidade for identificada, será possível garantir maior identidade das ofertas de cursos com o setor produtivo, a partir do desenvolvimento de cursos customizados e mais aderentes às tecnologias de cada setor. A nova classificação vai possibilitar que as instituições de ensino criem cursos específicos direcionados a um determinado segmento, como o SENAI faz há muitos anos.

Dessa forma, há um estímulo à implementação de itinerários formativos flexíveis que contemplem a articulação de cursos e programas, inclusive os programas de aprendizagem profissional.
 

Relacionadas

Leia mais

Horta criada por alunos do SESI está entre as melhores práticas da educação infantil do país
Ambientes corporativos que unem várias gerações são mais produtivos e inovadores
No jogo Minecraft, estudantes criam mundo pós-pandemia

Comentários