Edital do Inova Talentos - IPT Open Experience prevê R$ 114 milhões para projetos de pesquisa

Empresas, estudantes e egressos da faculdade interessados em participar de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) já podem se inscrever na nova edição do programa

Desde a criação, o programa Inova Talentos já atendeu 320 empresas, promoveu 1132 projetos e concedeu 2.239 bolsas

Firmada em maio, a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT) rendeu uma edição inédita ao programa Inova Talentos. Por meio do acordo, as instituições vão realizar o Inova Talentos - IPT Open Experience, para unir empresas, que desenvolvem atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com universitários e egressos da academia. A parceria vai durar cinco anos e pretende atender até 2.450 projetos, que vão movimentar aproximadamente R$ 114 milhões.

Algumas novidades desta edição são a redução, em torno de 50%, no tempo de avaliação do projeto e seleção do bolsista; e a hipótese de absorver projetos de 6 ou 12 meses, o que viabiliza a participação de pequenas e médias empresas, que têm poucos recursos para operacionalizar os projetos. Confira essas e outras informações no portal do programa, onde o edital já está disponível.

Para o superintendente do IEL, Eduardo Vaz, ver que os jovens participantes conseguem boas oportunidades no mercado de trabalho, depois de concluir o projeto, é o mais satisfatório.

“É gratificante ver que, depois de 12 ou 24 meses, os bolsistas conquistam espaço no mercado de trabalho, se não na mesma empresa em que desenvolveram o projeto, na cadeia de suprimentos em que atuou. O número de pessoas com cultura de inovação e preparo para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, seja na indústria ou seja em outro setor, é o que nos interessa”, explicou Vaz.

O que é o Inova Talentos

Criado em 2014, o programa Inova Talentos surgiu com o objetivo de incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D). O IEL é responsável por recrutar, selecionar e capacitar profissionais com vivência acadêmica, para levar uma nova visão e acelerar os seus projetos de inovação.

Além da parceria com o IPT, o programa Inova Talentos também possui outra vertente, desenvolvida com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que também está com o edital aberto e aceita projetos até 2022.

Desde a criação, o programa Inova Talentos já atendeu 320 empresas, promoveu 1132 projetos e concedeu 2.239 bolsas.

Conheça outros temas: EconomiaEconomia CircularPropriedade IntelectualLicenciamento ambientalNovo Ensino MédioReforma TributáriaRetomada do Crescimento

Relacionadas

Leia mais

IEL e IPT lançarão nova edição do Inova Talentos
Em busca de emprego! IEL abre 1,8 mil vagas de estágio pelo Brasil
8 cursos do IEL para você gerenciar melhor uma empresa

Comentários