Dupla de Minas Gerais vence o desafio de Agrimensura

Lara Silva e Cristian Mariano, alunos do Instituto Federal do Sul de Minas, venceram o desafio de agrimensura no primeiro dia de competição da Olimpíada do Conhecimento 2016

Duas duplas de Minas Gerais e uma do Espírito Santo subiram no pódio do desafio

Os alunos Lara Silva e Cristian Mariano, do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Inconfidentes, fizeram a medição topográfica mais precisa de uma poligonal e venceram o desafio de agrimensura, no primeiro dia de competição da Olimpíada do Conhecimento 2016 , organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI) . A dupla alcançou 63,75 pontos e superou os adversários. A vitória conta pontos para a classificação final da delegação do estado.

Ao todo, cinco duplas participaram da prova: duas de Minas Gerais, duas do Distrito Federal e uma do Espírito Santo. Todos cursam o ensino técnico paralelo ao ensino médio. Eles tiveram duas horas para completar o desafio. Confira a pontuação de cada dupla:

Classificação Equipe Competidores Pontuação
IF Sul de Minas - Campus Inconfidentes

Lara Silva

Cristian Mariano

63,75
IFTM - Campus Uberlândia

Matheus Martins

Marcos Antenor

58,75
IFES - Campus Itapina Vitor Fernandes
Eliza Rodrigues
51,25
IFB - Campus Planaltina

Myllena Silva

Mariele Santos

45,00
IFB - Campus Planaltina

Priscila Evangelista

Leo Santos

32,50
 
A mensuração é fundamental para setores da construção, agricultura e navegação

PROFISSÃO ESSENCIAL - A agrimensura consiste no levantamento de informações precisas sobre as características topográficas de um terreno. Para chegar aos dados, os estudantes utilizaram o teodolito, um instrumento de precisão óptico que mede ângulos verticais e horizontais. Entre as atribuições, o agrimensor faz cálculos de volumes de fundações e aterros, demarca terras e calcula distâncias. A mensuração é fundamental para diversos setores, como construção civil, agricultura e navegação.

“Mapeamento de área é algo fundamental. Não se começa uma obra, não se constrói uma estrada ou se define uma planta industrial, por exemplo, sem os dados da Agrimensura”, explica a técnica da Embrapa Bianca de Oliveira, uma das avaliadoras da prova. “Há muita demanda e oportunidades de trabalho para agrimensores. É uma profissão bem remunerada”, completa Wilson Holler, também da Embrapa. A formação de técnico em agrimensura dura três anos e pode ser feita em Institutos Federais ( IF ).

COMPETIÇÃO – A Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne 1.200 estudantes em uma estrutura montada ao lado do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Além da competição principal, que contempla sete desafios multidisciplinares, haverá outras provas: desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL.

Realizada de dois em dois anos pelo SENAI e pelo SESI, o evento reune jovens que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou dos Institutos Federais, estudantes do SESI e de escolas públicas.

Com provas que exigem habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho, a competição tem novos desafios que envolvem muita criatividade. Durante os quatro dias de torneio, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido.

Relacionadas

Leia mais

Eventos especiais da Olimpíada do Conhecimento apresentarão o presente e o futuro do ensino técnico
SENAI divulga pesquisa inédita com a opinião dos jovens sobre educação e ensino técnico na segunda-feira (7)
Olimpíada do Conhecimento desafia alunos a aumentar a produtividade de leite no Brasil

Comentários