Eventos especiais da Olimpíada do Conhecimento apresentarão o presente e o futuro do ensino técnico

A maior competição de educação profissional das Américas terá uma ampla agenda de atividades. O evento acontece entre os dias 10 e 13 de novembro em Brasília

A Olimpíada do Conhecimento de Brasília ocupa uma área de 50 mil metros quadrados

Nem só de disputas vive a Olimpíada do Conhecimento 2016 . Nesta edição, a maior competição de educação profissional das Américas preparou uma movimentada agenda de atividades para o evento, que ocorre entre 10 e 13 de novembro, na área externa do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Mostras de projetos e processos inovadores e de iniciação científica, uma área destinada a apresentar o que há de mais moderno no ensino técnico brasileiro e uma disputa entre robôs construídos de Lego são apenas algumas opções para o público.

As atrações serão distribuídas na estrutura de 50 mil metros quadrados montada ao redor do Ginásio Nilson Nelson, à margem do Eixo Monumental. Conheça abaixo detalhes dos eventos especiais:

FESTIVAL SESI DE ROBÓTICA
A disputa amistosa entre robôs construídos com Lego reunirá 54 equipes convidadas pelo Serviço Social da Indústria (SESI) , totalizando quase 540 competidores, estudantes de 9 a 16 anos. Serão 27 times de escolas do SESI e outros 27 de escolas públicas de todo o Brasil. Durante o festival , os estudantes apresentarão projetos de pesquisa relacionados ao tema Animal Allies (animais aliados).

ESCOLA SESI SENAI DO FUTURO
Na área, o visitante poderá conhecer as novidades em educação , tecnologia e inovação que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o SESI oferecem a seus alunos. O público poderá interagir com simuladores, aplicativos de realidade aumentada e material didático de ponta para que veja como a tecnologia faz parte do dia a dia dos estudantes.

GRAND PRIX SENAI DE INOVAÇÃO
Corrida de inovação aberta, desafia equipes multidisciplinares formadas por alunos de SESI e SENAI a desenvolver soluções inovadoras para problemas da indústria e da sociedade.

MOSTRA SESI DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
O evento apresenta projetos de Iniciação à Pesquisa Científica e Tecnológica pretende estimular a pesquisa científica nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Os projetos apresentados são orientados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) com foco em resolver problemas do mundo real. Ao todo, 15 equipes foram selecionadas das escolas do SESI para participar da mostra de projetos.

EXPOSIÇÃO A ARTE DO OFÍCIO
A linha do tempo percorrendo da pré-história aos dias atuais é o pano de fundo desta mostra , que apresenta a evolução do desenvolvimento e uso de ferramentas e materiais utilizados pelo homem. A história é contada de forma multimídia, com vídeos, documentos, obras de arte e réplicas de instrumentos utilizados por nossos ancestrais.

INOVA SENAI
No espaço , serão apresentados 30 projetos e processos inovadores, desenvolvidos por docentes, técnicos, alunos do SENAI e representantes de empresas. O Inova SENAI é mais um mecanismo para aprimorar a prática pedagógica, com foco na criatividade, na inovação e no empreendedorismo para o desenvolvimento de produtos e processos com aplicação prática no dia a dia da indústria.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Durante a Olimpíada do Conhecimento, também serão realizadas avaliações práticas com 180 estudantes em fase de conclusão de cursos técnicos e de qualificação do SENAI. Serão selecionados estudantes dos dez estados mais bem avaliados em cada curso no teste online do Sistema de Avaliação da Educação Profissional.

DESAFIOS INDIVIDUAIS
Além dos desafios por equipe em sete áreas tecnológicas, os competidores também serão avaliados individualmente . Serão provas com duração de uma a duas horas. O tempo variará de acordo com a ocupação e eles terão de resolver problemas específicos de sua área de formação.

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial da OC2016
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Estudantes e docentes do SENAI desenvolvem inovações para indústrias e consumidores
Jovens apontam educação profissional como melhor caminho para o primeiro emprego, diz pesquisa do SENAI
Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne os melhores alunos da educação profissional do país

Comentários