Do interior de Minas Gerais, Lucas é o melhor eletricista industrial do Brasil

Hoje, Lucas treina 10 horas por dia para conquistar a medalha de ouro na WorldSkills

Lucas planeja cursar Engenharia Elétrica ou Automação Industrial

A educação profissional transformou a vida de Lucas Antônio Rodrigues da Silva. Foi aos 16 anos, no curso de Eletricidade Predial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na pequena cidade de Pará de Minas, no interior de Minas Gerais, que Lucas descobriu o gosto pelos estudos e o valor do esforço e da determinação. “Estudar no SENAI me fez uma pessoa muito melhor”, afirma Lucas, que era conhecido na sala de aula do ensino básico pela falta de disciplina e de atenção. Ele relata que as aulas no SENAI eram muito rigorosas e, para aprender, teve de se concentrar e se esforçar bastante.

Ele cursou Eletricidade Predial enquanto fazia o primeiro ano do ensino médio, e fez o de Eletricidade Industrial no ano seguinte. Hoje, Lucas está entre os melhores eletricistas industriais do Brasil e treina 10 horas por dia para conquistar a medalha de ouro na WorldSkills. A determinação para participar da disputa internacional nasceu da admiração pelo competidor Caíque Ferreira, que trouxe o bronze para o Brasil na ocupação de Eletricidade Industrial na WorldSkills Leipzig, de 2013. Caíque se formou na mesma escola do SENAI que Lucas frequentava. “O Caíque era o cara. E vendo aquilo, decidi, na metade do segundo curso, participar da Olimpíada do Conhecimento”, diz Lucas.

SEM MEDO DE DESAFIOS - Desde então, o jovem, hoje com 20 anos, passou por sete competições – a escolar, a pré-seletiva para o estadual, a estadual, o desempate de Minas Gerais para o nacional, a nacional e duas seletivas para o mundial – e foi o mais bem colocado em todas elas. Para chegar a esse resultado, ele conta com o apoio da mãe e dos dois irmãos. “Minha mãe é a pessoa que mais me apoia. Ela é meu amuleto”, revela Lucas, que treina para a WorldSkills em Brasília.

O competidor conta que é dedicado e procura sempre vencer os desafios que aparecem.  “É assim que eu sou. Não falo inglês, ainda não estou na faculdade, sou lá do interior", conta. Do jeito bangunceiro da adolescência, Lucas manteve o gosto pela conversa e o bom humor. “Se eu não fizer gracinha, não sou eu, mas agora sei onde e quando posso fazer”, revela.

No futuro, ele planeja cursar Engenharia Elétrica ou Automação Industrial. Antes disso, porém, logo depois da WorldSkills, quer voltar para Pará de Minas e trabalhar na área, com montagem de painéis.

A WORLDSKILLS - O Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos na 43ª edição da WorldSkills Competition, que será realizada em São Paulo de 11 a 16 de agosto. Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição. Na WorldSkills, os 1.200 competidores, todos com menos de 22 anos de idade, de 62 países, disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços.

Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.

SAIBA MAIS - Saiba tudo sobre a WorldSkills São Paulo 2015. Acesse o site da disputa. Para conhecer os outros competidores brasileiros, acesse o site da Olimpíada do Conhecimento/WorldSkills, do SENAI.

Relacionadas

Leia mais

Maranhão realiza seletiva de Eletricidade Industrial para a WorldSkills 2017
13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017

Comentários