De ideias a produtos: inovação será apresentada de diversas formas na Olimpíada do Conhecimento

Mostra Inova e Grand Prix de Inovação são algumas das oportunidades oferecidas pelo SESI e SENAI para que alunos aprimorem habilidades

Alimentos com ingredientes inusitados, sistemas que controlam o consumo de água e equipamentos que facilitam o dia a dia das pessoas com deficiência estão entre os 50 produtos e processos inovadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que serão apresentados na Mostra Inova durante a 10ª edição da Olimpíada do Conhecimento, entre 5 e 8 de julho, em Brasília. Os produtos estarão disponíveis fisicamente e os processos serão expostos virtualmente (por vídeos via internet) no evento. Os visitantes, por meio de votação, vão escolher os produtos e processos mais inovadores.

Além do SENAI, o Serviço Social da Indústria (SESI) estará na Mostra Inova com outros 11 projetos que envolvem a temática saúde e segurança no trabalho, segmentados em oito soluções oriundas de projetos desenvolvidos por meio do Edital de inovação para a Indústria e três de startups incubadas em uma federação de indústria.

A Mostra, que fará parte do espaço chamado Escola do Futuro, busca estimular nos alunos a capacidade de desenvolver negócios inovadores desde a concepção, o planejamento e a prototipagem, até a apresentação e negociação com possíveis investidores.

NOVIDADES – Nesta edição, a mostra, que nos anos anteriores se chamava Inova SENAI, foi realizada com uma configuração diferenciada, ampliando o número de projetos participantes. Os negócios inscritos foram selecionados em duas categorias: 

•     Produto Inovador - produtos que estejam alinhados às áreas industriais atendidas pelo SENAI: novos materiais, alimentos, softwares, hardwares, componentes, instrumentos e ferramentas. 

•    Processo Inovador - processos que estejam alinhados às áreas industriais atendidas pelo SENAI: novas máquinas ou equipamentos, ou sua adaptação, que proporcionem melhorias de processos produtivos. 

Também nesta edição foi implementado o uso do aplicativo de celular “Saga SENAI de Inovação”. Ao fazer o download do jogo, os alunos tiveram acesso a vídeos educativos sobre temas ligados à inovação e empreendedorismo, além de disputas por meio de perguntas. O aluno com maior número de pontos neste game será premiado.

VOTAÇÃO - Os projetos e processos da mostra serão avaliados por meio de voto popular. As apresentações das equipes serão transmitidas pelo site da OC2018. As pessoas que estivem presencialmente no evento poderão ajudar a escolher o melhor produto inovador e interagir com os projetos.

“A Mostra Inova é o reflexo da educação do SENAI, um modelo de educação que busca criatividade e inovação na solução de problemas reais da indústria e da vida. Cada um desses 50 negócios inovadores representa aprendizado, inovação e muita atitude por parte dos nossos alunos”, afirma a gerente de Educação do SENAI Deusa Carvalho Ramos.

Conheça alguns dos projetos:

Trufa de pequi- Produto indicado para pessoas que se preocupam com a saúde do corpo e para quem possui intolerância à lactose ou que tenha algum tipo de restrição alimentar. Além disso, o pequi é um fruto exótico do Cerrado geralmente usado em pratos salgados. A inovação está em servir na forma doce. 

Caroçaí - Uma farinha nutritiva, saudável e sustentável feita a partir do caroço de açaí. Utilizada para a fabricação de diversos produtos, como por exemplo, pães, bolos, biscoitos.

Sistema Inteligente de Economia Hidrossanitária (SIEH) - É um mecanismo desenvolvido para otimizar o uso da água potável na descarga sanitária. Na automação da caixa acoplada e bacia sanitária que, ao acionar a válvula de liberação da água envia o comando para o sensor óptico que por sua vez faz a leitura do dejeto, controlando a vazão da água de acordo com a textura líquida ou sólida. O projeto visa melhorias socioambientais tendo em vista a melhor gestão do uso da água.  

Kit de união de bicicletas – Acessórios que possibilitam a união de bicicletas
 dispostas de forma paralela permitindo a clara sensação de locomoção para ambos de forma igualitária (idosos e pessoas cegas ou com baixa visão), com montagem rápida e facilidade de transporte.

Indústria Sustentável – Plataformas web e mobile (app) para realização do mapeamento da acessibilidade arquitetônica (conforme NBR 9050/15) e mapeamento dos postos de trabalho.

Capacitação Gameficada e Colaborativa - Com uma estrutura de "quiz", o projeto possibilita a identificação das lacunas de conhecimento relacionadas às principais normas de segurança exigidas para uma empresa e torna o treinamento em segurança no trabalho mais atrativo para os trabalhadores.

GRAND PRIX-  Outra atração da Escola do Futuro da OC2018 será o Grand Prix de Inovação, uma corrida de 32 horas (oito por dia) de inovação aberta que será disputada por oito equipes. Cada uma é formada por seis alunos multidisciplinares de 13 departamentos regionais da Educação Básica Articulada com a Educação Profissional (EBEP) - que estudam em um período o ensino médio no SESI e, no outro, fazem curso técnico no SENAI.

Os participantes vão criar, desenvolver e prototipar soluções para desafios-surpresas reais da indústria propostos por quatro empresas: Dassault Systemes, Fiat Chrysler - FCA e Ambev.  A disputa começa na quinta-feira (5), às 9h, e termina no domingo (8) com a visualização da prática da inovação. 

Os alunos apresentarão à banca de avaliadores suas propostas de projetos, confirmando que com métodos de inovação aberta e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais de diferentes áreas, é possível obter de premiação e reconhecimentos respostas concretas, tangíveis, diferenciadas e novas oportunidades de negócios. 

“Conhecer a estrutura da Olimpíada é uma oportunidade de ver na prática várias ações desenvolvidas pelo SENAI e pelo SESI no âmbito da Educação, ou seja, como as instituições preparam os seus alunos para a Escola do Futuro.  Os nossos estudantes aprendem fazendo”, explica a analista de Desenvolvimento Industrial do SENAI Germana Zapata.

A OLIMPÍADA - A Olimpíada terá dois ambientes: a Cidade Inteligente, que demonstrará tecnologias que promovem o uso eficiente de recursos, a redução dos impactos ambientais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas; e a Escola do Futuro, que tem o objetivo de desenvolver nos alunos competências e habilidades para lidar com a Indústria 4.0.

Nesses ambientes, o SESI e o SENAI vão mostrar inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos e revolucionar a educação. A Olimpíada é uma forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho. Nesta edição, o evento busca conscientizar os brasileiros sobre a importância da formação dos profissionais responsáveis pela sociedade do futuro.

SAIBA MAIS - 10º edição da Olimpíada do Conhecimento
5 a 8 de julho de 2018
Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), próximo à ponte JK
Entrada gratuita.

Relacionadas

Leia mais

6 tecnologias que vão fazer você querer mudar para a Casa Inteligente da OC2018
Disciplinas de exatas são caminho para profissões do futuro
Carreiras técnicas garantem salários atrativos

Comentários