Competidores da Olimpíada do Conhecimento 2016 colocam as habilidades à prova nos desafios por equipe

Times que disputam os sete grandes desafios apresentarão os projetos aos quais se dedicaram durante os últimos meses

No segundo dia da OC2016, competidoras apresentam projetos integradores nos desafios por equipes

Chegou o momento de as equipes participantes da Olimpíada do Conhecimento 2016 colocarem as habilidades à prova. Nesta sexta-feira (11), segundo dia da maior competição de educação profissional das Américas, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) , os 41 times que disputam os sete grandes desafios apresentarão os projetos para os quais dedicaram os últimos meses em longas rotinas de treinos. Para o público que comparecer, será uma amostra do que são capazes os melhores alunos do ensino técnico do Brasil.

No primeiro dia do evento na quinta-feira (10), em Brasília, os competidores passaram por um período de ambientação, no qual se familiarizaram com os equipamentos e os instrumentos que utilizarão e os espaços onde as provas serão disputadas. Agora é a hora de os 240 alunos trabalhar em seus projetos integradores, como a casa popular inteligente , o carro tunado , o carro compartilhável não poluente e a produção de roupas multifuncionais .

O designer Marcelo Rosenbaum falou de matérias-primas e construções sustentáveis

CICLO DE PALESTRAS – Grandes nomes da indústria, da gastronomia, da moda, da Internet e do entretenimento darão sequência à série de palestras promovidas pela OC2016. Na quinta-feira, a Olimpíada recebeu o designer Marcelo Rosembaum e do jornalista Iberê Thenório, criador do site Manual do Mundo, especializado em experiências científicas, sobre manufaturas e engenharias. O segundo dia terá os Irmãos Piologo, do Mundo Cabinal, e Marco Túlio, do Authentic Games, às 17h.

No sábado, aficionados por carros tunados terão a oportunidade de ouvir Tarso Marques, do Lata Velha, às 11h. Fãs da moda podem acompanhar os estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, às 15h. O educador físico Márcio Atalla falará sobre saúde e bem-estar, às 17.

Há uma novidade para os próximos dias: foram abertas mais vagas para pré-inscrição gratuita do público para as próximas palestras. Basta acessar o site da Olimpíada do Conhecimento. A quem fizer o credenciamento online recomenda-se a chegada 1h antes do evento. É possível fazer inscrição pessoalmente para assistir às apresentações, mas é preciso estar no local do evento pelo menos meia hora antes.

Todas as palestras são transmitidas ao vivo também no site da OC2016 . Acesse a programação completa .

DESAFIOS INDIVIDUAIS - Ao longo da quinta-feira, algumas provas individuais foram realizadas, exigindo precisão e raciocínio lógico ao lado de muita agilidade. Um exemplo foi o desafio hidráulico, na área de Construção e Edificações, vencido por Wesley Monteiro da Silva, aluno do SENAI Rondônia, e que tinha como meta a execução rápida de um projeto de instalação de banheiro sem vazamentos.

Na Agrimensura, levantamento de informações precisas sobre as características topográficas de um terreno, a prova foi vencida por Lara Silva e Cristian Mariano, alunos do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Inconfidentes. Os resultados dos desafios individuais contam pontos para as delegações estaduais que competem na Olimpíada.

VISITANTES – No primeiro dia da Olimpíada aberto ao público, as instalações montadas ao lado do Ginásio Nilson Nelson receberam a visita de autoridades do governo federal e também do Distrito Federal, além de muitos alunos de escolas públicas. Pais e mães também aproveitaram para mostrar aos filhos as atrações e apresentá-los à educação profissional.

Foi o caso do casal Marcus Silva Santos e Juliana, que classificaram a oportunidade como uma “experiência única”. Ao lado das três filhas, Ane, Ana Júlia e Agnes, com idades entre 8 e 15 anos, eles se disseram admirados com os projetos. “É tudo muito interessante e imponente, vale a pena que todos os jovens de Brasília venham conhecer e ver de perto o que outros jovens, como eles, são capazes de fazer”, comentou Marcus.

Empolgado com a inovação apresentada em vários projetos, o assistente administrativo Francisco Jovêncio contou que havia chegado ao meio dia e planejava ficar até o encerramento do evento, no fim da tarde. “E devo voltar ainda no sábado para ver o que não puder hoje. Nunca vi nada tão grandioso”, afirmou.

FESTIVAL DE ROBÓTICA – Outro destaque do primeiro dia da Olimpíada foi a abertura do Festival SESI de Robótica FLL . A disputa começou com 27 equipes de escolas públicas convidadas, que voltam a competir nesta sexta-feira. As 27 equipes do SESI iniciam a disputa no sábado (12).

O Festival é apenas demonstrativo e não classifica para outras competições de robótica. A ideia é mostrar para os visitantes como a robótica pode facilitar o aprendizado em sala de aula de disciplinas como matemática, química e física.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas ocorre de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o SESI, neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir a alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)

ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Escola SESI SENAI do Futuro apresenta novas ferramentas e tecnologias para a educação
SENAI é referência internacional em desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho
Jovens apontam educação profissional como melhor caminho para o primeiro emprego, diz pesquisa do SENAI

Comentários