Viajar com gravidade zero pode causar danos à saúde dos astronautas. Um dos problemas enfrentados em missões espaciais é a paroníquia: inflamação da pele em torno da unha causada pela perda da cutícula. Isso se dá com o uso do traje espacial, que proporciona pouca mobilidade e requer a concentração de muita força na ponta dos dedos, afetando a circulação sanguínea.
Após estudos, alunos de 10 a 14 anos da escola Coesi de Aracaju, que formam o grupo Robotech, desenvolveram um protótipo de luva que realiza o deslocamento do sangue no braço. A inovação é uma das mais de 80 presentes no Festival SESI de Robótica, neste fim de semana, no Rio de Janeiro (RJ).
O professor de robótica responsável pela turma, Hélio Igor dos Santos, explica que o protótipo é feito de um material simples. “É um tipo de plástico que resiste a altas temperaturas e alta pressão. Então, não se quebra com facilidade. E tudo isso é fabricado com uma máquina 3D, através da prototipagem. Então como os astronautas levam a máquina para o espaço, qualquer problema que tenham eles podem fazer as adequações ou até fazer uma outra luva”, explica.
A equipe Robotech se classificou em segundo lugar na competição regional de Sergipe. Segundo o professor Hélio, a ideia de trazer a robótica para a escola era como metodologia de aplicação de conteúdo. Ele conta que “depois vimos que não trabalhávamos somente o cognitivo, trabalhava a questão social do aluno se transformando não só estudante, mas um cidadão”.
Ivan Vinicius Gomes Alves Rocha, 12 anos e aluno do 8°ano, é um dos integrantes da equipe. Para ele, fazer parte do projeto é um “grande crescimento”. “Eu gosto e me sinto bem. Ajuda a gente nas aulas, aprendendo assuntos de matemática, entre outras disciplinas”, conta.
O TORNEIO - O desafio da temporada do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, que faz parte do Festival de Robótica, tem como tema "Em órbita", que explora a temática espacial, envolvendo satélites, comunicação, sobrevivência e aspectos psicológicos em que os astronautas estão sujeitos em uma viagem espacial. Crianças e jovens de 9 a 16 anos podem participar da competição.
REDES SOCIAIS - Acompanhe a cobertura completa do Festival aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook. Todas as fotos serão publicadas no Flickr da CNI.
SAIBA MAIS - Quer saber mais sobre robótica? Acesse o site do Festival SESI de Robótica.