Cinco brasileiros buscam o título de melhor do mundo em Transporte e Logística

País terá representantes em cinco ocupações do setor na WorldSkills. Eles se juntam a outros 59 competidores do Brasil no mundial, que acontece de 10 a 15 de setembro na França

Rian Patrik, competidor de Funilaria, mexendo com equipamentos de mecãnica
Rian Patrik, de 18 anos, irá representar o Brasil na ocupação de Funilaria

O setor de transporte e logística é um dos mais intensivos em mão de obra, não só no Brasil, mas no mundo. São milhões de profissionais que executam diferentes atividades, desde a organização e envio de insumos e mercadorias até o desenvolvimento de tecnologias, a manutenção e a condução de veículos leves e de carga.

É na WorldSkills - competição da educação profissional, que acontece de 10 a 15 de setembro em Lyon, na França - que os melhores do mundo se reúnem. São jovens de até 25 anos que estão cursando ou acabaram de concluir cursos de diversas áreas da indústria e de serviços. 

A delegação do Brasil para o mundial deste ano terá 64 competidores. Nesta semana, a Agência de Notícias da Indústria apresenta os cinco brasileiros que disputam as ocupações da área de Transporte e Logística. A WS tem oito ocupações ao todo nessa área, mas o Brasil não compete em três: Tecnologia de Veículos Ferroviários, Manutenção de Veículos Pesados e Manutenção de Aeronaves. Nas outras cinco ocupações, pode dar Brasil. Então, bora torcer?

Conheça os representantes de Transporte e Logística

Rian Patrik da Conceição Lima, competidor de #13 Funilaria, sempre teve curiosidade pela área. Inserido no mercado desde os 16 anos de idade, Rian já realizou cursos técnicos no SENAI e encontrou um ótimo lugar para aprender. Daqui a alguns anos, o jovem se vê como um especialista em carroceria de automóveis, formado em sua profissão e com uma carreira bem-sucedida!

Para Rodrigo Farias Andrade dos Santos, representante brasileiro de #33 Tecnologia Automotiva, automóveis são sua paixão. O que realmente o fez ter certeza de que seguiria nesta carreira foi seu tio, que sempre mexia no próprio carro ou no dos colegas e conseguia consertar tudo com muita  habilidade. O jovem, que já competiu na modalidade, tem certeza que pretende trabalhar com automóveis, seja na manutenção ou no desenvolvimento de tecnologias.

Thianry André de Santana Silva, que irá representar o Brasil na ocupação #36 Pintura Automotiva, possui uma história comovente. Criado sem pai e com dificuldades financeiras, ele começou vendendo balas na escola para ajudar em casa. Durante a pandemia, trabalhou em um farol e depois conseguiu um emprego em uma oficina, o que lhe permitiu ingressar no SENAI e se tornar competidor. Enfrentou muitos desafios, incluindo custos de transporte, que foram cobertos por uma vaquinha feita por seus professores. Investindo seu tempo e esforço, Thianry conquistou duas vitórias em competições e agora busca se aperfeiçoar ainda mais para o próximo desafio.

Lorena Madalena Barcelos Avelar, competidora da ocupação #49 Tecnologia de Veículos Pesados, é uma jovem extrovertida, ativa e cativante, conhecida por sua habilidade em falar em público e seu jeito "faladeira". Formada em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), ela tem uma grande paixão tanto por mecânica quanto pelo meio ambiente e deseja trabalhar em ambas as áreas. Com um histórico de dedicação e orgulho em suas conquistas educacionais, Lorena está atualmente focada na WorldSkills, onde busca destacar suas habilidades e continuar trilhando sua trajetória acadêmica e profissional.

Samuel França dos Santos, escolhido para representar o Brasil na área de #51 Logística e Envios Internacionais, considera a entrada no SENAI uma virada de chave em sua vida. Lá, começou a competir e conquistou a medalha de ouro na SP Skills 2023. Atualmente, está se preparando intensamente para a WorldSkills e, no futuro, pretende seguir carreira na área de Comércio Exterior, campo no qual a Olimpíada lhe proporcionou muito conhecimento.

Relacionadas

Leia mais

Atleta do SESI embarca para Paris para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos
A hora de brilhar é agora! IEL abre quase mil vagas de estágio com bolsas de até R$ 3 mil
Os melhores da TI: WorldSkills terá brasileiros nas sete ocupações de tecnologia

Comentários