Ele quer fazer história mais uma vez! O padrinho da Corrida do Pantanal e atleta do Serviço Social da Indústria (SESI), Yeltsin Jacques, embarcou nesta quarta-feira (14) para Paris, onde vai disputar os Jogos Paralímpicos pela terceira vez. Esta semana ele fez o último treino em Campo Grande, no Parque Ayrton Senna.
Yeltsin Jacques, de 33 anos, natural de Campo Grande, nasceu com baixa visão e compete na classe T11, para atletas cegos. Foi convocado para disputar dois percursos: de 1.500 e 5.000 metros. Recordista mundial nas duas provas e atual campeão mundial dos 5.000 metros, ele embarca como favorito para conquistar medalhas. A prova dos 5.000 será disputada no dia 30 de agosto. Já a semifinal dos 1.500 vai ocorrer em 1 de setembro e a final no dia seguinte.
Em maio deste ano, o Campeonato Mundial ocorreu em Kobe, no Japão, quando conseguiu o ouro nos 5.000 metros. No ano passado, o Mundial foi realizado em Paris, foi o maior evento paralímpico antes dos Jogos deste ano. Na ocasião, o atleta conquistou o ouro nos 1.500 metros e o bronze nos 5.000 metros. E, na última edição dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio 2020, um resultado histórico: ouro nas duas provas que são especialidades dele. Para Paris, Yeltsin viaja com dois atletas guia: Guilherme Ademilson e Antonio Henrique Lima.
“Estamos indo para a maior competição do ciclo e eu quero agradecer e contar com a torcida de todo Mato Grosso do Sul. Pra mim é uma honra poder disputar mais uma vez os Jogos Paralímpicos e, agora, representar a nossa indústria. Vamos batalhar pra trazer um pedacinho da torre Eiffel na medalha”, disse Yeltsin antes de embarcar.
Os Jogos Paralímpicos de Paris serão de 28 de agosto a 8 de setembro. Após a competição, Yeltsin retorna para Campo Grande, porque no dia 22 de setembro vai apadrinhar a Corrida do Pantanal.