Brasília sedia seletiva para mundial de profissões da Rússia

Provas de Confeitaria, Pintura Automotiva e Funilaria começaram nesta segunda-feira (11), no SENAI Taguatinga. Vencedores serão treinados pelo SENAI para representar o Brasil na WorldSkills 2019

As seletivas WorldSkills 2019 já começaram no Distrito Federal. Neste domingo (10), 11 competidores das ocupações de Confeitaria, de Pintura Automotiva e de Funilaria estiveram na unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para a etapa de ambientação. Os participantes conheceram as áreas de Alimentos e de Automobilística da escola, além dos equipamentos que estarão à disposição para a execução das provas, que começaram nesta segunda (11).

Lucas Maciel representa o SENAI-DF em Funilaria e Rodrigo Rodrigues Macário, em Pintura Automotiva. Também estão em Taguatinga competidores de Alagoas, da Paraíba e de São Paulo, entre outros. Para as provas práticas, os jovens passaram por um intenso processo de preparação, como explica o instrutor do SENAI-DF de Pintura Automotiva Ricardo Macário: “O Rodrigo já treina há dois anos. Ele fez cursos de Pintura e de Polimento e, nesta última fase, ficou no SENAI das 8h às 21h, de segunda a sábado, totalmente voltado para as provas da WorldSkills”. A competição será em agosto de 2019, na Rússia.

O objetivo do instrutor é melhorar os resultados conquistados na estreia do DF na modalidade, em 2016, quando o competidor Artur Paranayba ficou em sétimo lugar. “Como era o nosso primeiro ano, não tínhamos experiência. Agora vamos mais preparados e com mais conhecimento sobre a competição", completa Macário.

Na ocupação de Funilaria, o DF chegou ao segundo lugar nas seletivas de 2013, com Silas Souza, e ao terceiro lugar em 2016, com Mateus Charles Costa. Neste ano, a vaga para a WorldSkills será disputada entre o Distrito Federal e São Paulo, um dos estados mais tradicionais na área automotiva. “O Lucas está tecnicamente bem capacitado. O DF evoluiu muito em relação ao treinamento e hoje pode competir de igual para igual. A prova será decidida nos detalhes”, acredita o instrutor do SENAITaguatinga na área de Funilaria Valmir Tavares.

Aproveitando ao máximo os conhecimentos adquiridos na preparação para as seletivas, o jovem competidor já faz planos: “Meu pai é mecânico e tem uma oficina. Estou montando com ele um espaço para oferecer os serviços de funilaria. Quero me dedicar a isso no futuro”, conta Lucas.

Relacionadas

Leia mais

Palmas inicia seletiva para a olimpíada internacional de profissões. Palestras gratuitas estão na programação
SELETIVAS WORLDSKILLS: Conheça os vencedores da semana de 3 a 8 de junho
VÍDEO: Você, youtuber! Participe do concurso do SESI e do SENAI

Comentários